Gestão de Carteiras – Long Only Estilos 2

 

Outras duas categorias são os investimentos em small caps ou large caps, caso os investidores prefiram investir em pequenas ou grandes empresas. A medida do tamanho de uma empresa é chamada de capitalização de mercado. A capitalização de mercado é o número de ações que uma empresa possui em circulação, multiplicado pelo preço da ação. Alguns investidores acreditam que as empresas de pequena capitalização devem ser capazes de oferecer retornos melhores, visto que possuem maiores oportunidades de crescimento, são mais ágeis em sua gestão e fazem parte de um mercado mais ineficiente, com maiores chances de apresentar desvios do preço justo.

No entanto, o potencial de maiores retornos em small caps está associado a um risco maior. Além disso, empresas menores possuem menos recursos e geralmente têm linhas de negócios menos diversificadas. Nesse contexto, os preços das ações podem variar bastante, implicando perdas ou ganhos elevados. Sendo assim, os investidores devem estar confortáveis ao assumir esse nível adicional de risco. Já os investidores mais avessos ao risco podem encontrar maior conforto em ações de grande capitalização, as blue chips, consideravelmente mais previsíveis, mas ao mesmo tempo com menores probabilidades de lucros acima da média e crescimento geralmente mais lento.


Você não está logado!
Para ter acesso ao curso, .
Doutor em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestre em Economia Aplicada (quantitativa) pela UFPEL. É economista, especializado em Finanças pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou como Agente Autônomo de Investimentos (ANCORD), Analista e Controller. Pesquisador com publicações científicas internacionais sobre efeitos spillover e herd behavior no mercado de capitais. Autor de 7 livros.

Pressione F11 para tela cheia
Insira no mínimo 3 caracteres.
Nenhum resultado.
Suporte? Clique aqui.