CNPI: a certificação em alta para 2022!

A Certificação CNPI

A Certificação Nacional do Profissional de Investimento (CNPI), assim como outras certificações, tem o intuito de elevar o nível dos profissionais ao ponto que se equiparem ao padrão internacional de Analistas de Investimentos. Venha saber mais! 

Boa leitura!

A Certificação e a Apimec

Se a sua intenção é ser um Analista de Investimentos (Analista de Valores Mobiliários) é obrigatório ser aprovado no exame realizado pela Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais – Nacional (Apimec). Essa associação está incluída no conselho da Association of Certified International Investment Analysts (ACIIA). Além do mais, a Apimec também mantém um representante no International Examinations Committee (IEC).

Assim, o certificado comprova a qualificação técnica necessária dos profissionais que atuam nos mercados financeiro e de capitais no Brasil.

Com isso, entendemos que a Apimec Nacional detém o poder de decisão acerca das características e dos requisitos que os candidatos devem possuir para os exames. Sendo assim, algumas das características analisadas são, por exemplo, o grau de escolaridade, o nível de reconhecimento e a experiência profissional. 

Como você já deve saber, o profissional pode atuar nos processos de análise, avaliação e decisão de investimentos. Bem como, em outras áreas. Ou ainda, a certificação CNPI pode funcionar muito bem para quem tem interesse em ou ampliar seus conhecimentos e tornar-se um investidor profissional. 

Portanto, veja as informações apresentadas no infográfico a seguir:  

CNPI certificação

Marcos regulatórios na atividade de analista de valores mobiliários

Provavelmente, você já deve saber que em 3 de maio de 2018, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) editou a instrução 598, revogando a ICVM 483 e introduziu um novo marco regulatório acerca da atividade do analista de valores mobiliários. 

Entretanto, em 25 de fevereiro de 2021 a resolução CVM nº 20 revogou a Instrução CVM 598/2018.

Atenção: Informações mais detalhadas sobre as categorias, as etapas, além dos custos e formas de inscrição na certificação, você encontra no artigo aqui do blog. 

Ainda não há comentários! Você será o primeiro a comentar.

Deixe suas dúvidas e comentários. Responderemos o mais breve possível.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *