Conceitos de ASG - Pro Edu Pular para o conteúdo
Área do Aluno proedu Carrinho

Conceitos de ASG

Conceitos de ASG Pro Educacional

Conceitos de ASG



As discussões sobre sustentabilidade fazem parte da agenda corporativa desde 1987, quando a Comissão Mundial
sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pela ONU (Organização das Nações Unidas), apresentou no documento Our Common Future (Nosso Futuro Comum) o conceito de desenvolvimento sustentável: aquele que satisfaz as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades. No contexto do mercado financeiro, o acrônimo ESG foi cunhado pela primeira vez no relatório 'Who Cares Wins: Connecting Financial Markets to a Changing World', lançado pelo Pacto Global em 2004.

O tema ganhou ainda mais visibilidade a partir de 2006 com a criação do PRI (Principles for Responsible Investment), iniciativa de adesão voluntária, que determina que os signatários levem os fatores ASG em consideração em seus processos de análise e decisão de investimentos.

A sigla ASG faz referência aos três pilares fundamentais para este tipo de análise: Ambiental, Social e Governança. Os principais aspectos e impactos desses três pilares podem ser descritos como:

  • Ambiental (Conservação do mundo natural): uso de recursos naturais; emissão de carbono; poluição do ar e da água; tecnologia limpa; mitigação e adaptação às mudanças climáticas; proteção da biodiversidade; desmatamento; eficiência energética; gestão de resíduos; escassez de água.
  • Social (Consideração de pessoas e relacionamentos): políticas e relações de trabalho; satisfação do cliente; privacidade e segurança de dados; políticas de inclusão, gênero ou diversidade; engajamento dos funcionários; relações comunitárias; respeito aos direitos humanos; normas trabalhistas; oportunidades de treinamento e desenvolvimento; gerenciamento da cadeia de suprimentos; trabalho análogo ao escravo ou infantil.
  • Governança Corporativa (Padrões para administrar uma empresa): estrutura, composição, independência e diversidade do conselho; estrutura do comitê de auditoria; honestidade fiscal; combate a corrupção e suborno; remuneração executiva; lobbying; contribuições políticas; esquemas de denúncias; estrutura para denúncias de irregularidades; controles internos e gerenciamento de riscos; ética e transparência.

Investimento ASG:

É aquele que incorpora alguma questão, seja ambiental, social ou de governança, em sua análise de investimento e leva em consideração a sustentabilidade de longo prazo. É um significado amplo e cabe ao gestor definir o que é investimento ASG e estabelecer os critérios que se encaixem na sua organização e no seu processo de tomada de decisão. Frequentemente, são identificados outros nomes que remetem a esse mesmo tipo de investimento: investimento responsável, investimento sustentável, investimento de impacto social, investimento ético, títulos
verdes (conhecidos lá fora como green bonds), investimentos na área de infraestrutura, entre outros. São termos que se referem aos investimentos com algum fator ASG em sua análise ou no projeto de investimento (no caso dos títulos verdes) e, portanto, podem ser considerados investimentos ASG.

 

Referências:

Guia ASG II Anbima: Aspectos ASG para gestores e para fundos de investimento. Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais, 2022. <https://www.anbima.com.br/data/files/93/F5/05/BE/FEFDE71056DEBDE76B2BA2A8/Guia_ASG_II.pdf>

Voltar para o blog
X Materiais gratuitos do mercado financeiro: cursos, apostilas, vídeos e muito mais    Acessar Agora