Introdução ao Sistema Financeiro Nacional e Participantes do Mercado

O Sistema Financeiro Nacional (SFN) é composto por instituições normativas e reguladoras, como o Conselho Monetário Nacional (CMN), o Banco Central do Brasil (BACEN, BCB ou BC) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que desenvolvem mecanismos (leis) a fim de sistematizar o funcionamento das demais instituições financeiras públicas e privadas que servem como intermediárias de captação, distribuição e transferências de recursos financeiros de toda a sociedade (ASSAF NETO, 2014). Nesse capítulo você encontrará 30 aulas e o Resumo. O objetivo é familiarizar o aluno com as funções doas agentes normativos, reguladores e executores do SFN, dentre eles o CMN, o Conselho de Valores Mobiliários (CVM) o BACEN, a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil, bancos comerciais, bancos de desenvolvimento, como o BNDES. Além disso, esse capítulo conterá os Códigos de ética, regulação de melhores práticas de IPO e fundos de investimentos da ANBIMA.  

COMENTÁRIO O que esperar deste capítulo?
  • Proporção de 5% a 15% no exame.
  • Espere de 4 a 11 questões.

  Este módulo apresenta os principais conceitos sobre Sistema Financeiro Nacional, os participantes, a fiscalização e regulação dos Mercados Financeiros e de Capitais.


Doutora em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Santa Catarina, é Graduada em Economia pela Universidade Federal Fluminense. É professora universitária das áreas de Mercado de Capitais, Macroeconomia, Microeconomia e Finanças Organizacionais pela Fundação Getúlio Vargas.

Pressione F11 para tela cheia
Insira no mínimo 3 caracteres.
Nenhum resultado.
Suporte? Clique aqui.