Quais Certificações Financeiras sofreram mudanças recentemente? Pular para o conteúdo
Área do Aluno proedu Carrinho

Quais Certificações Financeiras sofreram mudanças recentemente?

Quais Certificações Financeiras sofreram mudanças recentemente?

Quais Certificações Financeiras sofreram mudanças recentemente?

Quais Certificações Financeiras sofreram mudanças recentemente?

CPA-10, CPA-20, CEA ou CFG: está estudando para alguma dessas certificações financeiras da Anbima e vai prestar a sua prova em 2024? Então, é preciso ficar atento, pois desde o início de 2024 ocorreram mudanças relevantes nos conteúdos das provas, devido à CVM 175, em vigor desde outubro de 2023. Além disso, outras alterações significativas estão vigentes desde o ano passado, quando o edital passou por algumas modificações.

Primeiramente, vale destacar que todos os anos, às vezes até mais de uma vez por ano, a Anbima realiza atualizações em seus editais de prova com o objetivo de deixar o que é cobrado nas avaliações mais aderente ao dia a dia vivenciado pelos profissionais nas instituições financeiras e, tudo isso, é embasado nas pesquisas realizadas pela entidade.

No caso das mudanças faladas neste artigo, todas já estão vigentes. Ou seja, até mesmo a mais recente delas, sobre a resolução CVM 175, já está sendo considerada nas questões desde o dia 1º de janeiro de 2024.

Antes de adentrarmos em outras explicações, vale trazer que a Anbima é a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais. Ela é uma instituição representante de bancos, corretoras, gestoras, distribuidoras e administradoras. Além de ser também a responsável pela criação das provas de certificações: CPA-10, CPA-20, CEA e CFG.

Já em relação à Resolução CVM 175, que está em vigor desde 2 de outubro de 2023, esta se refere a um novo marco regulatório dos fundos de investimento. Entre os objetivos das mudanças, temos a simplificação do acesso a esses títulos. Assim, é possível que o mercado de capitais atraia ainda mais investidores. 

Somado a isso, estas diretrizes consideram quesitos como padrões de transparênciagovernançacomposição de portfólio e até mesmo direitos e deveres dos cotistas e profissionais dos fundos. Em outras palavras, a dinâmica geral dos fundos se torna mais clara. 

Com isso, a expectativa é que a população desfrute de uma maior segurança jurídica e se sinta confortável para realizar todas as formas de operações disponíveis nessa modalidade de investimento. A partir de agora, por exemplo, todas as taxas de um fundo (administração e gestão) vão estar expostas, como maneira de prevenir conflitos de interesse. 

Quais provas tiveram alterações?

Todas as provas realizadas pela Anbima vão sofrer alterações. Nesta lista, incluem-se, portanto, CPA-10, CPA-20, CEA e CFG.

A partir de quando vão mudar as provas?

O edital de 2023 para as novas provas da Anbima já foi publicado, e estão valendo desde março do ano passado. Já as alterações referentes à resolução CVM 175 estão em vigor desde janeiro de 2024.

Quais foram as últimas mudanças nas provas da Anbima?

Em julho de 2022 as provas já passaram por uma inclusão de conteúdo que tratava de temas sobre a sustentabilidade. O ESG, em inglês, ou ASG (ambiental, social e governança corporativa), foram incluídos em todas as provas, respeitando o grau de aprofundamento necessário em cada uma delas. Elas também seguirão válidas para 2023.

Em 2023, uma lista vasta de tópicos foram adicionados ou excluídos do conteúdo programático dos exames. Uso de informação privilegiada, manipulação do mercado e a resolução CVM 62 foram alguns dos conteúdos que passaram a fazer parte na lista de questões.

Por fim, temos a alteração das provas Anbima de 2024, por conta da aprovação da resolução CVM 175. Recapitulando: suas diretrizes mudam a legislação específica dos fundos de investimento e, por isso, todos os exames certificadores da instituição foram atualizados para acompanhar esse marco.

Mudanças na CPA-10 entre 2023 e 2024

Na prova da CPA-10 houve apenas a inclusão de um novo conteúdo no módulo 2 em 2023. Passará a ser cobrado nas provas o assunto de crimes contra o mercado de capitais. Em 2024, por sua vez, as questões sobre os fundos de investimentos foram atualizadas.

Mudanças na CPA-20 entre 2023 e 2024

Já na prova da CPA-20, as inclusões de conteúdo também foram no módulo 2. Serão cobrados: os crimes e ilícitos contra o mercado de capitais e regulação e autorregulamentação ASG. Houve também o aprofundamento de um conteúdo que trata sobre a utilização indevida de informação privilegiada e a atualização das perguntas sobre os fundos de investimento.

Mudanças na CEA entre 2023 e 2024

Por outro lado, na prova da CEA, as inclusões de conteúdo foram no módulo 1. Serão cobrados neste exame os crimes e ilícitos contra o mercado de capitais e regulação e autorregulamentação ASG. Haverá também a exclusão de um conteúdo que trata sobre a utilização indevida de informação privilegiada e a adição de questões atualizadas sobre fundos.

Mudanças na CFG entre 2023 e 2024

Por fim, na prova da CFG, houve a inclusão de conteúdo em dois módulos. No módulo 9, o Guia ASG II Anbima será cobrado, enquanto no módulo 12 os novos conteúdos cobrados tratam de: manipulação do mercado, resolução CVM Nº 62 e regulação e autorregulação ASG. As mudanças nas questões sobre fundos de investimentos também são válidas para esta prova.

Voltar para o blog
X Materiais gratuitos do mercado financeiro: cursos, apostilas, vídeos e muito mais    Acessar Agora