Gráficos perpétuos ou contínuos

Progresso das Aulas

As séries financeiras representadas nos gráficos nem sempre apresentam continuidade. Isso dependerá do ativo analisado. Por exemplo, contratos futuros apresentam data de vencimento e, portanto, o mesmo contrato não pode ser analisado em diferentes anos. As séries que têm “prazo de validade” como alguns derivativos são considerados não perpétuas. Observe o contrato de milho a seguir:

 

Figura – Exemplo de gráfico de derivativo não-perpétuo.

Fonte: Elaborado pelo autor.

 

Nesses casos, a continuidade observada, por exemplo, no gráfico apresentado para a petr4 para diferentes anos não pode ser observada claramente para um derivativo. Nesse caso, é realizada uma espécie de “emenda” entre as séries.

No caso dos contratos futuro são conjugadas as séries para os contratos de mesmo vencimento e, assim, a série de um contrato com vencimento em março de 2017, por exemplo, é agrupada com a série de um contrato com vencimento em março de 2018. Para isso, logicamente, é respeitado o ativo em questão (mesmo ativo objeto).

Para que esse processo seja corretamente realizado é preciso respeitar alguns critérios, como:

  • A liquidez do contrato não pode estar muito baixa. Portanto, não pode ser utilizado o dia de vencimento para interconectar as séries.
  • Para interconectar as séries é realizada a divisão da série antecessora a próxima por um fator.

 

Esse trâmite aumenta as séries e as torna perpétuas, possibilitando que o analista técnico utilize uma variedade maior de ferramentas e possa trabalhar com séries que são contínuas.


Doutor em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Pelotas. É economista, especializado em Finanças pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou como Analista e Controller. Pesquisa efeitos spillover e herd behavior no mercado de ações. Produz estudos sobre basis risk no mercado de derivativos.
Já é registrado?
Esqueceu a senha?
Perdeu sua senha? Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Iremos enviar um link de recuperação para o seu e-mail.
We do not share your personal details with anyone.
Pressione F11 para tela cheia
Insira no mínimo 3 caracteres.
Nenhum resultado.
Suporte? Clique aqui.