Análise de Estilo Baseada em Retornos

A Análise de Estilos é uma importante ferramenta utilizada na avaliação da performance de carteiras de investimentos para entender o comportamento (estilo) de uma dada carteira, tanto em relação ao risco quanto em relação ao retorno.

Essa análise permite que os investidores possam verificar se o gestor está seguindo o estilo pelo qual ele foi contratado. Com isso, ela evita o problema do Style-Drift, que em geral resulta na entrega de um retorno diferente daquele que foi contratado, além de o gestor ainda poder sofrer mais na performance por estar fora de sua expertise. Ao segregar os fundos em grupos com características semelhantes de exposição, a Análise de Estilos permite também que os investidores possam comparar as performances dos fundos.

Exemplo: Se o investidor contrata um gestor para trabalhar com small cap value, provavelmente o resto do seu portfólio está alocado em outros portes de empresa ou em outros estilos de investimento e a sua alocação para small cap value é aquele percentual que está com aquele gestor contratado para esse fim. Se o gestor começar a investir em large cap growth, o portfólio do investidor estará muito concentrado em large cap growth, e isso pode atrapalhar o desempenho do portfólio do investidor como um todo.

Uma das metodologias utilizadas na análise de estilos é a Análise de Estilos Baseada em Retornos. Essa metodologia apresenta um modo de conhecer a composição média de um portfólio por meio de uma regressão linear multivariada que é feita entre os retornos do gestor e o retorno de alguns índices de diferentes estilos. A partir do modelo, são verificadas as correlações entre os retornos do gestor e desses índices escolhidos para entrar na regressão, para tentar encaixar os resultados do gestor com os índices de determinados estilos, de modo a verificar se os retornos estão próximos daquilo que foi prometido ao investidor.

A Análise de Estilos Baseada em Retornos pode ser utilizada tanto para comparar múltiplos gestores como também para estudar um mesmo gestor ao longo do tempo.


Você não está logado!
Para ter acesso ao curso, .
Doutor em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestre em Economia Aplicada (quantitativa) pela UFPEL. É economista, especializado em Finanças pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou como Agente Autônomo de Investimentos (ANCORD), Analista e Controller. Pesquisador com publicações científicas internacionais sobre efeitos spillover e herd behavior no mercado de capitais. Autor de 7 livros.

Pressione F11 para tela cheia
Insira no mínimo 3 caracteres.
Nenhum resultado.
Suporte? Clique aqui.