Tipos de Capitalização

Progresso das Aulas

Errata do vídeo: na capitalização composta a taxa de juros incide sobre o saldo devedor atualizado de forma exponencial em função do tempo.

 

Capitalização Simples ou Linear: A capitalização simples é o regime pelo qual a taxa de juros incide apenas sobre o capital inicial, não havendo assim incidência de juros acumulados. A taxa varia linearmente em função do tempo.

Capitalização Composta: A capitalização composta é aquela na qual a taxa de juros incide sobre o principal acrescido dos juros acumulados até o período anterior. A taxa varia exponencialmente em função do tempo.

 

Um Comparativo Entre as Capitalizações

Comparativo entre as formas de capitalização

Observando a figura, essa que representa um gráfico contendo os tipos de capitalização, é notório que a capitalização simples possui um comportamento linear (equação de uma reta) e a capitalização composta um comportamento exponencial (devido essa possuir uma operação de potenciação). A longo prazo, a capitalização composta permite um valor de montante maior do que em relação à capitalização simples. Entretanto, a curto prazo, esse valor de montante é menor.


Doutor em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestre em Economia Aplicada (quantitativa) pela UFPEL. É economista, especializado em Finanças pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou como Agente Autônomo de Investimentos (ANCORD), Analista e Controller. Pesquisador com publicações científicas internacionais sobre efeitos spillover e herd behavior no mercado de capitais. Autor de 7 livros.

Pressione F11 para tela cheia
Insira no mínimo 3 caracteres.
Nenhum resultado.
Suporte? Clique aqui.