Novo CGA: transição Anbima CFG

anbima cfg

Os gestores de investimentos

Que os gestores são um grupo seleto de profissionais você já sabe, até porque, são responsáveis pelo funcionamento dos veículos de investimentos. De fato, são mais de 20 mil fundos de investimentos e esses profissionais fazem a gestão de trilhões de reais. Mas você já conhece a transição Anbima CFG?

Pensando nisso, esse artigo reuniu informações que facilitam a sua compreensão sobre o que é a transição Anbima CFG e qual o caminho seguir para ser um gestor! Ademais, a única forma de exercer essa função de topo de carreira é ser aprovado na certificação da Anbima. Dessa forma, falar sobre o assunto é uma necessidade.

Boa Leitura!

Entenda a transição Anbima CFG e a sua importância 

De certo, você já deve saber que a certificação CGA (Certificação de Gestores ANBIMA) era a estabelecida como a necessária para exercer a função de gestor nos veículos de investimento. Entretanto, o seu formato foi revisado para estar de acordo com o cenário de evolução da indústria de fundos no Brasil, bem como, acompanhar as mudanças ocorridas no mercado mundial.  

Assim sendo, o novo formato tem o objetivo de adequar o profissional ao mercado em constante modificação e crescimento. Consequentemente, essa evolução se refere à quantidade e tipos de fundos, patrimônio líquido e número de investidores, além da diversidade de ativos.

Não obstante, você já deve considerar que essas transformações exigem profissionais qualificados, que tenham conhecimento de base técnica e com habilidades específicas. Seja como for, esses são diferenciais para quem almeja cargos de asset management, uma vez que você administra e investe o patrimônio de uma pessoa ou empresa. 

Nesse sentido, o vídeo a seguir, apresenta diversas questões relevantes para compreender o que mudou e como aconteceu a transição da certificação CGA. Além disso, os professores oferecem dicas muito específicas em relação ao processo de preparação para a certificação. Assista, pois vale muito a pena:

Anbima CFG

Ilustradamente, a CGA (Certificação de Gestores ANBIMA) era composta por dois módulos, e a Certificação de Gestores ANBIMA para profissionais CFA (CGA atual para profissionais CFA), era constituída por um módulo. Tais módulos foram reformulados e substituídos por outras três certificações, que se fazem complementares entre si: CFG, CGA e CGE.

As três novas certificações: CFG, CGA e CGE 

A Certificação ANBIMA de Fundamentos em Gestão (CFG), é uma certificação que surgiu com vistas a preencher uma lacuna de mercado, uma vez que não existia certificação para quem iniciava em uma carreira no setor. Ou seja, agora essa pode ser considerada uma certificação de base.

Anteriormente, as gestoras tentavam resolver o problema com outras certificações, o que não dava certo, considerando que as outras eram muito básicas ou muito avançadas para o cargo.  

Nesse caso, a CFG é uma boa escolha se você deseja iniciar a carreira em gestoras de recursos e pode ser a sua porta de entrada para o mercado de gestão. Lembre-se que, ao torna-se certificado nessa etapa, você ainda não está habilitado para ser um gestor. Mas entenda-a como um diferencial se seu interesse é seguir para atuar como gestor de recursos.

Outro detalhe é que esse certificado é um pré-requisito para certificar-se na CGA e/ou a CGE. Esse será seu módulo introdutório, o qual atesta que você detém conhecimento da base teórica do mercado de gestão. 

Certificação de Gestores ANBIMA (CGA), você provavelmente já conhece. A diferença é que o foco agora é, exclusivamente, habilitar os profissionais com interesse na gestão de recursos de terceiros em carteiras administradas e fundos de investimento em renda fixa, ações, cambiais, multimercados e índices.  

Por fim, atendendo a demanda de mercado por uma certificação específica para fundos estruturados, tem-se a Certificação de Gestores ANBIMA para Fundos Estruturados (CGE). Em conformidade, essa certificação é obrigatória para o profissional que atuará na gestão de Fundos Estruturados, sendo: os Fundos de Investimento Imobiliários (“FII”) e os Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (“FIDC”).  

O que muda se tenho a certificação CFA ou CAIA? 

Agora, se você é um profissional que possui as seguintes certificações dentro da validade, poderá solicitar a dispensa do exame da CFG para obter a emissão do certificado (não é necessário a realização do exame): 

  • CFA (Chartered Financial Analyst); 
  • CAIA (Chartered Alternative Investment Analyst)  

Caso seja essa a sua situação, você precisará preencher um formulário e aguardar a confirmação da ANBIMA junto à certificadora.  

Como a Pro Educacional pode te auxiliar nesse processo? 

Atualmente, a Pro Educacional oferece algumas opções para você ingressar nessa carreira:

Um diferencial do programa de MBA, é que você poderá atuar na área de montagem e rebalanceamento de carteiras e ainda preparar-se da melhor forma para retirar a sua certificação. Além disso, os professores responsáveis pelo MBA são profissionais renomados de mercado, certificados, e com experiência. Bem como, com títulos de mestre e/ou doutor, o que reafirma e comprova as suas habilidades docentes.

Além dessas características, seu acesso é ilimitado, com todas as aulas gravadas online. Você ainda tem acesso ao maior e mais atualizado banco de questões do mercado. E mais uma coisa: o MBA é reconhecido pelo MEC, assim como os outros programas de pós-graduação ofertados pela Pro.

Com tudo isso, você pode ter a convicção de que ao final do programa, estará ainda mais preparado para o mercado de trabalho e com certeza, com habilidades que o tornarão um profissional diferenciado em um espaço tão competitivo. Não se esqueça, o conhecimento é seu ativo mais valioso!

Agora, se você optar somente pelos preparatórios, ainda assim, tem todas as vantagens já citadas anteriormente no programa de MBA. 

Conte com a Pro Educacional para fazer parte desse seleto grupo de profissionais! Venha conhecer o MBA e os preparatórios. Entre em contato com um de nossos especialistas para retirar qualquer dúvida ou saber mais!

 Venha ser Pro também!

 

Ainda não há comentários! Você será o primeiro a comentar.

Deixe suas dúvidas e comentários. Responderemos o mais breve possível.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *