Pular para o conteúdo
Área do Aluno proedu Carrinho

Fontes de renda na aposentadoria e previdência social

Fontes de renda na aposentadoria e previdência social Pro Educacional

Fontes de renda na aposentadoria e previdência social


As três fontes básicas de renda na aposentadoria

Um 'banquinho' de três pernas:

Figurativamente, pode-se personificar a aposentaria como o 'banquinho' de três pernas, - em que a primeira perna representa a ação pelo mecanismo de segurança social, à segunda perna representa a ação pelo mecanismo de pensão, e a terceira perna representa a ação individual de poupança para a aposentadoria, - aonde uma pessoa física algum dia ceteris paribus ainda vai se Sustentar. Com isso, o material de trabalho para se moldar a base de sustentação que dará à luz ao formato do acento do 'banquinho' (sendo ele, próprio ou de terceiros) pode ser feito em até três etapas:

 

  1. A primeira etapa é a de previdência social, pois ela permite que uma pessoa física possa obter alguma parte da renda necessária (ou toda) para o período de sua aposentadoria.
  2. A segunda etapa é a de previdência complementar, pois ela permite que uma pessoa física possa obter a parte da renda necessária, que poderá vir a faltar, no período de sua aposentadoria.
  3. A terceira etapa é a de acumulação própria de patrimônio, pois ela permite que uma pessoa física possa originar renda (de alguma maneira), parte para o período de sua aposentadoria.

 

Deste modo, veremos como o caso do 'banquinho' pode ser planejado em termos de Renda de Aposentadoria, por meio de diferentes procedimentos para cada uma dessas três pernas. Ou seja, as três fontes básicas de renda na aposentadoria. Contextualmente, essas são as alternativas usuais à opção individual de não se fazer nenhum tipo de planejamento sobre alguma renda para a aposentadoria.

Voltar para o blog
X Materiais gratuitos do mercado financeiro: cursos, apostilas, vídeos e muito mais    Acessar Agora