CEA – 5 Razões Para Se Tornar Um Especialista em Investimentos

Se você deseja se tornar um especialista em investimentos, deve tirar sua CEA.

Trata-se de uma das certificações dadas pela ANBIMA, que possibilitam o profissional a atuar dentro do mercado financeiro.

Para a obtenção, seus conhecimentos serão testados e aprovados por este órgão, que é o maior de certificações da área, sendo também o responsável pelas CPAs 10 e 20, comprovando seus conhecimentos para atuação como gerente de contas.

Com a capacitação, poderão trabalhar com pessoas físicas que sejam investidores ou em indicações de produtos de investimentos.

Portanto, confira nosso artigo e entenda tudo sobre essa certificação e sua importância, para que comece agora mesmo a trilhar o caminho de um profissional de sucesso!

 

O que é CEA?

CEA é a sigla para Certificação de Especialista em Investimentos ANBIMA, que se destina a quem deseja ocupar cargos gerenciais.

Tais profissionais atuarão dentro de instituições bancárias ou financeiras no mercado, realizando trabalhos de assessoria aos investidores pessoas físicas na indicação de produtos.

Por ser um cargo de elevados conhecimentos, esta certificação permite os exercícios das funções abrangidas pelas certificações CPA-10 e CPA-20.

Atualmente, com o mercado cada vez mais competitivo, pessoas na faixa entre 18 a 25 anos vêm procurando obter tal certificação, por se tratar de um cargo que é um dos mais elevados e desejados por profissionais do mercado financeiro, visto que além das responsabilidades, é recheado de vantagens.

Para que serve?

Antes de mais nada, a CEA é obrigatória para trabalhar como Especialista em Investimentos e também se faz importante se você deseja subir de cargo e atingir novos patamares em sua carreira financeira.

Você poderá promover consultorias sobre investimentos diretamente com os clientes, que irão ter maior confiança e credibilidade em você, devido ao seu selo de qualificação.

Para ser aprovado e obter a certificação é preciso ter 70% de acertos na prova da ANBIMA, cujas características são:

  • Computadorizada;
  • Data e horário escolhidos pelos candidatos;
  • 70 questões com 3h30 de duração.

 

Por que tirar uma CEA?

Talvez você tenha entendido a importância dessa certificação no mercado. Mas e para sua carreira profissional?

Confira abaixo 5 razões para obter a sua CEA!

  1. Vantagem Profissional

Quanto mais qualificado um profissional é, maiores serão os cargos que este poderá ocupar.

Bem como, ele irá se destacar no mercado pelo seu diferencial, em casos de cargos que a certificação não é uma exigência.

Isso porque, possuir conhecimentos e habilidades elevados agrega valor não apenas ao seu currículo, como também às empresas contratantes na prestação de serviços aos seus clientes, tornando-se um profissional valioso para as instituições.

  1. Sucesso na Carreira

Apesar de o mercado financeiro ser bastante concorrido, a quantidade de profissionais altamente qualificados é baixa. Desse modo, para quem se especializa, existem mais chances de alcançar aquele cargo de desejo, recebendo maior destaque e reconhecimento dentro do mercado atuante.

Ter um selo de qualificação lhe atribui credibilidade e confiança, permitindo a atuação em grandes transações dentro das instituições do mercado financeiro.

  1. Estabilidade no Mercado

Atualmente, vemos o Brasil caracterizado por um cenário de crise e alta nos desempregos.

Sabemos que quem possui qualificação acaba tendo maiores chances de manter seu emprego, já que nem todos poderão exercer determinadas funções que requerem certificações para tal.

Desse modo, ter a CEA significa que você pode atuar também nas funções de CPA-10 e CPA-20, caracterizando-se como um funcionário com amplo leque de atuação dentro de uma empresa.

  1. Autoaperfeiçoamento

Além de você demonstrar maior qualificação através das certificações, você estará demonstrando o tipo de profissional que você é, ou seja, alguém que tem dedicação, preza os conhecimentos e mantém-se atualizado sobre o mercado.

Significa que você não caiu na estagnação profissional pela falta de força de vontade e determinação, mas, sim, procurou sempre aprender cada vez mais para se tornar o melhor possível naquilo que realiza.

Por consequência, presta serviços melhores e mais confiáveis aos seus clientes.

  1. Salário e Benefícios

Da mesma forma que quanto maior a qualificação, maior será o cargo e suas responsabilidades, o mesmo pode ser dito dos salários e benefícios. Uma vez que, juntamente com as responsabilidades, vêm uma remuneração elevada.

Funciona como uma espécie de incentivo ao profissional, mostrando seu valor e reconhecimento na empresa, impedindo que este possa acabar preferindo a concorrência, devido a maiores vantagens oferecidas.

Portanto, profissionais em cargos de maior importância dentro de uma empresa costumam ser muito bem remunerados pelas suas capacidades profissionais.

 

Conclusão

Em síntese, a CEA é mais uma das certificações oferecidas pela ANBIMA para qualificar profissionais do mercado financeiro.

Obtendo-a,  você se torna apto a trabalhar em cargos de gerência e assessoria, juntamente aos clientes pessoas físicas, como Especialista em Investimentos na indicação de produtos de investimentos de alto nível.

Mas, lembrando sempre: toda certificação possui um período para realizar sua atualização, permitindo que você continue atuando em grandes cargos financeiros.

Você gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais e deixe seu comentário!

Ainda não há comentários! Você será o primeiro a comentar.

Deixe suas dúvidas e comentários. Responderemos o mais breve possível.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esqueceu a senha?
Perdeu sua senha? Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Iremos enviar um link de recuperação para o seu e-mail.
We do not share your personal details with anyone.