Analista de Valores Mobiliários – O guia completo sobre essa função

Está pensando em se tornar um Analista de Valores Mobiliários e atuar no mercado financeiro?

Com essa função, você se tornará capaz de realizar trabalhos de análise para seus clientes investidores, sendo necessário um conhecimento técnico a ser comprovado através da certificação CNPI.

Essa comprovação se dá por meio de uma prova, regularizada pela APIMEC, através da Comissão de Valores Mobiliários.

Portanto, é importante entender bem o significado dessa denominação, assim como os cargos nos quais você poderá atuar ao possuir a referida certificação.

Logo, não perca mais tempo, confira nosso artigo e descubra tudo sobre essa função.

Analista de Valores Mobiliários

Este analista é  o profissional que irá trabalhar com a elaboração de relatórios de análises, os quais serão direcionados para seus clientes através de distribuição a terceiros, divulgação e/ou publicação.

Logo, para realizar essas análises é preciso haver conhecimento técnico do assunto.

Sendo assim, o exercício da função deverá ser regularizado pela CVM, através da Instrução CVM 483.

Além disso, não podemos esquecer que a prova para obter a certificação CNPI, que é obrigatória para atuação desse profissional, é realizada e autorregulada por meio da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais – APIMEC.

Desse modo, é importante não apenas obter sua aprovação, como também seguir o código de conduta profissional determinado por tal entidade, o qual encontra-se credenciado para exercício de suas funções, visando evitar conflitos de interesse na criação de análises e no momento de recomendações de investimentos.

Além disso, auxilia na manutenção da independência relativa à instituição vinculada ou pessoa para a qual estiver fornecendo seus serviços.

Quem não poderá realizar o exame?

Na hora de tornar-se um credenciado, existem algumas proibições, como casos nos quais o candidato a analista já houver sido condenado por crimes dentro do mercado de capitais, como, por exemplo, lavagem de dinheiro ou crime contra o sistema financeiro nacional.

Certificação CNPI 

Anteriormente, falamos que para atuar como Analista de Valores Mobiliários, essa certificação se faz obrigatória através da APIMEC.

Ela possui três níveis, os quais deverão ser obtidos em até um ano após a realização da primeira prova. São estes:

  • CNPI: analistas fundamentalistas. Poderão realizar recomendações por meio de relatórios de análise fundamentalista;
  • CNPI-T: analistas técnicos. Realizam recomendações através dos relatórios de análises gráficas;
  • CNPI-P: analistas plenos, ou seja, fundamentalistas e técnicos. Realizam recomendações por ambos os tipos de análise.

Você poderá se inscrever sem seguir uma ordem exata. Mas, após a primeira inscrição, você terá um ano para passar em todas as provas e obter a certificação.

Realização do exame

A prova inclui 3 exames, e cada um apresenta 60 questões a serem realizadas, independente de qual fase você escolher iniciar. Cada um dos exames aborda os seguintes conteúdos:

  • CB: ou Conteúdo Brasileiro, essa será a primeira fase que é comum a todos os candidatos;
  • CG1: Conteúdo Global 1, a fase destinada aos analistas fundamentalistas;
  • CT1 – Conteúdo Técnico 1, a fase para analistas técnicos.

Atuações Do Analista de Valores Mobiliários

Diante do que foi dito, agora você já sabe o que é esse tipo de analista e como obter sua certificação.

No entanto, é importante que nos aprofundemos em suas funções, para que você entenda suas atuações dentro do mercado financeiro.

Primeiramente, podemos dizer que ele irá tratar de um grande conjunto de informações através de relatórios de análise, tornando-se capaz de realizar recomendações a seus clientes sobre investimentos.

A certificação é um selo de qualificação que irá garantir a capacidade de análise desses profissionais, sendo, portanto, possível trabalhar de forma autônoma nessa função, ou vinculado a uma instituição financeira autorizada pela CVM ou a uma pessoa jurídica.

Sua atuação consiste em orientar seus clientes ou empresa para a qual trabalha, atento às condições ideais de investimentos do mercado, sugerindo uma compra e/ou venda de papéis dentro do mercado financeiro. Isso se dá por meio da análise dos valores e possibilidades de lucro, visando seus prazos e estimativas de projeções.

  • Analista Fundamentalista: analisa dados intrínsecos fornecidos pela empresa acerca de operações financeiras, realizando uma comparação em atuação, desenvolvimento e vida pregressa desta.
  • Analista Técnico: analisa tendências estatísticas resultantes das negociações, como movimento e volume de preços; concentram-se, portanto, em padrões de movimentos de preço e sua finalidade é identificar oportunidades de negociação a partir de tendências e padrões de preços observados em gráficos ou cálculos.
  • Analista Pleno: é aquele que poderá atuar das duas formas, pois tem sua formação completa.

Veja aqui a lista de cursos relacionados.

Resumindo  

Vimos então que um Analista de Valores Mobiliários é um profissional que atua realizando relatórios de análise.

Desse modo, ele poderá fazer recomendações de investimentos ideais e corretos, a partir da observação e análise de informações relativas ao mercado.

Além disso, ele pode trabalhar de  forma autônoma diretamente com seus clientes ou empresa pela qual é contratado a prestar serviços, podendo especializar-se para atuar de forma plena, fundamentalista ou técnica.

Assista: videoaula gratuita sobre análise técnica.

 

 

Você aprendeu algo novo com este artigo? Compartilhe com seus amigos para que eles também se beneficiem desta informação!

Se acredita que há algo a ser melhorado nesse conteúdo, informe-nos através de comentário. 

Ainda não há comentários! Você será o primeiro a comentar.

Deixe suas dúvidas e comentários. Responderemos o mais breve possível.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Já é registrado?
Esqueceu a senha?
Perdeu sua senha? Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Iremos enviar um link de recuperação para o seu e-mail.
We do not share your personal details with anyone.