O que é o Imposto Rosa? As mulheres pagam mais impostos!? Pular para o conteúdo
Área do Aluno proedu Carrinho

O que é o Imposto Rosa? As mulheres pagam mais impostos!?

O que é o Imposto Rosa? As mulheres pagam mais impostos!?

O que é o Imposto Rosa? As mulheres pagam mais impostos!?

Não é incomum perceber nas prateleiras dos supermercados, lojas e comércios em geral uma diferenciação de cores e estilos nos produtos destinados ao público feminino e masculino, mas essa não é a única diferença entre esses produtos.

imposto.rosa.o.que.é

Outro que muitas vezes passa despercebido pelos olhos do consumidor é o preço: os produtos femininos, em geral, são mais caros.

Isso é atestado por uma pesquisa realizada pelo MPCC-ESPM (Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor) com o InSearch em 2017 com 480 mulheres, a qual constatou que elas pagam, em média, 12,3% mais caro pelos mesmos produtos no Brasil.

O fenômeno econômico é popularmente conhecido como pink tax ou imposto rosa, em português, e diz respeito a bens e serviços destinados às mulheres.

Dessa forma, conforme explicou a tributarista e professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Tathiane Piscitelli: “Cobra-se mais por bens e serviços cujo público principal são as mulheres, mas não porque são produtos e serviços que apenas elas consomem: o maior preço decorre da apresentação na versão feminina de muitos bens e serviços que existem similares ‘masculinos’”.

Ainda de acordo com a especialista, o que acontece, na prática, é que “as mulheres, ao consumirem esses bens e serviços, acabam dispondo de parcela maior de sua renda e sofrendo maior incidência tributária sobre o consumo".

O tema já foi comentado em Brasília e deu origem ao Projeto de Lei do Senado Federal n° 950/2021, atualmente em tramitação, que institui a Semana Nacional de Mobilização, Conscientização e Estímulo à adoção da Campanha contra o Imposto Rosa.

Entre as justificativas apresentadas no projeto está o fato de que produtos de higiene pessoal, como shampoos e condicionadores, têm custo até 48% maior do que os ofertados aos homens.

Vale destacar ainda que produtos financeiros, como o crédito bancário, também são oferecidos com taxas de juros mais altas às mulheres, embora elas sejam minoria nos pedidos de falência e inadimplência.

E como a Economia explica o Imposto Rosa?

imposto.rosa.mulheres.pagam.mais.impostos

Existem diversas explicações para esse fenômeno e uma delas é de cunho microeconômico. Na economia, a prática de cobrar preços diferentes para grupos, nesse caso homens e mulheres, chama-se discriminação de preços.

Assim, as empresas que praticam essa discriminação de preços consideram que as mulheres estariam mais propensas a gastar uma parte maior do seu salário com consumo comparado aos homens.

Voltar para o blog
X Materiais gratuitos do mercado financeiro: cursos, apostilas, vídeos e muito mais    Acessar Agora