Quantitative Arbitrage é uma estratégia que se aproveita das ineficiências do mercado por meio de modelos matemáticos computadorizados. Esses modelos computacionais buscam prever movimentos do próprio mercado.
Exemplo: O investidor poderia identificar, por meio de uma técnica computacional sofisticada associada a um modelo matemático que faça uso de uma ampla base de dados, que, sempre que o spread entre os títulos do governo alemão e os títulos do governo francês subir acima de um determinado valor, há uma tendência muito forte de que esse spread se reduza novamente. O modelo iria, nesse momento, mostrar a vantagem de comprar algum desses títulos para se aproveitar dessa tendência identificada, e a compra poderia até ser feita de modo automático.
Short Bias é uma estratégia de investimento em fundos de hedge em que grande parte ou todos os investimentos de um fundo consistem em vendas a descoberto. Ou seja, é um fundo especializado em short positions que busca se beneficiar quando o mercado ou os investimentos diminuem, capturando lucros quando o mercado declina.