Analista de Investimentos CNPI: conheça o profissional que recomenda investimentos

Analista de Investimentos

Analista de Investimentos CNPI, ossivelmente você já ouviu falar dele. É comum que esse profissional apareça em jornais e revistas para explicar alguma questão econômico-financeira atual ou mesmo, para recomendar algum investimento abertamente para o público em geral.

Seja para contratar ou até mesmo para entrar no ramo como a própria figura do analista, é preciso entender o que está envolvido nessa atividade tão requisitada.

Por mais que você já tenha ouvido falar em Analista de Investimentos, é provável que restem algumas dúvidas sobre o papel desse profissional. E sim, esse profissional vai muito “além da Bolsa de Valores”.

O que faz um Analista de Investimentos CNPI

Em seu ramo de atividade, o Analista de Investimentos fornece informações que podem ajudar investidores, gestores de fundos e corretores de valores a tomar decisões mais equilibradas sobre investimentos. As informações advindas deles, garantem boas direções de investimentos e realçam a maneira de enxergar futuras oportunidades no mercado.

Alguns analistas trabalham para empresas de gestão de investimentos, fornecendo informações para gestores de fundos internos. Outros trabalham para corretoras e bancos de investimento, onde suas investigações são necessárias para compor de forma adequada decisões sobre investimento. Têm aqueles que trabalham em consultorias, fornecendo informações diretamente para os investidores.

Veja abaixo alguns exemplos de empresas que contratam analistas de investimentos:

Gestoras de Investimentos:

Corretoras de Valores:

Consultorias de Investimentos:

Bancos de Investimentos

Além disso, ainda há espaço para quem deseja empreender. Veja por exemplo, esta entrevista de Felipe Miranda à Revista RI. Na entrevista, ele relata como se juntou a mais dois colegas analistas de investimentos e montaram a Empiricus Research.

As responsabilidades de um Analista de Investimentos CNPI

Esse profissional pode estar envolvido numa ampla gama de atividades e disciplinas, que variam de acordo com a natureza do empregador. Essencialmente, eles fornecem uma visão sobre as tendências econômicas e avaliam o potencial de investimento.

Eles precisam desenvolver a compreensão do contratante sobre informações financeiras, as contas da empresa e dados do setor. O Analista de Investimentos também precisa acessar e entender informações de negócios mais amplas, tais como dados econômicos relevantes e eventos políticos ligados a algum risco existente, etc.

Analistas de Investimentos são habilidosos em analisar e interpretar dados de diferentes fontes, e compreender o impacto que isso terá para a tomada de decisões do investimento.

Como um Analista de Investimentos CNPI pode trabalhar

Um analista pesquisará detalhadamente um conjunto de empresas, para propor recomendações bem estruturadas. Estas empresas geralmente serão de um setor específico, como varejo, produtos farmacêuticos ou utilitários, ou numa área geográfica específica, como Europa ou Ásia Oriental.

As atividades de trabalho do Analista de Investimentos geralmente incluem:

  • Realizar diligência prévia em empresas e indústrias, pesquisando, lendo demonstrações financeiras e dados de mercado;

  • Analisar informações financeiras relativas a empresas específicas. Por exemplo: resultados da empresa, ganhos e perdas, balanço e demonstrações de fluxo de caixa para determinar como uma organização está posicionada frente aos investidores;

  • Manter-se atualizado com a evolução do mercado, novos tipos de investimento e com todas as outras áreas que podem afetar os mercados, como por exemplo, movimentações nas economias dos países mais relevantes;

  • Considerar como as implicações econômicas de fatores tais como desastres naturais, clima, guerras e outros podem afetar o desempenho das empresas e de seus fundos;

  • Monitorar notícias financeiras usando fontes de mídia especializadas;

  • Produzir modelos financeiros e de projeção;

  • Elaborar e escrever relatórios de pesquisa para gestores de fundos ou de uso do cliente;

  • Participar de reuniões para fornecer informações aos gestores de fundos. Isso pode incluir resumos de pesquisas, ideias de investimento, os principais eventos financeiros do dia, bem como fatores essenciais para o dia seguinte;

  • Fazer recomendações para financiar gestores, sendo capaz de posicionar ideias articuladas para o gestor do fundo sobre o risco ou o benefício para cada recomendação;

  • Assegurar que todas as normas de conformidade financeira sejam cumpridas.

Como é possível perceber, as funções de um Analista de Investimentos são múltiplas, e necessárias para o crescimento de uma empresa.

Salário médio de um Analista de Investimentos CNPI

A remuneração salarial para um analista de investimento, seja de buy-side ou sell-side, , é muito variável, oscilando entre 6.600 até 35.000 reais por mês, mais uma variável anual entre seis a dez salários mensais.

O que mais pode te motivar a buscar uma carreira como Analista de Investimentos CNPI tem a ver com a posição que o profissional ocupa dentro de uma empresa. Poucas coisas são tão gratificantes como saber que seu cargo de confiança é fundamental para agregar conhecimento e crescimento à empresa.

É importante transmitir muita confiança como Analista de Investimentos CNPI. Lembre-se de que as pessoas vão aceitar sugestões sobre o que elas mais lutaram para adquirir – seus bens.

Para que o padrão profissional dos Analistas de Investimentos brasileiros se mantenha elevado, a APIMEC (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais) criou o CNPI no Programa de Certificação Nacional sob a coordenação da Association of Certified International Investment Analyst (ACIIA).

O programa CNPI é separado em três categorias, distinguindo-se pela abordagem na análise de investimentos:

  • Analista Fundamentalista (CNPI);

  • Analista Técnico (CNPI-T); ou

  • Analista Pleno (CNPI-P – Fundamentalista e Técnico).

Você pode conhecer mais sobre a certificação CNPI neste link.

Atenção: É proibido recomendar investimentos sem ter passado no exame CNPI ou CFA (Chartered Financial Analyst) – um certificado global que vale como uma pós-graduação na área financeira. Veja, por exemplo, neste link, o site “o pequeno investidor” foi fechado pela CVM por não ter autorização para prestar serviços de consultoria e análise de valores mobiliários.

Infográfico: como ser um analista de investimentos CNPI

Entre os profissionais do mercado financeiro, o analista de investimentos é um dos que mais se destaca. Geralmente, é ele que aparece na TV, rádio ou em canais do YouTube para opinar sobre a economia, questões financeiras ou recomendar investimentos.

Ao avaliar o cenário econômico, ele auxilia na tomada de decisão e, em função disso, pode atuar em diversas frentes. A área mais comum, onde está a maior parte dos profissionais certificados, é a corretora de valores. Mas ele também pode oferecer consultorias.

Para entender melhor criamos um infográfico como ser um analista de investimentos com as principais informações sobre a carreira. O conteúdo traz:

  • O que faz o analista de investimentos;
  • Certificado para analista de investimentos;
  • Análise técnica x Análise fundamentalista;
  • Certificações em números;
  • Quanto ganha um analista de investimentos.

Confira o Infográfico: como ser um analista de investimentos. Boa leitura! 

Infográfico: como ser um analista de investimentos

Atuações do Analista de Investimentos CNPI, também chamado de Analista de Valores Mobiliários

Diante do que foi dito, agora você já sabe o que é esse tipo de analista e como obter sua certificação.

No entanto, é importante que nos aprofundemos em suas funções, para que você entenda suas atuações dentro do mercado financeiro.

Primeiramente, podemos dizer que ele irá tratar de um grande conjunto de informações através de relatórios de análise, tornando-se capaz de realizar recomendações a seus clientes sobre investimentos.

A certificação é um selo de qualificação que irá garantir a capacidade de análise desses profissionais, sendo, portanto, possível trabalhar de forma autônoma nessa função, ou vinculado a uma instituição financeira autorizada pela CVM ou a uma pessoa jurídica.

Sua atuação consiste em orientar seus clientes ou empresa para a qual trabalha, atento às condições ideais de investimentos do mercado, sugerindo uma compra e/ou venda de papéis dentro do mercado financeiro. Isso se dá por meio da análise dos valores e possibilidades de lucro, visando seus prazos e estimativas de projeções.

  • Analista Fundamentalista: analisa dados intrínsecos fornecidos pela empresa acerca de operações financeiras, realizando uma comparação em atuação, desenvolvimento e vida pregressa desta.
  • Analista Técnico: analisa tendências estatísticas resultantes das negociações, como movimento e volume de preços; concentram-se, portanto, em padrões de movimentos de preço e sua finalidade é identificar oportunidades de negociação a partir de tendências e padrões de preços observados em gráficos ou cálculos.
  • Analista Pleno: é aquele que poderá atuar das duas formas, pois tem sua formação completa.

Veja aqui a lista de cursos relacionados.

Ainda ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários…

  • Oferta! cnpi p
    R$4.439,90 R$3.299,90

    Curso CNPI PO Curso CNPI-P te prepara com os conhecimentos necessários para a aprovação no exame CNPI-P e para a realização das atividades com excelência e adequação aos princípios éticos da profissão.

    A certificação CNPI-P habilita o profissional a atuar como Analista de Investimentos Pleno perante a CVM, indicando investimentos para outras pessoas e empresas de forma individual ou coletiva, através uma uma análise da oscilação do preço e do volume dos investimentos ao longo do tempo e também analisando a parte econômico-financeira desses investimentos.

  • Oferta! curso cnpi t
    R$2.999,90 R$2.299,90

    curso CNPI TO Curso CNPI-T te prepara com os conhecimentos necessários para a aprovação no exame CNPI-T e para a realização das atividades com excelência e adequação aos princípios éticos da profissão.

    A certificação CNPI-T habilita o profissional a atuar como Analista de Investimentos Técnico perante a CVM, indicando investimentos para outras pessoas e empresas de forma individual ou coletiva, através uma uma análise da oscilação do preço e do volume dos investimentos ao longo do tempo.

     

  • Oferta! curso cnpi
    R$2.999,90 R$2.299,90

    Curso CNPIO Curso CNPI Analista Fundamentalista te prepara com os conhecimentos necessários para a aprovação no exame CNPI e para a realização das atividades com excelência e adequação aos princípios éticos da profissão.

    A certificação CNPI habilita o profissional a atuar como Analista de Investimentos perante a CVM, indicando investimentos para outras pessoas e empresas de forma individual ou coletiva, através de uma análise econômico-financeira dos investimentos.

     

  • Oferta! curso conteúdo global
    R$1.699,90 R$1.299,90

    Curso Conteúdo Global CNPIO Curso do Módulo Conteúdo Global (CG1), destina-se a preparar com qualidade os profissionais que desejam obter as certificações para CNPI e/ou CNPI-P. O CNPI visa a comprovação da qualificação técnica dos profissionais para atuarem no mercado financeiro e de Capitais, para que assim, possam recomendar investimentos, o que pode ocorrer diretamente com o investidor ou por meio da produção de um relatório de análise.

  • Oferta! conteúdo técnico cnpi
    R$1.699,90 R$1.299,90

    Conteúdo técnico CNPIO Curso do Módulo Conteúdo Técnico CNPI (CT1), destina-se a preparar com qualidade os profissionais que desejam obter as certificações CNPI-T e/ou CNPI-P. O CNPI visa a comprovação da qualificação técnica dos profissionais para atuarem no mercado financeiro e de capitais como Analistas de Valores Mobiliários ou Analistas de Investimentos

  • Oferta! Conteúdo Brasileiro cnpi
    R$1.699,90 R$1.299,90

    Conteúdo Brasileiro CNPIO curso Preparatório Módulo Conteúdo Brasileiro para CNPI, CNPI-T e CNPI-P, destina-se a preparar com qualidade os profissionais que desejam obter alguma das certificações da série. O CNPI visa a comprovação da qualificação técnica dos profissionais para atuarem no mercado financeiro e de Capitais como Analistas de Valores Mobiliários ou Analistas de Investimentos.​ 

  • Profissionais do Mercado financeiro Financeiro
    R$0,00

    O curso visa informar sobre o papel dos diferentes profissionais atuantes no mercado financeiro brasileiro. Bem como, apresentar uma faixa de remuneração para as carreiras profissionais. E mais, ajuda os interessados a entenderem qual é a certificação mais apropriada no momento de planejamento de estudo e de escolha profissional.

Comentários

  • Avatar
    abril 1, 2017

    muito legal Paulo, o curso é muito interessante.

Deixe suas dúvidas e comentários. Responderemos o mais breve possível.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *