Agente autônomo de investimentos: 4 dicas para ter sucesso na carreira Pular para o conteúdo
Área do Aluno proedu Carrinho

Agente autônomo de investimentos: 4 dicas para ter sucesso na carreira

Agente autônomo de investimentos: 4 dicas para ter sucesso na carreira Pro Educacional

Agente autônomo de investimentos: 4 dicas para ter sucesso na carreira

Até pouco tempo, aplicações como o Tesouro Direto ou o Certificado de Depósito Bancário (CDB) eram desconhecidas no Brasil. Pelo menos quando comparamos com países como os Estados Unidos, em que investir já é cultural. Mas graças à popularidade desses e de outros ativos, tanto da renda fixa quanto (e principalmente) da renda variável, existe uma demanda crescente pelo Agente Autônomo de Investimentos (AAI) no mercado financeiro.

Com um número cada vez maior de investidores brasileiros, novas oportunidades se abrem aos profissionais certificados. Afinal, quem atua com assessoria de investimentos é responsável por indicar aos seus clientes as melhores soluções financeiras de acordo com o perfil de cada um.

O que fazer, então, para ter sucesso na carreira e conquistar uma boa carteira de clientes? Neste post, vamos compartilhar 4 dicas essenciais para você se dar bem. Confira!

1. Aprenda a empreender e acompanhe custos e lucros

A primeira dica pode até parecer óbvia, mas às vezes passa batida. Como o próprio nome já indica, o Agente Autônomo de Investimentos tem autonomia para trabalhar. Da mesma forma, precisa cuidar de todas as suas despesas e receitas.

Por isso, para se sair bem na carreira, o profissional precisa estar disposto a empreender, além de estipular metas de crescimento (pessoais e de prospecção de clientes) e ter foco no longo prazo. É importante também se preparar para imprevistos, pois eles não avisam quando vão acontecer. E, como bem sabemos, o mercado financeiro está sempre mudando.

2. Invista em networking e no relacionamento com o cliente

Não precisamos nem dizer o quanto um bom networking ainda tem o seu valor, não é mesmo? Principalmente no caso do Agente Autônomo de Investimentos, já que o reconhecimento e a confiança são essenciais para manter uma carteira de clientes.

Se você está em início de carreira, utilize todos os canais de comunicação a seu favor para divulgar seu trabalho. Participe de eventos ligados ao mercado financeiro e converse com amigos e familiares. Mantenha sua rede de contatos sempre ativa para prospectar e desvendar novas oportunidades.

Agora, se você já tem certificação e atua na área há algum tempo, é importante manter um relacionamento próximo aos seus clientes. Auxiliar na escolha de aplicações mais rentáveis e adequadas ao perfil de cada um, requer muita confiança e conhecimento do mercado.

 

3. Estude o mercado financeiro e se atualize sempre

Ter conhecimento profundo sobre as oscilações do mercado, a volatilidade dos preços e dos rendimentos e a variedade de opções na renda fixa e na renda variável é o básico. Bem como entender o perfil de cada investidor a fim de recomendar as soluções mais rentáveis e convencê-lo a investir mais.

O que diferencia os bons profissionais é a forma de lidar com essas informações no dia a dia, além dos impactos de suas decisões no bolso dos clientes.

Vale ressaltar que o conhecimento sobre o mercado financeiro demanda uma busca constante por atualizações. Por isso, mantenha em seu feed diário de notícias as fontes mais confiáveis para acompanhar todas as mudanças da área.

4. Busque qualificação com as certificações financeiras

Se você nos acompanha aqui no blog ou nas mídias sociais, já sabe. Para atuar como Agente Autônomo de Investimentos, você precisa ser um profissional certificado. Aliás, esta é a dica mais importante e que deve ser aplicada antes de todas as outras que compartilhamos. Para seguir carreira na área, existem três certificações financeiras:

Com uma delas no seu currículo, muitas portas vão se abrir. Basta fazer uma rápida busca na web para se deparar com anúncios de vagas em corretoras. Claro que todas pedem uma certificação como requisito básico. E vamos combinar que uma especialização, além de passar maior credibilidade, sempre conta como um diferencial a mais para o recrutador.

Enfim, um bom Agente Autônomo de Investimentos conhece o mercado como ninguém, sabe empreender e cuidar do seu negócio (captação de clientes), investe em networking constante e em um relacionamento mais próximos com os investidores. Além disso, seu principal diferencial é a qualificação profissional que vem por meio das certificações financeiras. Elas, por si só, já imprimem uma credibilidade maior tanto para o recrutador, como para os seus clientes.

Quer saber mais sobre a certificação ANCORD? Confira o vídeo que fizemos

E então, animou para entrar nesse mercado? Aproveite para conferir outras profissões em alta na área em 2020.

 

Voltar para o blog
X Materiais gratuitos do mercado financeiro: cursos, apostilas, vídeos e muito mais    Acessar Agora