Introdução à HP-12C: Parte 2

Progresso das Aulas


Conhecendo o Teclado e suas Principais Funções

 

 

Trabalhando com Números: basta digitar os dígitos em sequência. A tecla   deve ser pressionada caso o número tenha dígitos em parte decimal. Se for um número inteiro não é necessário pressionar tal tecla.

Exemplo: Para imprimir na tela o número 287,47 deve-se pressionar os botões na seguinte ordem:       .

 

Salvando e Acionando Números: A tecla  (Store) armazena números na memória enquanto a tecla   (Recall) aciona esses números salvos.

Exemplo: Uma operação foi realizada e deseja-se salvar o resultado. Deve-se pressionar o botão de salvar em seguida do “lugar” em que deseja-se salvar o resultado:  . E caso quando quiser acionar tal número, deve-se pressionar em seguida os botões:  .

 

Limpando Registros: Para limpar o visor, basta pressionar a tecla  . Porém, para limpar todos os registros, deve-se pressionar as teclas  e . CLX em inglês significa “Clear X” (traduzindo para português, “Limpar X”).

 

Trocando o sinal dos números: Para trocar o sinal é necessário apertar a tecla . CHS significa a expressão inglesa “Change Sign”, que em português significa “troca de sinal”.

 

Casas decimais: É possível definir o número de casas decimais. Acionando as teclas  e o número de casas desejadas.

Exemplo: Pressione  e  , aparecerá no visor: 0,0000000.

 

Operadores Básicos

Conforme mencionado na Sessão 1.1., o modo RPN é conhecido por aumentar a velocidade dos cálculos. Para realizar operações ( ou ) deve-se introduzir, a priori, o primeiro número, em seguida o segundo número e, finalmente, a operação a ser realizada.

Exemplo:

  • 14 + 7

Pressionar em sequência:       .

 

  • 16 ÷ 4

Pressionar em sequência:        .

 

No quadro abaixo temos um comparativo entre o modo RPN e o modo algébrico.

 

Quadro – Comparativo entre as notações algébrica e RPN.

Operação Notação algébrica Notação RPN

A + B

A + B

AB +

(A . B – C . D)/(E . F)

((A * B) – (C * D))/(E * F)

AB * CD * – EF/

Fonte: Elaborado pelo autor.

 

Perceba que, em operações longas, a notação RPN é muito mais eficiente do que a notação algébrica: Na primeira operação da tabela 2 seria necessário pressionar 4 teclas na notação algébrica (incluindo a tecla “Enter”) e 5 na notação RPN. Na segunda operação seria necessário pressionar 20 teclas em notação algébrica (incluindo o “Enter”), enquanto na notação RPN 16 teclas.

 

  • Pilhas operacionais: O modo RPN funciona através de 4 registradores (X, Y, Z e T) empregados para armazenar números durante os cálculos. Em cálculos com apenas 1 número, utiliza-se apenas o registrador X. Em cálculos com 2 números, são utilizados os registradores X e Y. Os registradores Z e T armazenam resultados intermediários. Ao digitarmos um número na calculadora, este é apresentado no visor, isto é, o registrador X. Pressionando a tecla , este número é transferido para o registrador Y, permitindo que novo valor seja digitado no registrador X.

 

Exemplo: 4+2+2+7

Ao realizar a operação de soma, os registradores irão variar conforme a Tabela 3 abaixo, após o usuário seguir a sequência indicada pela coluna 1.

 

Quadro – Funcionamento dos registradores da pilha operacional.

Sequência Regist.  X Regist. Y Regist. Z Regist. T
1º Digite  4
2º Digite  4,00 4,00
3º Digite  2, 4,00
4º Digite  2,00 2,00 4,00
5º Digite  2, 2,00 4,00
6º Digite  2,00 2,00 2,00 4,00
7º Digite  7, 2,00 2,00 4,00
8º Digite  9,00 2,00 4,00
9º Digite  11,00 4,00
10º Digite  15,00

Fonte: Elaborado pelo autor.


Victor Buttignon
professor_ii
Doutorando em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Pelotas. Economista especializado métodos estatísticos utilizados em avaliação de impacto de políticas públicas e dados em painel.
Já é registrado?
Esqueceu a senha?
Perdeu sua senha? Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Iremos enviar um link de recuperação para o seu e-mail.
We do not share your personal details with anyone.
Pressione F11 para tela cheia
Insira no mínimo 3 caracteres.
Nenhum resultado.
Suporte? Clique aqui.