Pular para o conteúdo
Área do Aluno proedu Carrinho

CPA 10: três motivos para ter essa certificação em seu currículo

CPA 10: três motivos para ter essa certificação em seu currículo Pro Educacional

CPA 10: três motivos para ter essa certificação em seu currículo

Se você trabalha com o mercado financeiro, já deve  ter ouvido falar da CPA-10. Trata-se de uma das certificações desse mercado e determina quem está ou não apto para a atuação juntamente aos bancos ou instituições financeiras.

No entanto, muitas dúvidas surgem na cabeça de profissionais, como, por exemplo, "por que tirar essa certificação?". Então, para entender mais sua importância e descobrir os motivos para tê-la, continue lendo nosso artigo.

Certificação CPA-10

O que é CPA-10?

Essa é a sigla para Certificação Profissional ANBIMA - Série 10, é uma certificação profissionalizante.

O certificado é obtido através de uma prova da ANBIMA. Além disso, ela é destinada aos profissionais que atuam dentro de bancos ou instituições financeiras, bem como, no atendimento aos investidores, responsabilizando-se pela distribuição de produtos de investimentos.

Em outras palavras, trata-se de um certificado que valida os conhecimentos de mercado de um profissional que a possui.

Para obtê-la é preciso uma pontuação mínima de 70% de acertos na realização de sua prova, recebendo posteriormente o direito de vender ou prospectar investimentos juntamente aos clientes.

Anteriormente, sua nomenclatura era dada apenas como Certificação Bancária. Entretanto, a ANBIMA renomeou a prova para ressaltar sua importância.

Além disso, a prova foi adaptada aos dias atuais. Ou seja, sua realização atualmente ocorre da seguinte maneira:

  • Computadorizada;
  • Data e horário escolhidos pelos candidatos;
  • 50 questões com 2h de duração.

Sendo assim, para se obter a aprovação, basta que o candidato acerte 35 de 50 questões.

Por que fazer a CPA-10?

Em qualquer área do mercado, as empresas buscam por profissionais qualificados. Mas, acima de tudo, por aqueles que possuem uma especialização. Ou seja,  que demonstram um nível maior de aprofundamento em determinado assunto.

Assim sendo, trata-se do fator que demonstrará o seu diferencial aos empregadores. Portanto, além de ser obrigatória para distribuição de produtos de investimentos, esta certificação separa você dos profissionais comuns, atribuindo-lhe credibilidade ao ser reconhecido pela ANBIMA, possibilitando um destaque dentro do mercado.

Motivos Para Ter A CPA-10

Contudo, se você ainda não está convencido da importância dessa certificação para sua carreira, abaixo, você irá descobrir 3 bons motivos para tirar a sua agora mesmo:

  1. Selo de Qualificação

Se você deseja trabalhar no mercado financeiro, uma certificação indispensável é a CPA-10. Então, quando estiver concorrendo a uma vaga nesta área, mesmo que não seja exigência da empresa para o cargo que ocupará, você já garante o destaque na hora da entrevista por ter este selo de qualificação da ANBIMA.

  1. Renda Média Elevada

Vimos que essa certificação é obrigatória para determinadas atuações e que ela funciona como um selo de qualificação, demonstrando o seu diferencial. O selo vem com várias vantagens, dentre elas, uma renda média elevada quando comparada com a renda de outros profissionais da área de finanças.

Isso porque, a disputa pelos cargos é grande. Apesar disso, você estará saindo à frente, diminuindo sua concorrência. Com isso, você obtém as melhores vagas e benefícios. Ou seja, você terá maiores salários, reconhecimento profissional e chances de promoções.

  1. Carreira de Sucesso

Possuir uma certificação demonstra que você é um profissional atualizado sobre o mercado.

Dessa maneira, você consegue passar maior confiança e credibilidade aos investidores através dos seus conhecimentos, que são constantemente atualizados e assim, evita a passagem de informações errôneas.

Desse modo, você não estará apenas se tornando uma pessoa com maiores conhecimentos, mas com maior capacidade de acertos em sua atuação. Isso proporcionará chances de obter cargos cada vez melhores devido a um desempenho excelente.

Esse mecanismo traz benefícios ao contratante, aos clientes e a você.

Resumindo

Foi possível perceber que a CPA-10 é uma certificação importante para os profissionais do mercado financeiro.

Além de ser obrigatória para atuação direta em prospecção, vendas e atendimentos a investidores, ela lhe tornará mais capacitado dentro do mercado. Permitindo que você leve vantagem sobre concorrentes na disputa de vagas, podendo obter cargos de maior remuneração.

Contudo, é preciso lembrar que essa certificação deverá ser renovada a cada cinco anos, para que seus conhecimentos mantenham-se sempre reconhecidos pela ANBIMA.

Este artigo foi útil para você? Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Acesse aos conteúdos gratuitos:

Download apostila CPA-10 PDF Atualizada 

Voltar para o blog
X Materiais gratuitos do mercado financeiro: cursos, apostilas, vídeos e muito mais    Acessar Agora