O que é a certificação CFP ®? 5 coisas que você deve saber

Tem interesse em saber o que é a certificação CFP ®? Pois saiba que ela está entre as mais diversas qualificações do mercado financeiro.

Destinada aos profissionais que desejam atuar tanto no cenário nacional quanto internacional, é reconhecida no setor mundial de finanças.

Contudo, é preciso estudar muito para comprovar seus conhecimentos sobre investimentos, devido ao alto nível de dificuldade da prova.

Em resumo, os profissionais em posse dela poderão realizar atendimentos diferenciados atendendo objetivos e necessidades de seus clientes.

Hoje, iremos falar um pouco mais sobre a certificação CFP ®, explicando algumas de suas principais características.

Boa leitura!

O que é a certificação CFP

Tudo que você deve saber sobre a certificação CFP ®

o que é cfpA Certified Financial Planner (CFP®) é uma certificação de cunho internacional do mercado financeiro.

Criada nos Estados Unidos, concedida no Brasil pela PLANEJAR – Associação Brasileira de Planejadores Financeiro, a CFP® é destinada àquelas pessoas que desejam atuar como Planejador Financeiro.

Assim sendo, a entidade certificadora Planejar é afiliada ao Financial Planning Standards Board – FPSB. Essa entidade é a responsável pelo gerenciamento, desenvolvimento e promoção da marca CFP® no mundo.

Ou seja, sua função é de certificar, implantar e controlar as atividades desses profissionais.

De acordo com a entidade, a certificação CFP® é uma certificação que engloba seis conhecimentos, garantindo que o planejador conheça muito além dos produtos de investimentos:

  1. Planejamento Financeiro e Ética
  2. Gestão de Investimentos
  3. Planejamento da Aposentadoria
  4. Gestão de Riscos e Seguros
  5. Planejamento Fiscal
  6. Planejamento Sucessório

Em suma, na posse dela, os profissionais poderão realizar planejamentos para seus clientes de forma personalizada, visando seus objetivos e as necessidades individuais.

No entanto, apesar de não ser obrigatória, essa certificação serve como selo de qualificação profissional, garantindo amplo reconhecimento e credibilidade.

Com isso, para obtê-la, o candidato precisa comprovar a Experiência Profissional no atendimento direto com cliente pessoa física por 05 anos, sendo exigido curso superior. E mais, deve aderir ao Código de Conduta Ética e Responsabilidade Candidato e Melhores Práticas.

Como tirar minha certificação?

o que é cfpTalvez você esteja se perguntando qual a vantagem de tirar essa certificação e se ela não se faz obrigatória.

De fato, que a maior parte das instituições financeiras do país só contratam aqueles profissionais que a possuem. Principalmente, nos setores de alta renda ou Private Banking.

Logo, é através da PLANEJAR que você irá realizar a prova para atestar suas capacidades e habilidades de atuação, verificando seus conhecimentos nacionais e internacionais do mercado.

Em síntese, a verificação é feita através de uma prova dividida em seis módulos, totalizando 140 questões sobre os mais diversos conteúdos de forma aprofundada. Entretanto, a aprovação em todos os módulos deve ser obtida no período de 24 meses. E ainda, a validade da aprovação em cada módulo é de 24 meses.

Além do mais, também é possível fazer a prova completa, podendo ser aprovado em um ou mais módulos, mesmo que não tenha sido aprovado na prova completa.

Para quem é?

Estudantes

Se você está cursando a faculdade, esse é um período interessante para pensar em se tornar um profissional CERTIFIED FINANCIAL PLANNER ™ e fazer carreira.

Sobretudo, o motivo para isso é que existe uma demanda por consultores financeiros pessoais. Bem como, vale lembrar que a procura por esse profissional deve crescer, por isso, obter a certificação CFP® será uma excelente escolha para o seu futuro profissional.

Profissionais do mercado financeiro

Caso você já trabalhe no mercado financeiro, obter a certificação pode trazer ainda mais sucesso para o seu futuro no mercado de trabalho. Esse pode ser o seu divisor na carreira. Com toda a certeza, certifica o seu compromisso com a função, juntamente com outros tipos de qualificações e ainda o torna um profissional diferenciado..

Mudanças de carreira

Você decidiu que é o momento de seguir outros rumos na sua vida? Caso o seu interesse seja seja o planejamento financeiro, a certificação pode garantir a sua carreira em uma área com expansão evidente. Com o direito de utilizar a marca CFP®, seus clientes ou empregadores terão a certeza do profissional que você é, para sempre atendê-los com o melhor disponível.

5 Coisas que você deve saber sobre a certificação CFP ®

o que é CFP

Abaixo, você irá conhecer tudo a respeito da Certificação CFP®, então confira!

  1. Preparação

Caso a sua preocupação seja a aprovação, na internet existem diversos cursos preparatórios online.

Essas ferramentas possibilitarão que você estude a partir de uma plataforma que conta com suporte ao aluno, permitindo a retirada de dúvidas e auxílio em seus estudos.

  1. Aplicação do Exame

O exame deverá ser realizado de maneira modular ou completa. No primeiro caso, será realizado em mais de um dia; no segundo, o candidato deverá fazer todos os módulos em apenas um dia de exame.

Geralmente, as provas são realizadas aos domingos. Assim sendo, pela manhã tem-se a aplicação dos módulos 1 e 2, e o restante na parte da tarde.

  1. Nota Mínima

De acordo com a realização do exame, existem dois parâmetros:

  • Completo: mínimo de 70% de acertos na prova como um todo, acertando 98 questões. E mínimo de 50% (igual ou superior) para cada módulo.
  • Modular: é obrigatório um mínimo de 70% de acerto para cada módulo.

Essa escolha fica a critério do candidato de acordo com sua disponibilidade.

  1. Pós-aprovação

Após a aprovação no exame CFP®, em um prazo de 3 anos, é necessário comprovar a experiência profissional.

Além disso, será a hora de comprovar uma experiência mínima de 5 anos no mercado, realizando assim atividades de contato direto com clientes pessoa física. Para tal, é preciso já ter realizado uma das seguintes funções:

  • planejamento financeiro,
  • investimentos,
  • planejamento da aposentadoria,
  • gestão de riscos e seguros,
  • planejamento fiscal,
  • planejamento sucessório
  • e aderir ao Código de Ética e Melhores Práticas.

Por fim, é necessário a comprovação de que você possui um curso superior completo. Do contrário, não poderá retirar a sua certificação CFP®.

  1. Manutenção da Certificação

Após você realizar e ser aprovado nas provas, bem como conseguir comprovar os requisitos exigidos para sua obtenção.

Será necessário ainda  ficar atento ao prazo de manutenção da certificação. Isso porque ela deverá ser feita a cada dois anos, cumprindo 30 créditos totais de educação continuada, que serão os cursos e outras atividades definidas como válidas pela PLANEJAR. E ainda, precisa re-aderir ao Código de Ética e realizar o pagamento da anuidade.

Faça o download dos materiais gratuitos CFP ®

A Pro Educacional disponibiliza materiais gratuitos para você. O que acha de experimentar?

Preparação com a Pro Educacional para o exame CFP ®

Além do curso preparatório, ofertamos também o Programa de MBA Executivo em Planejamento Financeiro – Preparação CFP®.

Dessa forma, imagine garantir a sua certificação e ainda obter o seu certificado MBA de modo prático e aplicado, orientado por especialistas de mercado?

Pense nas oportunidades do mercado de trabalho, uma vez que você passará por um processo de formação diferenciado, que proporcionará um currículo ainda mais robusto!

Conclusão 

o que é CFP

Portanto, apesar de a Certificação CFP® não ser obrigatória para atuação no mercado, muitas instituições financeiras e bancárias exigem-na para atuação dos Planejadores Financeiros.

Em contrapartida, esse requisito se apresenta nos segmentos Private Banking e alta renda, caracterizando investidores com maior capital para aplicações.

Por esse motivo, a certificação se torna um diferencial e possibilita melhorias na prestação de serviços.

Se você gostou desse artigo, deixe sua opinião nos comentários e compartilhe nas redes sociais!

Ainda não há comentários! Você será o primeiro a comentar.

Deixe suas dúvidas e comentários. Responderemos o mais breve possível.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *