Ancord – O Que Você Precisa Saber Desse Assunto

Ter conhecimento sobre as instituições ligadas ao mercado financeiro é essencial para qualquer profissional do setor bancário. No entanto, ainda é comum que algumas pessoas não tenham muitas informações sobre instituições importantes, como a Ancord.

 

Você conhece a Ancord? Sabe qual sua finalidade? Caso não saiba, não se preocupe, você descobrirá agora.

 

Fizemos este artigo justamente pensando nas pessoas que gostam de se  manter inovadoras e por dentro do mercado. Dessa maneira, você garante sua qualidade profissional e um conhecimento completamente atualizado.

Portanto, se você quiser saber informações importantes sobre a Ancord e de que forma isso vai agregar valor à sua carreira, continue lendo este artigo.

O Que é Ancord?

Associação Nacional das Corretoras e Distribuidores de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias- Ancord, tem a responsabilidade de representar e agrupar empresas que atuam no mercado financeiro e de capitais.

Dessa maneira, ela usa seus recursos para conseguir regular o mercado, oferecendo aos seus representados serviços como treinamentos, cursos e certificações.

Tamanha é a sua importância, que é a CVM a única organização capaz de regulamentar e credenciar a atuação de AAIs- Agentes Autônomos de Investimentos.

Além disso, entre seus associados, ela conta com mais de 70 instituições financeiras ─ sem contar os agentes autônomos que representam quase o dobro desse volume.

Agora que você já entendeu um pouco melhor sobre a Ancord, vamos falar sobre suas certificações.

 

Certificações Ancord

Além de todas as funções que comentamos acima, a Ancord também possui certificações para habilitar profissionais autônomos a atuarem no mercado financeiro.

Essa certificação permite que o indivíduo certificado atue na distribuição de aplicações financeiras.

Em outras palavras, ao fazer sua certificação Ancord, você passará a ser habilitado como um assessor de investimentos. Sem dúvidas, trata-se de uma profissão que tem crescido bastante nos últimos anos e tomado espaço no mercado financeiro.

O agente autônomo de investimentos, também conhecido como assessor de investimentos, atua como uma espécie de gerente bancário, sendo responsável por todo o atendimento e relacionamento com o cliente. Suas principais funções estão atreladas a tirar dúvidas dos investidores e distribuir aplicações financeiras.

Contudo, diferentemente do gerente bancário que é responsável por diversos tipos de produtos diferentes, o Assessor de Investimentos cuida especificamente de aplicações financeiras.

Dessa forma, não trabalha com contas correntes, seguros, financiamentos, entre outros.

Se você se interessou por esse tipo de trabalho, deve estar se fazendo a seguinte pergunta agora:

“Como faço para me tornar um Agente Autônomo de Investimento?”

É exatamente sobre isso que falaremos no próximo tópico.

Como Fazer Sua Certificação Ancord

Se você já ouviu falar sobre os Selos de Qualificação ANBIMA, deve estar acostumado com o tipo de exame realizado pela Ancord. Entretanto, diferentemente da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, essa instituição possui certos pré-requisitos.

 

 

Dentre os critérios de associação, você precisa se enquadrar em um dos tipos abaixo:

  •   Corretoras de títulos e valores mobiliários;
    • Distribuidoras de títulos e valores mobiliários;
    • Bancos de câmbio, sociedades corretoras de câmbio e demais autorizadas a operar no mercado de câmbio;
    • Corretoras de mercadorias;
    Assets;
    • Bancos;
    • Agente Autônomo de Investimento (pessoa jurídica).

Nesse caso, para estar habilitado a realizar o exame para se tornar um Agente Autônomo de Investimentos, é preciso atender os seguintes requisitos:

  • Ter minimamente terminado o Ensino Médio;
  • Não possuir antecedentes criminais.

Além disso, também é preciso preencher o formulário de inscrição, sob a promessa de alegar total veracidade nas informações prestadas.

O formulário pode ser encontrado através do site da Instituição.

A taxa para a realização do exame é de R$460,00. Sendo assim, você só precisará ficar atento ao calendário de provas para poder realizar seu exame.

Infelizmente, não são todas as cidades que possuem locais homologados pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) para a realização das provas. Contudo, ela pode ser realizada em todo o território nacional.

O conteúdo da prova é composto por 80 questões, sendo necessária uma taxa de pelo menos 70% de acertos para a aprovação.

Tudo isso dentro do tempo de realização, que é de 2h30min.

O conteúdo é dividido em 15 módulos, você pode conhecê-los mais detalhadamente em outros artigos de nosso site que tratam mais detalhadamente dessa certificação.

Resumindo

Diferentemente das certificações mais conhecidas, a certificação Ancord não é tão simples e possui um conteúdo mais denso. No entanto, o preço de sua inscrição acaba por ser mais barato que o de outras certificações financeiras.

O objetivo deste artigo foi exatamente explicar para você do que se trata essa instituição e como ela pode ser útil ou afetar sua carreira bancária.

 

 

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o assunto, deixe seu comentário abaixo. Ficaremos felizes com seu feedback para que possamos esclarecer qualquer questionamento.

 

Ainda não há comentários! Você será o primeiro a comentar.

Deixe suas dúvidas e comentários. Responderemos o mais breve possível.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esqueceu a senha?
Perdeu sua senha? Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Iremos enviar um link de recuperação para o seu e-mail.
We do not share your personal details with anyone.