6 Etapas do processo de planejamento financeiro, etapas 4 até 6

Progresso das Aulas

Desenvolver e apresentar as recomendações de planejamento financeiro ao cliente

Sendo, candidato deverá ser capaz de determinar e propor uma política de investimentos (Investment Portfolio statment – IPS) em função de sua situação financeira, estágio de vida, perfil psicológico (suitability), objetivos e restrições.

 

  1. Identificar e avaliar estratégias de planejamento financeiro.
  • O profissional de planejamento financeiro considera uma ou mais estratégias relevantes para a situação atual do cliente, que poderiam atender de forma sensata aos objetivos, necessidades e prioridades do cliente.
  • Detalhamento: O profissional identifica estratégias para alcançar os objetivos validados pelo cliente. Em seguida, avalia a capacidade de cada estratégia de atender de forma sensata aos objetivos, necessidades e prioridades do cliente. Esta avaliação pode envolver o debate com o cliente sobre a importância, prioridade e o momento dos objetivos e necessidades do cliente, considerando múltiplas hipóteses e/ou a realização de pesquisa ou consulta a outros profissionais. Este processo pode produzir uma estratégia única, múltiplas estratégias ou nenhuma mudança na atual situação do cliente. Ao considerar estratégias alternativas, o profissional leva em conta suas obrigações ou restrições jurídicas ou regulamentares, bem como sua própria competência para lidar com os objetivos, necessidades.

O candidato deverá ser capaz de identificar, avaliar e apresentar estratégias e recomendações de planejamento financeiro

  1. Desenvolver as recomendações de planejamento financeiro.
  • O profissional desenvolve as recomendações de planejamento financeiro com base nas estratégias escolhidas para atender de forma sensata aos objetivos, necessidades e prioridades estabelecidos pelo cliente.
  • Detalhamento: Após a identificação e avaliação de diversas estratégias e da atual situação do cliente, o profissional de planejamento financeiro elabora as recomendações de planejamento financeiro que podem atender de forma sensata aos objetivos, necessidades e prioridades do cliente. As recomendações podem ser uma ação independente ou uma combinação de ações que podem ser implementadas em conjunto. As recomendações podem prever a manutenção da situação atual. Se o profissional recomenda uma mudança, esta pode ser de caráter geral ou específico. Talvez seja necessário recomendar ao cliente modificar um objetivo, necessidade ou prioridade. As recomendações elaboradas podem divergir daquelas de outros profissionais ou consultores e ainda atender de forma sensata aos objetivos, necessidades e prioridades do cliente. É importante que esta parte do processo de planejamento financeiro seja suficientemente documentada.

 

  • Apresentar ao cliente as recomendações de planejamento financeiro.

  • O profissional de planejamento financeiro apresenta as recomendações de planejamento financeiro e os argumentos dessas recomendações de forma a permitir ao cliente tomar uma decisão qualificada.
  • Detalhamento: Ao apresentar as recomendações de planejamento financeiro, o profissional auxilia o cliente a compreender a situação, os fatores e premissas atuais que foram fundamentais para as recomendações, os riscos da estratégia e o provável impacto das recomendações sobre a capacidade do cliente atingir seus objetivos, devendo evitar apresentar sua opinião como um fato.

Posteriormente, informa que as recomendações de planejamento financeiro provavelmente precisarão ser modificadas na medida em que mudem as condições pessoais, econômicas e outras variáveis do cliente. O profissional revela qualquer conflito de interesse não divulgado anteriormente e explica como tais conflitos afetam as recomendações de planejamento financeiro. Nesta etapa do processo de planejamento financeiro, o profissional pode também avaliar se as recomendações de planejamento financeiro atendem às expectativas do cliente, se o cliente está disposto a agir segundo as recomendações e se modificações serão necessárias.

 

 

1.2.5 Implementar as recomendações de planejamento financeiro ao cliente

 

  1. Chegar a um acordo sobre as responsabilidades durante a implementação.

 

O candidato deverá ser capaz de obter aprovação sobre as responsabilidades na implementação do plano financeiro pessoal.

 

  • O profissional de planejamento financeiro e o cliente concordam quanto às responsabilidades de implementação, consistentes com o escopo da contratação, à aceitação pelo cliente das recomendações de planejamento financeiro, e à capacidade do profissional de planejamento financeiro de executar as recomendações de planejamento financeiro.

 

  • Detalhamento: O profissional obtém a concordância do cliente sobre a implementação das recomendações e provê a documentação necessária, podendo alterar o escopo da contratação, como inicialmente definido, com base no acordo celebrado com o cliente. As responsabilidades do profissional podem incluir: identificar atividades necessárias para a execução; determinar as responsabilidades do profissional de planejamento financeiro e do cliente; indicar ou trabalhar conjuntamente com outros profissionais; compartilhar informações do cliente conforme autorizado; e selecionar produtos e/ou serviços. Se houver conflitos de interesse, fontes de remuneração ou relacionamentos importantes com outros profissionais que não tenham sido0divulgados anteriormente, o profissional deve revelar isso ao cliente. Adicionalmente, explica o racional para potenciais indicações e as qualificações dos profissionais referidos. Se um profissional for contratado para prover apenas a etapa de implementação do processo de planejamento financeiro, isto será claramente definido por escrito no escopo da contratação. O escopo de trabalho pode incluir o escopo das fontes de informações, recomendação e análise produzidas por terceiros.

 

  1. Identificar e apresentar produto(s) e serviço(s) para implantação.

O candidato deverá ser capaz de identificar e apresentar os produtos e serviços adequados para implementação do plano financeiro aprovado pelo cliente.

 

  • Com base no escopo da contratação, o profissional de planejamento financeiro identifica e apresenta produtos e serviços apropriados que sejam consistentes com as recomendações de planejamento financeiro aceitas pelo cliente.

 

  • Detalhamento: O profissional pesquisa e recomenda produtos ou serviços que sejam apropriados para a situação financeira do cliente e que atendam adequadamente aos objetivos, necessidades e prioridades. A opinião do profissional incorpora tanto informações qualitativas como quantitativas. As soluções identificadas podem divergir daquelas de outros profissionais, visto que mais de um produto ou serviço pode atender às necessidades do cliente. O profissional fornece, de maneira transparente, todas as informações ao cliente exigidas pelos regulamentos aplicáveis. As recomendações relativas aos produtos ou serviços podem ser apresentadas conjuntamente com as estratégias e recomendações de planejamento financeiro.

 

1.2.6 Monitorar a situação do cliente

 

  1. Chegar a um acordo sobre as responsabilidades e condições para revisão periódica da situação do cliente.

O candidato deverá ser capaz de revisar e reavaliar periodicamente o plano financeiro propondo e implementando, se for o caso, os ajustes necessários.

  • O profissional de planejamento financeiro e o cliente definem e concordam mutuamente sobre as condições para reavaliar a situação do cliente, incluindo objetivos, perfil de risco, estilo de vida e outras mudanças relevantes.
  • Detalhamento: O profissional comunica ao cliente que o planejamento financeiro é um processo dinâmico que pode exigir atualizações devido a mudanças nas condições pessoais, econômicas ou outras condições. O cliente e o profissional concordam mutuamente e compreendem suas atribuições para assegurar que a situação do cliente está sendo adequadamente analisada. O profissional define e comunica ao cliente o caráter e o escopo das atividades de revisão que prestará. O processo de análise pode demandar mudanças no escopo original da contratação ou até mesmo uma nova contratação.

 

  1. Analisar e reavaliar a situação do cliente.

O candidato deverá ser capaz de obter aprovação sobre estratégias necessárias para implementar os ajustes propostos.

  • Ao conduzir a revisão, o profissional de planejamento financeiro e seu cliente, revisam a situação do cliente para avaliar se as recomendações do profissional conduzem ao atingimento dos objetivos do cliente, determinam se as recomendações continuam adequadas e confirmam qualquer revisão que mutuamente seja considerada necessária.

 

  • Detalhamento: O processo de revisão pode incluir: a confirmação de que as recomendações de planejamento financeiro acordadas entre o cliente e o profissional estão sendo implementadas; avaliação atualizada do progresso e alcance dos objetivos em razão das recomendações de planejamento financeiro traçadas; reavaliação das premissas iniciais ou subsequentes elaboradas por razoabilidade pelo profissional de planejamento financeiro; determinação de ajustes no plano financeiro se as mudanças nas circunstâncias ou objetivos do cliente exigem ajustes; concordância mútua sobre quaisquer alterações necessárias. Mudança nas circunstâncias e necessidades pode demandar que etapas anteriores no processo de planejamento financeiro sejam revisitadas.

 

Termos definidos pela PLANEJAR (Fonte (disponível em):  www.planejar.org.br).

Cliente – Uma pessoa, pessoas ou entidades relacionadas com as quais o profissional de planejamento financeiro mantém relacionamento planejador-cliente formal.

Remuneração – Qualquer benefício econômico, monetário ou não monetário, que um profissional de planejamento financeiro ou partes relacionadas recebam ou que tenham direito a receber pela prestação de serviços profissionais.

Planejamento Financeiro Compreensivo – processo de desenvolvimento de estratégias para auxiliar o cliente na gestão de seus assuntos financeiros para atender seus objetivos de vida, integrando os seis componentes do planejamento financeiro (Planejamento Financeiro, Investimentos, Gestão de Riscos e Seguros e Planejamento da Aposentadoria, Planejamento Tributário, Planejamento Sucessório).

Planejamento Financeiro – O processo de desenvolvimento de estratégias para ajudar os clientes na gestão de seus assuntos financeiros para atingir seus objetivos de vida. Na prática, o planejamento financeiro permite rever todos os aspectos da situação atual e comparar com a situação desejada, desenhando um plano para atingir os objetivos deste cliente.

Processo de Planejamento Financeiro – Processo pelo qual profissionais de planejamento financeiro elaboram estratégias para ajudar os clientes na gestão de seus assuntos financeiros para atingir seus objetivos de vida, incluindo: 1) Estabelecimento e definição de relacionamento com o cliente; 2) Coleta de informações do cliente; 3) Análise e avaliação da situação financeira do cliente; 4) Elaboração e apresentação de recomendações de planejamento financeiro ao cliente; 5) Implantação das recomendações de planejamento financeiro do cliente; 6) Revisão da situação do cliente.

Informação Suficiente – Todas as informações necessárias para que o profissional de planejamento financeiro possa realizar análise e recomendação adequadas.

Termo de Revisão – A frequência, escopo, taxas aplicáveis e outras condições pertinentes para que o profissional de planejamento financeiro possa revisar e reavaliar a situação do cliente.


Doutor em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Pelotas. É economista, especializado em Finanças pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou como Analista e Controller. Pesquisa efeitos spillover e herd behavior no mercado de ações. Produz estudos sobre basis risk no mercado de derivativos.
Esqueceu a senha?
Perdeu sua senha? Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Iremos enviar um link de recuperação para o seu e-mail.
We do not share your personal details with anyone.