Indexação

Progresso das Aulas

A indexação consiste em referenciar os valores de um gráfico em relação a outro gráfico. Esse gráfico é chamado de gráfico indexado ou gráfico dividido por um indexador. Ou seja, são observadas as proporções entre os diferentes ativos, e assim comparada a rentabilidade dos ativos analisados. Geralmente, o indexador é um outro ativo de renda fixa ou a própria inflação. Nesse último caso, é chamado de correção ou indexação dos preços, pois mostra o preço do ativo corrigido. Desse modo, esse gráfico permite verificar se os retornos dos ativos analisados compensam mais que o indexador.

 

COMENTÁRIO


No mercado futuro, os preços já são corrigidos pela inflação.

 

Já quando se trata de uma ação, por exemplo, pode ser utilizada outra ação ou um índice, a fim de avaliar o comportamento da ação em relação ao setor ou o próprio mercado como um todo.

 

Há valorização em gráfico indexado quando:

  • o ativo analisado subir e o indexador cair;
  • o ativo valorizar mais que a valorização do indexado; ou
  • o indexador desvalorizar mais que a desvalorização do ativo.

 

Há desvalorização em gráfico indexado quando:

  • o indexador subir e o ativo analisado cair;
  • o indexador valorizar mais que a valorização do ativo; ou
  • o ativo desvalorizar mais que o indexador dele.

 

Considere como ativo a ação VALE5 e como indexador a ação PETR4. O gráfico indexado deve ser analisado da seguinte forma:

 

  • Se a análise do gráfico indica compra, deve-se comprar VALE5 e vender PETR4. Justificativa: o desempenho da VALE5 é maior que o da PETR4.
  • Se a análise do gráfico indica venda, deve-se vender VALE5 e comprar PETR4. Justificativa: o desempenho da PETR4 é maior que o da VALE5.

 

Essa tática estimula o aumento da quantidade de ativos em posse do investidor, pois ao obter sucesso da troca entre os dois ativos, conforme há diferenças de preços, a quantidade de ativos em posse é aumentada. Observe:

A identificação de uma tendência de compra de VALE5 e venda de PETR4 reduz a quantidade de papéis (ações) da PETR4 e aumenta a quantidade de papéis da VALE5. Caso a valorização relativa de VALE5 se materialize, ao aparecer uma tendência de venda de VALE5, haverá a compra de mais papéis de PETR4 do que os que havia em posse inicialmente. Já a indexação em relação ao índice Bovespa, por exemplo, permite a avaliação do desempenho da ação em relação a das demais empresas no mercado.

 

Em conclusão, o indexador é fundamental para a realização de determinadas operações, como aquelas que visam ao hedge (proteção), análise da diferença entre dois ativos, análise do efeito do dólar, dos juros etc.


Você não está logado!
Para ter acesso ao curso, .
Doutor em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Pelotas. É economista, especializado em Finanças pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou como Analista e Controller. Pesquisa efeitos spillover e herd behavior no mercado de ações. Produz estudos sobre basis risk no mercado de derivativos.
Pressione F11 para tela cheia
Insira no mínimo 3 caracteres.
Nenhum resultado.
Suporte? Clique aqui.