Pular para o conteúdo
Área do Aluno proedu Carrinho

Certificação CGA: uma das mais requisitadas na atualidade!

Certificação CGA: uma das mais requisitadas na atualidade! Pro Educacional

Certificação CGA: uma das mais requisitadas na atualidade!

Você acompanhou a projeção de cargos em alta no mercado financeiro para esse ano? Pois saiba que a certificação CGA tem tudo para ser uma das mais requisitadas em 2022 a fim de suprir a demanda em empresas de investimentos, bancos (em especial de alta renda), entre outras vagas que devem surgir ao longo do ano.

Não é por acaso que ela é uma das mais importantes certificações da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA). Afinal, são milhões (ou até mesmo bilhões) nas mãos desses profissionais. Quer saber mais sobre a CGA? Continue lendo e entenda por que ela é tão valorizada.

Por que a certificação CGA é tão importante?

A Certificação de Gestores ANBIMA, mais conhecida como Certificação CGA e ou CGE, é uma das mais completas do mercado. Com ela, os profissionais conquistam a qualificação necessária para fazer a gestão de recursos de terceiros: fundos de investimentos ou administração de carteiras de investimentos, Asset ou Family Office.

A CGA funciona de modo similar à CFA (Chartered Financial Analyst), que tem alcance internacional. Ambas estão na lista de certificações mais cobiçadas e também das mais difíceis de se conseguir devido ao alto grau de exigência dos exames.

Por envolver tomada de decisões estratégicas, é um diferencial no mercado. Afinal, como falamos no início do post, são milhões ou até bilhões em investimentos, que precisam de uma boa gestão para gerar rentabilidade.

Números

Desde 2018, a certificação CGA passou a contemplar também áreas de risco e compliance.

Além de ser uma das mais importantes, é também uma das mais difíceis de ser conquistada. A última atualização conta com 5.136 profissionais certificados (fevereiro de 2022).

Exame

O pré-requisito para a realização do exame é ser um certificado CFG (Certificação ANBIMA de Fundamentos em Gestão). Para ser CFG é necessário somente a aprovação no exame de certificação. Não existem pré-requisitos. Uma característica interessante é que qualquer estudante ou profissional interessado pode se cadastrar para retirar sua certificação. Entretanto, vale ressaltar que, para atuar profissionalmente, existe a exigência do curso superior completo.

Desse modo, basta acessar o site da ANBIMA e se inscrever para o exame. Caso você nunca tenha tirado nenhuma certificação ANBIMA anterior, este processo é padrão: para tirar sua certificação é necessário aprovação no exame CFG. Contudo, a CFG deixa de ser pré-requisito caso você já seja um certificado CFA (Chartered Financial Analyst) ou CAIA (Chartered Alternative Investment Analyst).

Conteúdo

O exame possui questões que estão divididas em 6 grandes temas: gestão de carteiras - renda variável; gestão de carteiras - renda fixa; investimentos no exterior; avaliação de desempenho; gestão de risco; e legislação, regulação e tributação.

O programa detalhado de estudos e as orientações de estudo podem ser encontrados no site da Anbima.

Para quem é?

Se você quer direcionar sua carreira no mercado financeiro para se tornar um gestor de recursos, então a certificação CGA é para você. O selo de qualificação é recomendado para profissionais que atuam em empresas que seguem o código de certificação ANBIMA, em organizações financeiras, órgãos públicos e autarquias.

Programa de atualização

A atualização da CGA é feita a partir da conclusão de um curso online de atualização. Após a conclusão, a certificação é renovada por mais três anos. A atualização da CGA renova automaticamente a CFG.

ética, legislação, regulação e compliance, modelos de precificação, finanças comportamentais, processo de gestão e políticas de investimento, gestão de carteiras e gestão de riscos, além das novas tecnologias em finanças.

Validade da certificação

Nesse caso, dependerá da situação do profissional. Se ele estiver atuando com gestão profissional de recursos de terceiros em fundos de renda fixa, de ações, cambiais, multimercados e carteiras administradas e fundos de índice em uma empresa que siga o Código de Certificação, a CGA continuará válida enquanto ele estiver nesta situação. Em casos que não estejam dentro do que foi citado, a validade será de 3 anos.

Como se preparar para conquistá-la?

Se você quer se preparar, não deixe de conferir os cursos CGA da Pro Educacional e o Programa MBA Executivo em Gestão de Portfólio - Preparação CFG + CGA + CGE. Escolha entre o pacote completo com todo o conteúdo da prova ou estude por módulos. Assim, você pode relembrar um conteúdo específico que ainda tenha dúvidas. Aqui, além de ter acesso ao conteúdo completo e atualizado para o exame da certificação CGA, você conta com:

  • Canais abertos para dúvidas e suporte de professores certificados;
  • Aulas on-line sempre que quiser, por período ilimitado até a aprovação e com acesso imediato após a matrícula;
  • Apostilas impressas, caso seja do seu interesse adquirir, que enviamos para potencializar os seus estudos;
  • Vídeos gratuitos, com conteúdo complementar no nosso canal do YouTube.

Ainda tem dúvidas sobre a certificação que promete ganhar mais força com o passar do tempo? Então, acesse nosso guia completo sobre CGA e aprenda mais.

Confira o vídeo e o infográfico que fizemos sobre a certificação CGA

 Infográfico Certificação CGA

Voltar para o blog
X Materiais gratuitos do mercado financeiro: cursos, apostilas, vídeos e muito mais    Acessar Agora