Como trabalhar no Mercado Financeiro?

Pessoas trabalhando no Mercado Financeiro

O Mercado Financeiro é um dos setores mais competitivos, e no Brasil vem crescendo muito nos últimos anos. Saiba como aproveitar as oportunidades para trabalhar e se destacar no Mercado Financeiro.

O cenário atual 

O mercado financeiro brasileiro vem apresentando altas taxas de crescimento de investidores. Segundo dados da B3 (Brasil Bolsa Balcão), o número de contas de pessoas físicas cresceu 92% entre os anos de 2019 e 2020, chegando a marca de 3,2 milhões de investidores. E nos primeiros três meses de 2021, o número de novos ingressantes chega a 331,9 mil, totalizando o montante de R$ 482 bilhões em ações

Diante deste cenário de crescimento e relevância, as oportunidades no mercado de trabalho financeiro também estão em expansão, porque há uma demanda por profissionais qualificados. Os atrativos para quem escolhe essa área de atuação são muitos, entre eles: as altas faixas salariais, a flexibilidade de atuação e a rotina agitada. 

Como se preparar para trabalhar no mercado financeiro e ter uma trajetória de sucesso? 

Se você está buscando iniciar sua carreira na área, recolocar-se no mercado de trabalho e crescer profissionalmente, buscar conhecimento aprofundado e técnico é fundamental, pois dessa forma é possível mostrar seu diferencial e alavancar sua carreira. 

A graduação em um curso relacionado à finanças, economia ou administração, lhe dará uma base teórica dos fundamentos, além de oportunidades de estágios em instituições bancárias e corretoras. 

Porém, para se destacar no mercado, passar maior confiança aos clientes e possuir um diferencial competitivo, é essencial investir em certificações, até mesmo porque para exercer alguns cargos, as certificações são pré-requisito. 

Conheça as principais certificações 

Para seguir carreira bancária, é preciso obter as certificações da ANBIMA – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais. Conheça as principais

  • CPA-10: voltada para pessoas que buscam trabalhar com prospecção e venda de produtos junto aos clientes em agências bancárias ou plataformas de atendimento;
  • CPA-20: indicada para aqueles que pretendem atender investidores qualificados, de alta renda, realizando venda de produtos de investimento e manutenção de carteira de ativos;
  • CEA: para quem objetiva gestão em bancos, indicação de investimentos e consultoria;
  • CGA: para quem busca realizar gestão de Fundos de Investimentos.

Já para o mercado de capitais, a certificação ANCORD é obrigatória para quem quer atuar como Agente Autônomo de Investimentos. 

Para atuar como Analista de Investimentos, que realiza a recomendação de valores mobiliários como ações e debêntures, é preciso obter a certificação CNPI

Por fim, há a certificação CFP, reconhecida em 26 países, e destinada aos planejadores financeiros, para atuar no desenvolvimento de estratégias de investimento para diferentes perfis de clientes.

Para concluir, independente da área escolhida, é preciso dedicar-se aos estudos com disciplina e organização. E, para auxiliar você nessa jornada, a PRO disponibiliza diversas aulas, apostilas e conteúdos gratuitos em nosso site.

Além disso, oferecemos os cursos mais completos, com os melhores profissionais do mercado como professores, acesso ilimitado e o melhor conteúdo do mercado! Não perca tempo e comece hoje a se preparar para a profissão do futuro! Seja PRO! 

Ainda não há comentários! Você será o primeiro a comentar.

Deixe suas dúvidas e comentários. Responderemos o mais breve possível.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *