Funções de Data

Progresso das Aulas


Calculo de Datas Futuras e Passadas

 

Datas Futuras: Inicialmente, deve-se entrar no modo de “Datas” pressionando as teclas   (Função D.MY do inglês “day, month and year”). Em seguida deve-se digitar a data atual na notação “dia.mêsano”, apertar a tecla , e depois a função “Date” pressionando as teclas  .

Exemplo 1: Qual a data de vencimento de uma compra feita no dia 19/11/2018 para pagamento em 40 dias?

Pressionar em sequência:

                

Irá aparecer no visor da calculadora a data 29/12/2018 e o número 6, equivalente ao dia da semana (no caso, sábado). Os números representam os dias da semana da seguinte maneira: 1 para Segunda-feira, 2 para Terça-feira, 3 para Quarta-feira, 4 para Quinta-feira, 5 para Sexta-feira, 6 para Sábado e 7 para domingo.

 

Datas Passadas: De maneira análoga ao conteúdo anterior, deve-se acessar o modo “Datas”, digitar a data e pressione  e posteriormente, introduza a quantidade de dias anterior à data.

Exemplo 2: Uma compra irá vencer no mesmo dia 19/11/2018, sabendo que a compra foi feita para pagamento em 90 dias, qual foi a data da compra?

                 

 

Calculando o Número de Dias Entre Duas Datas: No mesmo modo “Datas” digite a data antiga, pressione , introduza a data mais recente e pressione as teclas.

Exemplo: Calcule os dias decorridos entre as datas 02/02/2018 e 28/09/2018.

                       .

A função  realiza o cálculo do número de dias entre as datas. Resposta do exemplo: 238 dias.


Doutor em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Pelotas. É economista, especializado em Finanças pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou como Analista e Controller. Pesquisa efeitos spillover e herd behavior no mercado de ações. Produz estudos sobre basis risk no mercado de derivativos.
Esqueceu a senha?
Perdeu sua senha? Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Iremos enviar um link de recuperação para o seu e-mail.
We do not share your personal details with anyone.