Guia Sobre Certificação Ancord – O Guia Completo Para Você

Muitos profissionais do mercado financeiro possuem a ambição de se tornarem agentes autônomos de investimento. No entanto, alcançar esse patamar requer preparação e qualificação para passar no exame e tirar a sua certificação Ancord.

Você já pensou em se tornar um profissional que atua na Bolsa de Valores?

É isso mesmo! O profissional que é certificado pela Ancord como agente autônomo de investimentos pode atuar diretamente na bolsa de valores como um corretor.

Contudo, algumas pessoas ainda possuem muita dúvida sobre o assunto, e geralmente não conseguem entender perfeitamente o que é a certificação Ancord.

Por isso, se você quiser entender tudo sobre esse assunto, ficar por dentro de como realizar esse exame e se tornar um certificado, continue lendo este artigo.

“Ancord”, o que isso significa?

Para todos aqueles que nunca ouviram falar, a Ancord é basicamente uma entidade certificadora. Ela atua na certificação de profissionais para trabalharem no mercado de distribuição de títulos e valores mobiliários.

Sua representatividade é tão vasta que inclui as seguintes entidades:

  • Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF);
  • Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional (CRSFN);
  • Fundo de Pensão Multipatrocinado das Instituições do Mercado Financeiro e de Capitais;
  • Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA);
  • Associação Viva o Centro – São Paulo;
  • Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado.

Dessa forma, ela se consolidou como uma das maiores entidades de intermediação aqui no Brasil, através do desenvolvimento contínuo de associados e da defesa de membros e outras entidades as quais estão ligadas.

Ela oferece treinamentos, cursos, certificações, direcionamento técnico e jurídico, contendo mais de 70 instituições financeiras e agentes associados.

 

Certificação Ancord e sua importância

Dentre as opções de carreira no mercado financeiro, uma das que mais vêm crescendo nos últimos anos é a de agente autônomo de investimentos.

Conhecido também como assessor de investimentos, sua principal função é atuar como se fosse o gerente de uma agência bancária.

Ele é responsável por todo o atendimento ao cliente, tirando dúvidas, distribuindo aplicações financeiras, entre outros similares.

Sua única diferença de um gerente bancário comum é que o profissional que possui a certificação Ancord atua somente com aplicações financeiras. Isso significa que ele não distribui empréstimos, contas correntes, seguros, ou outros processos bancários comuns.

Eles podem estar afiliados a uma corretora ou serem funcionários de escritórios de investimento.

Mas, e então, qual a sua importância?

A certificação da Ancord certifica o funcionário ou profissional do mercado financeiro com as habilidades necessárias para exercer função de agente autônomo.

Além disso, passar no exame não é para qualquer um.

Considerando isso, possuir uma certificação dessas certamente dará um “up” no seu currículo como profissional.

 

Como tirar minha certificação Ancord?

Para se tornar um qualificado agente autônomo, é preciso ser aprovado no exame da Ancord. O conteúdo da prova é extremamente denso, ainda mais para pessoas que estão começando há pouco tempo no mercado financeiro.

Seu conteúdo é dividido em 15 módulos:

  • A Atividade do Agente Autônomo de Investimento – CVM 497/11;
  • Ética Profissional e Aspectos Comportamentais;
  • Lavagem de Dinheiro – Leis nº 9.613/98; Circular BACEN 3461/09; Instrução CVM nº 301/99;
  • Fundamentos de Economia;
  • Estrutura do Sistema Financeiro Nacional – SFN;
  • Instituições e Intermediadores do Sistema Financeiro Nacional;
  • Administração de Risco;
  • Mercado de Capitais: Produtos, Modalidades Operacionais, Tributação e Regulamentação Básica;
  • Fundos de Investimento;
  • Outros Fundos de Investimento Regulados pela CVM;
  • Securitização de Recebíveis;
  • Clubes de Investimento;
  • Matemática Financeira;
  • Mercado Financeiro: Produtos, Modalidades Operacionais, Tributação e Regulamentação Básica;
  • Mercado de Derivativos: Produtos, Modalidades Operacionais, Tributação e Regulamentação Básica.

Como você mesmo pode ver, esse é um tipo de exame que exige muito conhecimento técnico sobre investimentos e mercado financeiro.

São 80 questões, sendo necessários 56 acertos para aprovação, ou seja, 70% da prova.  Esta tem duração de 2h30.

Além disso, existem os pré-requisitos mínimos para a realização do exame.

Em resumo, qualquer pessoa física pode realizar a prova, desde que tenha terminado o ensino médio, não tenha antecedentes criminais e concorde com os termos da Ancord.

No mais, é preciso também preencher todo o formulário de inscrição, alegando veracidade total nas informações fornecidas.

Para se inscrever no exame, basta acessar o site da Ancord e clicar em inscrições”. Após a realização da inscrição, será cobrada uma taxa no valor de R$420.

A prova é eletrônica e acontece em todo o território brasileiro. Nesse sentido, você não precisará se preocupar tanto com deslocação.

Contudo, não são todas as cidades que possuem locais homologados pela FGV para realização do exame.

 

Conclusão

Como vimos no conteúdo acima, tirar sua certificação não é uma tarefa fácil. Ao mesmo tempo, porém, não há nada impossível para aqueles que realmente desejam mostrar que são capazes de atingir patamares de carreira como esse.

Temos uma forte recomendação: procurem se dedicar e focar bastante no seu objetivo, existem também preparatórios como este que vão te ajudar a se destacar no exame. Afinal, não adianta ter foco e dedicação se não tiver um ótimo conteúdo.

Enfim, este artigo foi feito com o objetivo de trazer informações sobre os detalhes da certificação Ancord tão concorrida no mercado financeiro. Esperamos que você alcance todos os seus objetivos e que possa contar com nossa ajuda para isso.

Peço para que deixe seu comentário caso tenha gostado do artigo ou não. Seu feedback é muito importante para o desenvolvimento de nosso conteúdo!

 

Ainda não há comentários! Você será o primeiro a comentar.

Deixe suas dúvidas e comentários. Responderemos o mais breve possível.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esqueceu a senha?
Perdeu sua senha? Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Iremos enviar um link de recuperação para o seu e-mail.
We do not share your personal details with anyone.