Carreira Bancária no setor público – Como começar com o pé direito

A gente aprende desde pequeno a guardar nosso dinheiro. Tudo pode começar com aquele simples cofrinho que deixa seguro suas economias. No entanto, as moedinhas vão aumentando e você precisa passar a conhecer sobre o banco.

 

Com o objetivo de administrar o dinheiro dos clientes e fazer empréstimos, o banco é uma maneira de fazer negócio. O sistema financeiro de um país é o conjunto de bancos que estão presentes nele, formando sua economia.

 

Existem os bancos privados e os públicos, que estão ligados ao governo. No caso do Brasil, é possível destacar a força dessas instituições, assim como o grande interesse de trabalhar nelas.

 

A Carreira Bancária no Setor Público é cobiçada por muitos, especialmente por se tratar de um cargo em que o indivíduo é um funcionário público, carreira vista com ótimos olhos no país.

 

Entretanto, para ser encaminhado nesse meio, é preciso se informar sobre as áreas, onde atuar e no que consiste o trabalho.

 

Separamos importantes esclarecimentos para você começar com o pé direito a Carreira Bancária no Setor Público.

 

O que caracteriza a Carreira Bancária no Setor Público?

Decidir ingressar em um setor da economia é avaliar todos os pontos positivos que ele apresenta. No caso da Carreira Bancária no Setor Público, o campo faz abrir os olhos de muitas pessoas pelos bons salários no mercado e auxílios adicionais.

 

Os benefícios são definidos pela Convenção Coletiva de Trabalho, que vale para todo o país. Algumas das decisões são do piso salarial e participação nos lucros, por exemplo. Se você já tem esse foco para o seu futuro, é interessante planejar sua escolha na graduação.

 

Seguir na Carreira Bancária no Setor público é indicado ser formado em uma, ou mais desses cursos: Administração, Ciências Contábeis, Sistema de Informação, Economia, Marketing e Segurança da Informação.

 

Destacando em especial as instituições públicas, para ingressar na carreira bancária é preciso realizar o concurso, no qual há vagas tanto para o nível médio quanto para o superior.

 

A parte positiva desse ingresso é a abertura de graduandos nos mais diferentes cursos, tanto de exatas, como citado acima, como de humanas. E ainda, há uma essencialidade: o certificado CPA-10 (Certificação Profissional ANBIMA – Série 10).

 

A ANBIMA é a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais. O documento habilita o profissional interessado na Carreira Bancária no Setor Público na prospecção ou venda de produtos de investimentos.

 

Para ter destaque, é válido fazer alguns cursos e formações complementares, para ter como diferencial no currículo e ascender na Carreira Bancária no Setor Público com essas especializações. Além disso, estas fazem uma diferença na prática do dia a dia de trabalho.

 

Conheça os Cargos e Funções da Carreira Bancária no Setor Público

A Carreira Bancária no Setor Público é caracterizada pelo ambiente competitivo, especialmente pela abertura de concursos em diversos momentos e estabilidade no setor.

 

O diferencial são as relações interpessoais, pois, assim, o profissional vai se destacar por sua liderança, motivação e integridade.

 

O cargo de bancário possui diversas funções nas instituições públicas.

 

O bancário fica responsável pela parte administrativa do banco, e, para completar, o atendimento ao público, para as pessoas físicas e também as jurídicas.

 

Ao consultar o bancário, você é informado sobre as possibilidades dos serviços que a instituição oferece, como a abertura de conta, consórcios, seguros e também planos de investimentos.

 

Em outras palavras, é ele quem cumpre as atividades burocráticas e administrativas do banco, em especial a venda de serviços.

 

O primeiro cargo da maioria dos trabalhadores que ingressam na Carreira Bancária no Setor Público é como caixa.

 

Vale destacar que o setor bancário traz como um dos seus grandes atrativos a possibilidade de crescimento na carreira bancária. O trabalho com o dinheiro fará, e muito, parte da sua rotina.

 

Por isso, o conhecimento em matemática é uma necessidade, assim como a parte da informática. Para quem planejar ascender na Carreira Bancária no Setor Público, investir em cursos de extensão sobre essas áreas pode contar como um diferencial.

 

Além disso, os estudos são uma maneira de informação sobre a área de investimentos.

 

Como está a Carreira Bancária no Setor Público no Brasil

Quando o assunto é Carreira Bancária no Setor Público no país, é possível que algumas vantagens façam abrir os olhos do profissional, assim como seu interesse, para o ramo. Destacamos 5 deles para você avaliar:

 

  1. Quantidade de vagas: o número de oportunidades abertas pelos concursos públicos é grande. Em 2015, por exemplo, a Caixa Econômica Federal aprovou mais de 3.000 novos Técnicos Bancários.

 

Por outro lado, vale destacar que, assim como a demanda, a procura é alta;

 

  1. Salários: o pagamento costuma ser um atrativo da carreira pública. Os bancos federais, por exemplo, possuem uma média inicial de R$2.400,00, para o nível médio;

 

  1. Tempo de trabalho: a Carreira Bancária no Setor Público demanda apenas 30 horas semanais, em comparação às 40 horas do setor privado. Ou seja, são 6 horas ao dia trabalhando;

 

  1. Crescimento no Banco: subir de cargos no banco público é uma possibilidade alcançável. A ascensão é um incentivo, com remunerações para quem foca em se especializar no assunto, e ainda promoções ao atingir as metas.

 

  1. Benefícios: iniciar uma Carreira Bancária no Setor Público conta com os benefícios oferecidos ao trabalhador. Ingressar na área conta com Planos de Saúde, Férias Remuneradas, Vale-Refeição, Cesta-Alimentação e ainda Auxílio-Transporte.

Para quem tem filhos, pode contar com o Auxílio-Creche, e também para crianças com deficiências. Para completar, há também a Previdência Privada. Como destacado acima, há também as remunerações e gratificações por conta do alcance de metas.

Concluindo

Chegou a hora de você planejar sua Carreira Bancária no Setor Público. Seja começando como caixa, até alcançar a vaga de Técnico, e ainda continuar a subir as escadas das profissões.

 

A Carreira Bancária no Setor Público desperta interesse em muitos jovens na atualidade. Com a ajuda dessas informações e explicações, você já pode iniciar seu planejar e se engajar na Carreira Bancário no Setor Público.

Gostaria que mais pessoas se beneficiassem deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Ainda não há comentários! Você será o primeiro a comentar.

Deixe suas dúvidas e comentários. Responderemos o mais breve possível.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esqueceu a senha?
Perdeu sua senha? Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Iremos enviar um link de recuperação para o seu e-mail.
We do not share your personal details with anyone.