Profissão trader: o guia definitivo para investir na carreira - Pro Pular para o conteúdo
Área do Aluno proedu Carrinho

Profissão trader: o guia definitivo para investir na carreira

Profissão trader: o guia definitivo para investir na carreira Pro Educacional

Profissão trader: o guia definitivo para investir na carreira

Já cogitou investir na profissão trader? Afinal, o mercado financeiro está em constante evolução e tem atraído cada vez mais profissionais certificados e especializados. Entre eles o trader, que atua na negociação (compra e venda) de ativos financeiros na Bolsa de Valores.

Aliás, esta é uma das profissões em alta de acordo com o LinkedIn. Geralmente, há dois perfis. Os traders que buscam uma renda extra e utilizam as horas vagas para lidar com ações e os profissionais que se dedicam de forma integral ao verem seu enorme potencial de ganho. Eles podem trabalhar como autônomos ou em uma instituição financeira.

Seja qual for o seu perfil, preparamos este guia completo para que você possa entender melhor sobre a profissão trader. Vamos ver o que é, quais são as principais operações, que certificações financeiras buscar, além de dicas essenciais para uma carreira de sucesso. Boa leitura!

O que é a profissão trader?

Para entender o conceito, é preciso resgatar a essência da profissão trader. Há alguns anos, este profissional era tal qual retratado em filmes como "O Lobo de Wall Street". Gritos, gestos a todo momento, telefone tocando, correria para lá e pra cá. Imaginou o cenário?
As coisas mudaram um pouco desde então. Hoje é possível trabalhar de maneira 100% remota. Afinal você tem acesso à Bolsa de Valores on-line, ou seja, de qualquer lugar do mundo, e em tempo real, o que aumentou a demanda por esses profissionais.

Conceito

Do inglês, a palavra trader significa "troca". No contexto do mercado de ações, nada mais é do que a compra e a venda de ativos para terceiros ou para os próprios traders como investidores, em operações de curto prazo. Devido à complexidade, a profissão trader é considerada uma das mais arriscadas no mundo dos investimentos.

Pelo profundo conhecimento que tem de como as coisas funcionam, este profissional entende a volatilidade do mercado. E sabe a hora certa de comprar e vender ações, ETFs e qualquer outro ativo na Bolsa. E, dessa forma, sabe ganhar dinheiro.

É possível ganhar milhares de reais em um único dia, assim como o contrário também pode acontecer. Por isso, ser trader é saber lidar com prejuízos e lucros o tempo todo. Além de tomar decisões e assumir os riscos.

Para se dar bem, é preciso investir em conhecimento, conquistar uma certificação financeira, entender o mercado de ponta a ponta, praticar e ter muita disciplina. Vamos falar mais sobre isso no final deste post, com dicas para uma carreira de sucesso.

Em quais ativos o trader pode investir na Bolsa?

A Bolsa de Valores não está limitada apenas ao mercado de ações de empresas. Existem outros ativos financeiros que também pode ser negociados pela profissão trader, como debêntures e fundos de investimento. De maneira geral, podemos incluir ainda:

  • Brazilian Depositary Receipt (BDR) ou Certificado de Depósito de Ações: título emitido por um banco para representar a ação de uma empresa com capital aberto no exterior;
  • Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI): título que concede direito de crédito ao investidor;
  • Exchange Traded Fund (ETF): fundos de índices que são comercializados como ações;
  • Nota Promissória: documento que atesta a promessa de pagamento de uma dívida;
  • Recibo de Carteira Selecionada de Ações (RCSA): representa um conjunto preestabelecido de ações;
  • Proteção de Investimento com Participação (POP): compra de ações com proteção contra eventuais perdas e rentabilidade um pouco menor.

Quais são as principais operações?

Além dos ativos financeiros disponíveis, é importante conhecer as operações que o mercado utiliza no caso da profissão trader. Geralmente, elas são baseadas em prazos que variam entre curto, médio e longo. Neste post, vamos falar das duas principais. Acompanhe!

Day trade

Quem escolhe seguir como day trader, faz as negociações no mesmo dia. Por isso, os ativos tendem a ter alta liquidez. Independentemente da compra ter sido na primeira hora do pregão e da venda ter sido na última. O que conta é a operação, como um todo, ter sido iniciada e concluída no mesmo dia. Pode demorar segundos, minutos ou até horas.

Por operar no curto prazo, o day trader precisa ter muita experiência e conhecimento de como o mercado funciona. Esse tipo de operação (que pode ser uma ou mais) se caracteriza por unir pequenos montantes até chegar a uma soma final com boa lucratividade.

Swing Trade

Diferente da primeira modalidade, o swing trade tem um prazo um pouco maior. Isso significa que as operações podem ocorrer em um período de dois dias até um mês, o que tende a trazer um bom custo-benefício. Afinal, uma das grandes vantagens é pagar menos impostos e taxas, ao mesmo tempo que busca ganhos em torno de 5% a 8% em poucos dias.

Esse tipo de operação está exposto a um grau de risco maior devido às variáveis que mudam o mercado. E os ativos apresentam uma liquidez menor. Por isso, o swing trade requer paciência, diversificação e uma estratégia bem bolada

Que certificações financeiras buscar?

Embora a formação acadêmica não seja obrigatória, boa parte dos profissionais vêm de áreas como Finanças, Economia ou Administração. A exigência mesmo é entender como o mercado financeiro funciona, bem como as oscilações de preços e as chances de riscos.

Se você quer investir em sua carreira, o recomendado é buscar as certificações financeiras, que comprovam seu conhecimento sobre o mercado de valores. A escolha vai depender da área em que você deseja atuar e dos seus objetivos profissionais. As principais são:

  • Ancord: representante de vendas em corretoras;
  • CNPI: analistas de valores mobiliários;
  • CPA-10 ou CPA-20: bancários;
  • CGA: mercado de fundos (portfólio de investimentos).

A certificação CFP é bastante prestigiada pelas empresas também, principalmente para quem atua com planejamento financeiro ou no segmento de private banking. Neste caso, ela se torna obrigatória. Vale lembrar que ela tem reconhecimento internacional em 26 países.

Como ser um trader na prática?

Agora que passamos a parte teórica, vamos para a prática. Embora arriscada, a profissão trader encanta pelo potencial de ganho no mercado financeiro, além de ser uma área em ascensão. Por isso, vamos compartilhar algumas dicas essenciais para você ser um trader de sucesso. Vale para quem está pensando em começar e também para os profissionais mais experientes.

Invista em conhecimento sempre

Sempre falamos por aqui sobre o valor da educação, ou seja, o maior investimento que você pode fazer é no conhecimento. Para um trader, conhecer o mercado financeiro a fundo é só o primeiro passo para saber tomar boas decisões e colher lucro. Então, não deixe de buscar a certificação que atenda seus objetivos e de investir em treinamentos constantes.

Use estratégias como base de tudo

A partir do conhecimento, você conseguirá criar boas estratégias. Vale destacar que no mercado financeiro, isso é primordial para conquistar ganhos. Aqui não existe "achismo", nem nada do tipo "ir no feeling". Todas as decisões são embasadas em leitura das oscilações do mercado, interpretação de gráficos e estudo de padrões a fim de saber o timing certo das operações.

Mantenha o foco e disciplina

Lidar com o mercado de ações requer foco total e disciplina para estabelecer metas de ganhos ou prejuízos. Para o trader, cada dia é um dia. O que isso quer dizer? Que se você bater a meta, encerre o dia e só volte a pensar na Bolsa de Valores no próximo. E tenha atenção total, já que algumas operações podem ocorrer em segundos.

Tenha o controle dos riscos

Foco e disciplina ajudam a manter o controle dos riscos, que podem surgir com a volatilidade do mercado. Quando falamos isso, estamos nos referindo ao limite máximo de prejuízo que você estipula para cada dia. São riscos calculados, o que ajuda a manter a lucratividade desejada e não perder boas oportunidades, mesmo em operações rápidas.

Enfim, essas dicas valem para todos os profissionais do mercado financeiro, em especial para quem trabalha como trader e lida com mudanças o tempo todo. Conhecimento, estratégia, foco, disciplina e gestão de riscos são primordiais para avaliar as oscilações do dia a dia.

Além disso, o fator psicológico também tende a pesar em momentos de decisão. Aqui entra o equilíbrio entre perdas e ganhos para nivelar as operações. Como dica final para se dar bem na profissão trader, acompanhe as notícias sobre economia. Quanto mais por dentro você estiver de conceitos básicos e de como tudo funciona, inclusive o que influencia o preço das ações, mais confortável você estará para lidar com a Bolsa e gerar resultados.

Quer saber mais sobre as certificações financeiras e como se preparar para conquistar a sua? Então, confira nosso guia de estudos completo com as principais informações sobre cada uma.

Voltar para o blog
X Materiais gratuitos do mercado financeiro: cursos, apostilas, vídeos e muito mais    Acessar Agora