Pular para o conteúdo
Área do Aluno proedu Carrinho

CEA – 5 Razões para se tornar Especialista em Investimentos

CEA  5 Razões para se tornar Especialista em Investimentos Pro Educacional

CEA – 5 Razões para se tornar Especialista em Investimentos

Caso você tenha interesse em tornar-se Especialista em Investimentos, precisa tirar a CEA.

Assim, trata-se de uma das certificações concedidas pela ANBIMA, que possibilita ao profissional a atuar no mercado financeiro.

A ANBIMA é o maior órgão de certificações da área, sendo também o responsável pelas CPAs 10 e 20 e Série CGA, comprovando seus conhecimentos para atuação como gerente de contas. Sobretudo, para a obtenção do certificado, os seus conhecimentos serão testados e atestados por este órgão.

Por fim, com a capacitação, você poderá trabalhar com pessoas físicas que sejam investidores ou em indicações de produtos de investimentos.

Então, confira nosso artigo e entenda tudo sobre essa certificação e a sua importância! Comece a trilhar o caminho para ser um profissional de sucesso!

O que é CEA?

CEA é a sigla para Certificação de Especialista em Investimentos ANBIMA, que se destina a quem deseja ocupar cargos gerenciais.

Tais profissionais atuarão dentro de instituições bancárias ou financeiras no mercado, realizando trabalhos de assessoria aos investidores pessoas físicas, na indicação de produtos.

Por ser uma posição de elevados conhecimentos, esta certificação permite os exercícios das funções abrangidas pelas certificações CPA-10 e CPA-20.

Atualmente, com o mercado cada vez mais competitivo, pessoas na faixa entre 18 a 25 anos vêm procurando obter tal certificação. Sem dúvida, trata-se de um cargo dos mais elevados e desejados por profissionais do mercado financeiro, visto que além das responsabilidades, é recheado de vantagens.

Como é utilizada?

Antes de mais nada, a CEA é obrigatória para trabalhar como Especialista em Investimentos e também se faz importante se você deseja subir de cargo e atingir novos patamares em sua carreira no mercado financeiro.

Com isso, você poderá promover consultorias sobre investimentos diretamente para os clientes, os quais poderão ter mais confiança em você devido ao seu selo de qualificação, que confere ainda credibilidade.

Nesse interím, para obter a aprovação, bem como, a certificação, é preciso ter 70% de acertos na prova da ANBIMA, cujas características são:

  • Computadorizada;
  • Data e horário escolhidos pelos candidatos;
  • 70 questões com 3h30 de duração.

Por que ser Especialista em Investimentos?

Talvez você tenha entendido a importância dessa certificação no mercado. Mas e quanto a sua carreira profissional?

Confira abaixo 5 razões para obter a CEA!

  1. Vantagem Profissional

Quanto mais qualificado um profissional é maiores serão os cargos que poderá ocupar.

Ou seja, também se destacará no mercado pelo seu diferencial, em casos de cargos em que a certificação não é uma exigência.

Isso porque, possuir conhecimentos e habilidades elevados agregam valor não apenas ao seu currículo, mas também às empresas contratantes na prestação de serviços aos seus clientes. Assim, o profissional torna-se valioso para as instituições.

  1. Sucesso na Carreira do Especialista em Investimentos

Apesar de o mercado financeiro ser bastante concorrido, a quantidade de profissionais altamente qualificados é baixa. Desta forma, quem se especializa possui mais chances de alcançar o cargo de desejado, recebendo maior destaque e reconhecimento dentro do mercado atuante.

Ter um selo de qualificação lhe atribui credibilidade e confiança, permitindo a atuação em grandes transações dentro das instituições do mercado financeiro.

  1. Estabilidade no Mercado

Atualmente, vemos o Brasil passando por um cenário de crise e alta nos desempregos.

Sabemos que quem possui qualificação acaba tendo maiores chances de manter seu emprego, já que nem todos poderão exercer determinadas funções que requerem certificações para tal.

Desse modo, ter a CEA significa que você pode atuar também nas funções de CPA-10 e CPA-20, caracterizando-se como um funcionário com amplo leque de atuação dentro de uma empresa.

  1. Autoaperfeiçoamento 

Além de demonstrar maior qualificação através das certificações, você estará demonstrando o que é um profissional com dedicação e além disso, preza por conhecimento e mantém-se atualizado sobre o mercado.

Significa que você não caiu na estagnação profissional, mas procurou aprender e exercer a função da melhor forma possível.

Por consequência, presta serviços melhores e mais confiáveis aos seus clientes.

  1. Salário e Benefícios do Especialista em Investimentos

Da mesma forma, quanto maior a qualificação, maior será o cargo e suas responsabilidades. O mesmo pode ser dito dos salários e benefícios, os quais funcionam como uma espécie de incentivo ao profissional, mostrando o seu valor e reconhecimento da empresa, devido a maiores vantagens oferecidas.

Portanto, profissionais em cargos de maior importância dentro de uma empresa costumam ser muito bem-remunerados pelas suas capacidades profissionais.

Conclusão

Em síntese, a CEA é mais uma das certificações oferecidas pela ANBIMA para qualificar profissionais do mercado financeiro.

Obtendo-a,  você se torna apto a trabalhar em cargos de gerência e assessoria, juntamente aos clientes pessoas físicas, como Especialista em Investimentos na indicação de produtos de investimentos de alto nível.

Mas, lembrando sempre, toda certificação possui um período para realizar sua atualização, permitindo que você continue atuando em grandes cargos financeiros.

 

Quer saber mais sobre a certificação CEA? Confira o vídeo:

Você gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais e deixe seu comentário!

Deseja conquistar a CEA?

Clique aqui e conheça o curso preparatório da Pro Educacional!

Voltar para o blog
X Materiais gratuitos do mercado financeiro: cursos, apostilas, vídeos e muito mais    Acessar Agora