Indexação

Progresso das Aulas

A indexação consiste em referenciar os valores de um gráfico em relação a outro gráfico. Esse gráfico é chamado de gráfico indexado ou gráfico dividido por um indexador. Ou seja, são observadas as proporções entre os diferentes ativos e assim comparada a rentabilidade do ativo analisado. Geralmente, o indexador é um outro ativo de renda fixa ou a própria inflação, nesse último caso é chamado de correção ou indexação dos preços pois mostra o preço do ativo corrigido. Assim, esse gráfico permite verificar se os retornos do ativo analisado compensam mais que o indexador.

 

COMENTÁRIO
no mercado futuro os preços já são corrigidos pela inflação.

 Todavia, para uma ação, por exemplo, pode ser utilizada outra ação ou um índice, assim, avaliando o comportamento da ação em relação ao setor ou o próprio mercado como um todo.

 

Há valorização em gráfico indexado quando:

  • o ativo analisado subir e o indexador cair;
  • o ativo valorizar mais que a valorização do indexado; ou
  • o indexador desvalorizar mais que a desvalorização do ativo.

 

Há desvalorização em gráfico indexado quando:

  • o indexador subir e o ativo analisado cair;
  • o indexador valorizar mais que a valorização do ativo; ou
  • o ativo desvalorizar mais que o indexador dele.

 

Considere como ativo a ação VALE5 e como indexador a ação PETR4. O gráfico indexado deve ser analisado da seguinte forma:

 

  • Se a análise do gráfico indica compra, deve-se comprar VALE5 e vender PETR4. Justificativa: o desempenho da VALE5 é maior que o da PETR4.
  • Se a análise do gráfico indica venda, deve-se vender VALE5 e comprar PETR4. Justificativa: o desempenho da PETR4 é maior que o da VALE5.

 

Essa tática estimula o aumento da quantidade de ativos em posse do investidor, pois ao obter sucesso da troca entre os dois ativos, conforme há diferenças de preços, a quantidade de ativos em posse é aumentada. Observe:

A identificação de uma tendência de compra de VALE5 e venda de PETR4 reduz a quantidade de papéis (ações) da PETR4 e aumenta a quantidade de papeis de VALE5. Caso a valorização relativa de VALE5 se materialize, ao aparecer uma tendência de venda de VALE5 haverá a compra de mais papeis de PETR4 do que os em posse inicialmente.
Já a indexação em relação ao índice Bovespa, por exemplo, permite a avaliação do desempenho da ação em relação as das demais empresas no mercado.
O indexador é fundamental em determinadas operações realizadas, como aquelas que visam ao hedge (proteção), análise da diferença entre dois ativos, analisar o efeito do dólar, analisar o efeito dos juros, etc.


Doutor em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Pelotas. É economista, especializado em Finanças pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou como Analista e Controller. Pesquisa efeitos spillover e herd behavior no mercado de ações. Produz estudos sobre basis risk no mercado de derivativos.
Já é registrado?
Esqueceu a senha?
Perdeu sua senha? Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Iremos enviar um link de recuperação para o seu e-mail.
We do not share your personal details with anyone.
Pressione F11 para tela cheia
Insira no mínimo 3 caracteres.
Nenhum resultado.
Suporte? Clique aqui.