Associação ANBIMA – As vantagens de ser um associado

Se você é ou deseja ser um profissional do mercado financeiro, já deve ter ouvido falar da Associação ANBIMA.

Trata-se da instituição responsável por autorregular e emitir diversas certificações da área, tais como CPA-10, CPA-20 e CEA, muito comum aos funcionários de instituições bancárias e financeiras.

Ela realiza esse trabalho através da realização de provas que avaliam o conhecimento dos candidatos a tais certificações.

Contudo, ela vai muito além apenas de uma emissora de selos de qualificação profissional.

Conheça agora um pouco mais sobre essa entidade e as vantagens de se tornar um associado.

O Que É Associação ANBIMA?

Uma sigla para Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais.

A associação foi criada em 2009, no mês de outubro, devido a união da ANBID e da ANDIMA.

Sua função é falar em nome e representar instituições presentes no mercado financeiro, como:

  • Gestoras de Patrimônio;
  • Bancos Comerciais;
  • Distribuidoras;
  • Corretoras de investimentos.

Desse modo, ela tem como objetivo fazer a união de diversas empresas, tornando possível, a partir de sua estrutura, reproduzir as variantes desse mercado, ocupando a posição de umas das maiores entidades financeiras do país.

Ela conta com mais de 300 associados, que, por sua vez, devem seguir os códigos de regulação que foram estabelecidas pela associação.

Logo, essa entidade se caracteriza como uma reguladora dentro do mercado de ações e capitais brasileiro.

Compromissos da Associação

Além disso, a ANBIMA possui quatro compromissos institucionais a serem seguidos:

  1. Informar: através da divulgação de informações dos segmentos que esta representa, formando uma base de dados sólida, permitindo transparência e segurança através do conhecimento para o mercado.
  2. Representar: promoção do diálogo entres todas as empresas representadas, visando melhorias do mercado financeiro.
  3. Autorregular: suas normas em prática são aquelas criadas pelo e para o mercado, favorecendo-o. Por isso, havendo autorregulação própria em sua atuação, assim como, possuindo uma equipe técnica para orientar e supervisionar associados.
  4. Educar: oferecendo então, programas de certificação e também de educação continuada, para qualificar profissionais e tornar o mercado mais forte. Direcionadas a quem trabalha na área ou investem nela, bem como distribui conteúdos de educação financeira.

Vantagens Da Associação ANBIMA

Portanto, os associados dessa entidade são as instituições que estão presentes e atuantes dentro do mercado financeiro e de capitais, visando contribuir constantemente para obter melhorias nesse setor pertencente.

Abaixo, iremos falar das principais vantagens em se tornar um associado:

  1. Representatividade: direito de participar e ter um voto na Assembleia Geral, independentemente do tamanho da instituição e seu patrimônio;
  2. Defesa de interesses: estes serão assim defendidos, bem como representados diante do governo e dos órgãos reguladores;
  3. Melhores práticas: contribui para autorregulação e boas práticas estimulantes para fortalecer o mercado;
  4. Apoio à regulação: colaborando como órgãos governamentais, atualizando e construindo normas refletoras da realidade deste mercado;
  5. Relacionamento: visando o networking de profissionais desse mercado, através da participação em eventos e organismos promovidos regularmente;
  6. Benefícios: gratuidade ou desconto no acesso às informações dos mercados representados, assim como as ferramentas utilizadas para análise de dados de forma tempestiva e eficaz.
  7. Informações exclusivas: a partir de um acesso ilimitado a serviços e dados em uma área exclusiva para associados;
  8. Educação: desconto em inscrições para exames de certificação ou de atualização, como também nos mais diversos cursos e eventos da associação.

Além disso, instituições desse mercado, mesmo não sendo associadas, podem aderir ao plano de saúde oferecido pela ANBIMA, que possui custo competitivo, coberturas diferenciadas e abrangência nacional e internacional.

 

Vantagens Das Certificações ANBIMA

Contudo, não são apenas os associados que se beneficiam dessa associação.

Dessa forma, que tal listarmos as vantagens para você, que deseja tirar sua certificação profissional?

  1. Selo de Qualificação

Para atuar de diversas formas dentro do mercado financeiro, ocupando, assim, cargos mais exigentes e bem remunerados, as certificações se fazem obrigatórias, para que seja possível autorregular estes profissionais.

Logo, quem possui esta certificação, sai à frente no mercado.

  1. Atualização e Flexibilidade 

O profissional que adquire sempre novos conhecimentos, mantém-se a par do mercado, aumentando sua vantagem em relação a concorrência.

Além disso, hoje em dia existe uma flexibilidade para realização destas provas, uma vez que estas passaram a ser computadorizadas, atingindo todos os estados brasileiros.

  1. Crescimento Profissional

Por fim, se você deseja atingir novos patamares e ir além em sua carreira financeira, obter estas certificações irá lhe auxiliar, pois você estará apto a atuar em setores, funções e cargos diferenciados.

 

Conclusão

Portanto, a Associação ANBIMA é uma entidade responsável pela representação de diversas instituições do mercado financeiro.

Ela oferece as mais diversas vantagens  ─ para aqueles que são associados e também que não são ─, através tanto das suas certificações.

Conhece algum amigo que gostaria de saber sobre este assunto? Compartilhe este artigo em suas redes sociais!

 

Ainda não há comentários! Você será o primeiro a comentar.

Deixe suas dúvidas e comentários. Responderemos o mais breve possível.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esqueceu a senha?
Perdeu sua senha? Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Iremos enviar um link de recuperação para o seu e-mail.
We do not share your personal details with anyone.