Finanças Comportamentais Corporativas: Abertura de Capital, Fusões e Aquisições

Progresso das Aulas

Os analistas podem adotar diversas ações com a finalidade de evitar erros em sua pesquisa. Algumas dessas ações são as mesmas envolvidas quando da interpretação de relatórios de gerenciamento. Nesse contexto, eles devem estar cientes da possibilidade de ancoragem e ajuste quando recalibrar as suas previsões com novas informações. Sendo assim, devem utilizar métricas e índices que possibilitem a comparação com previsões anteriores. Além disso, os analistas precisam adotar uma abordagem sistemática que contenha perguntas preparadas, bem como coletar dados antes de formar quaisquer pareceres ou realizar conclusões.

De modo a evitar conclusões que envolvam cenários improváveis, os analistas devem seguir um processo estruturado, com a incorporação de novas informações de modo sequencial, bem como atribuição de probabilidades a partir da fórmula de Bayes. Também devem buscar evidências contraditórias, de modo a formular uma opinião contrária ao invés de buscar mais informações que confirmem sua hipótese inicial. Além disso, é importante que recebam um feedback rápido que lhes permita reavaliar suas opiniões e obter conhecimento referente à visão futura, sendo que todo o processo precisa ser documentado.


Você não está logado!
Para ter acesso ao curso, .
Doutor em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestre em Economia Aplicada (quantitativa) pela UFPEL. É economista, especializado em Finanças pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou como Agente Autônomo de Investimentos (ANCORD), Analista e Controller. Pesquisador com publicações científicas internacionais sobre efeitos spillover e herd behavior no mercado de capitais. Autor de 7 livros.

Pressione F11 para tela cheia
Insira no mínimo 3 caracteres.
Nenhum resultado.
Suporte? Clique aqui.