Pular para o conteúdo
Área do Aluno proedu Carrinho

Indexação

Indexação Pro Educacional

Indexação


A indexação consiste em referenciar os valores de um gráfico em relação a outro gráfico (divisão de uma grandeza por outra). Esse gráfico é chamado de gráfico indexado ou gráfico dividido por um indexador. Ou seja, são observadas as proporções entre os diferentes ativos, e assim comparada a rentabilidade dos ativos analisados. Geralmente, o indexador é um outro ativo de renda fixa ou a própria inflação. Nesse último caso, é chamado de correção ou indexação dos preços, pois mostra o preço do ativo corrigido. Desse modo, esse gráfico permite verificar se os retornos dos ativos analisados compensam mais que o indexador.

É uma prática comum a análise da indexação. Como exemplo, podemos dividir o Índice Bovespa pelo Dólar Comercial.  O resultado desta divisão gera um gráfico do Ibovespa dolarizado. Esse resultado permite a análise  do Ibovespa na perspectiva de um investidor estrangeiro que tem o Dólar como moeda local.

 

 

Figura - Índice Ibovespa Indexado ao dólar comercial.

Fonte: Elaborado pelo autor.


Já quando se trata de uma ação, por exemplo, pode ser utilizada outra ação ou um índice, a fim de avaliar o comportamento da ação em relação ao setor ou o próprio mercado como um todo.

Há valorização em gráfico indexado quando:

  • o ativo analisado subir e o indexador cair;
  • o ativo valorizar mais que a valorização do indexador; ou
  • o indexador desvalorizar mais que a desvalorização do ativo.

 

Há desvalorização em gráfico indexado quando:

  • o indexador subir e o ativo analisado cair;
  • o indexador valorizar mais que a valorização do ativo; ou
  • o ativo desvalorizar mais que o indexador dele.

 

Considere como ativo a ação VALE3 e como indexador a ação PETR4. O gráfico indexado deve ser analisado da seguinte forma:

  • Se a análise do gráfico indica compra, deve-se comprar VALE3 e vender PETR4. Justificativa: o desempenho da VALE3 é maior que o da PETR4;
  • Se a análise do gráfico indica venda, deve-se vender VALE3 e comprar PETR4. Justificativa: o desempenho da PETR4 é maior que o da VALE3.

 

Essa tática estimula o aumento da quantidade de ativos em posse do investidor, pois ao obter sucesso da troca entre os dois ativos, conforme há diferenças de preços, a quantidade de ativos em posse é aumentada. Observe:

A identificação de uma tendência de compra de VALE5 e venda de PETR4 reduz a quantidade de papéis (ações) da PETR4 e aumenta a quantidade de papéis da VALE5. Caso a valorização relativa de VALE5 se materialize, ao aparecer uma tendência de venda de VALE5, haverá a compra de mais papéis de PETR4 do que os que havia em posse inicialmente. Já a indexação em relação ao índice Bovespa, por exemplo, permite a avaliação do desempenho da ação em relação a das demais empresas no mercado.

Em conclusão, o indexador é fundamental para a realização de determinadas operações, como aquelas que visam ao hedge (proteção), análise da diferença entre dois ativos, análise do efeito do dólar, dos juros etc.

Voltar para o blog
X Materiais gratuitos do mercado financeiro: cursos, apostilas, vídeos e muito mais    Acessar Agora