MBA para Mercado Financeiro e de Capitais vale a pena?

mba para mercado financeiro

O MBA para Mercado financeiro é para quem busca um MBA e quer se especializar, expandir o conhecimento em uma determinada área, bem como, agregar valor ao currículo. E se você pudesse evoluir ainda mais em sua trilha profissional com uma pós-graduação especial?

Isso significa não apenas conquistar um novo diploma e ampliar a sua formação, mas ganhar um preparo extra para o mercado.

Essa é a proposta do MBA para Mercado Financeiro e de Capitais. Que oferece, além do certificado, toda a preparação necessária para o exame de quatro certificações financeiras, caso seja do seu interesse. São elas: Certificação Profissional Anbima – Série 10 (CPA-10) e Série 20 (CPA-20), Certificação de Especialistas em Investimentos Anbima (CEA) e Agente Autônomo de Investimentos (Ancord)

Neste artigo, vamos apresentar a opção do MBA com curso preparatório e o que levar em conta na hora de escolher o melhor custo-benefício para o seu bolso. Acompanhe!

Como funciona o MBA para Mercado Financeiro e de Capitais?

O MBA Executivo em Mercado Financeiro foi criado para quem quer investir na área bancária e na assessoria de investimentos. É válido tanto para aqueles que desejam crescer, como para os que estão em transição de carreira. O pré-requisito é ter uma graduação. 

No entanto, a proposta vai um pouco além, com o objetivo de proporcionar uma formação complementar consistente e abrangente dentro do mercado financeiro. Por isso, a pós inclui o conteúdo cobrado no exame de quatro certificações financeiras. 

Certificação Profissional Anbima – Série 10 (CPA-10) e Série 20 (CPA-20)

Para os profissionais interessados em seguir carreira bancária, a Certificação Profissional Anbima (CPA) é essencial. Enquanto a Certificação Profissional Anbima — Série 10 (CPA-10) é a porta de entrada no mercado financeiro, a Certificação Profissional Anbima — Série 20 (CPA-20) ajuda a acelerar o seu crescimento profissional. 

Com a CPA-10, você pode prospectar e vender ativos financeiros diretamente para o público. Já o objetivo da CPA-20 é um pouco diferente. Com ela, é possível preparar sua trilha para voos mais altos, ou seja, cargos gerenciais. Além disso, novos clientes, investidores qualificados (patrimônio superior a R$1 milhão), podem fazer parte da sua carteira. Isso significa explorar alta renda, private banking, corporate e investidores institucionais.

Certificação de Especialista em Investimentos Anbima (CEA)

Ainda dentro da área bancária, a Certificação de Especialista em Investimentos Anbima (CEA) funciona como uma especialização máxima em investimentos. Com ela, você pode assessorar gerentes de contas de clientes pessoa física, além de indicar investimentos. Profissionais certificados podem oferecer consultoria autônoma ou então, buscar cargos de gerência em bancos, autarquias e órgãos públicos. 

Agente Autônomo de Investimentos (Ancord)

Para fechar a lista de conhecimento extra que integra o currículo do MBA para Mercado Financeiro, vem a certificação para Agentes Autônomos de Investimentos (Ancord). É uma exigência da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para trabalhar com assessoria de investimentos — seja em sociedade com escritórios ou em consultoria autônoma. E também é um dos selos mais cobiçados pelas corretoras.

MBA Executivo em Mercado Financeiro

Esse MBA oferece aos profissionais a possibilidade de ter um título de pós-graduação enquanto se preparam para o exame das certificações. O conteúdo inclui desde conceitos avançados a aspectos práticos, que permeiam a dinâmica desse mercado, passando pelos selos CPA-10, CPA-20, CEA e Ancord:

  • Matemática Financeira: uso da calculadora HP12C e aplicação de casos práticos;
  • Prospecção de Clientes para o Mercado Financeiro: módulo para estudar como funciona uma rede de contatos, lidar com objeções e coletar feedback;
  • Atendimento Bancário: foco no edital da Anbima para as certificações CPA-10 e CPA-20, como participação das instituições financeiras e princípios de investimentos;
  • Assessoria de Investimentos: é a vez do edital dos Agentes Autônomos de Investimentos (AAI), atuação e CVM 497/11;
  • Gestão Bancária: foco no exame da CEA, o que inclui indicação de produtos de investimentos e assessoria de gerências de bancos.

Além de TCC prático com a orientação de especialistas. Para garantir o diploma, os alunos precisam elaborar um relatório de análise a partir do conhecimento adquirido durante as aulas. Eles também têm a chance de aprender como construir uma carteira de clientes e indicar produtos de investimentos.

O foco é desenvolver ou ampliar seus conhecimentos no atendimento de correntistas e investidores. Assim, os futuros gestores bancários e assessores de investimentos contam com um preparo completo para impulsionar a carreira no mercado financeiro.

O currículo do curso é atualizado conforme o edital das certificações, seguindo também as demandas do mercado financeiro. Além de certificados, os professores são especialistas nas áreas que você vai estudar. 

Com reconhecimento do MEC, o curso tem uma carga horária de 360 horas, que podem ser organizadas de acordo com o ritmo e a disponibilidade de cada um. Por isso, o acesso é ilimitado até a aprovação no MBA e nas certificações financeiras. Os alunos também contam com acesso a um grupo de alunos no Telegram, vagas e suporte integral dos professores.

O que avaliar em um MBA com foco no mercado financeiro?

Escolher um MBA, entre tantas opções, nem sempre é uma tarefa simples. Quando se trata do mercado financeiro, fica ainda mais difícil. Afinal, o conhecimento é uma forma de investimento. Para colher os melhores rendimentos, a escolha precisa ser certeira. Isso significa, encontrar o curso com o melhor custo-benefício para o seu bolso e, principalmente, para acelerar a sua trilha profissional.

De olho nisso, preparamos uma lista com os principais critérios a considerar enquanto você pesquisa as opções disponíveis. Entre os requisitos mais importantes, destacamos o currículo, time de professores, flexibilidade de acesso ao curso, apoio e investimento.

Currículo

Quando a gente procura um curso, qual costuma ser o primeiro item da lista? Se você pensou no currículo, acertou. A grade curricular tem um peso enorme na decisão, pois ela apresenta o todo o conteúdo que será repassado. Assim, fica mais fácil avaliar se os temas correspondem às suas expectativas. 

No caso do mercado financeiro, vale confirmar se o currículo é atualizado constantemente. Afinal, a área passa por mudanças frequentes. Ter o reconhecimento do MEC também traz uma tranquilidade a mais, pois indica que a certificação será válida para atuar na área em que você escolher.

Professores

O próximo item a ser avaliado é o time de professores responsável pelo seu aprendizado. Profissionais com vivência no mercado financeiro já têm experiência de campo para conduzir os seus passos pela trilha que você quer seguir. Se eles tiverem uma certificação, ponto extra. O mesmo vale para os títulos de mestre e/ou doutor.

Ser especialista nos temas que integram o currículo do MBA podem fazer a diferença no seu ensino. Nada melhor do que aprender com quem já está aonde você quer chegar, não é? É mais fácil esclarecer dúvidas e oferecer o suporte que os alunos precisam. 

Flexibilidade

Agora que vimos os itens principais desse checklist, outro ponto de atenção é o acesso, principalmente, se as aulas forem online. Tem prazo para concluir o curso? Se sim, como ficaria para encaixar no seu dia a dia? Buscar opções com flexibilidade ou acesso ilimitado podem ser de grande ajuda para você organizar os estudos dentro do seu ritmo e conquistar seu certificado.

Apoio

Apoio é tudo aquilo que vai além das aulas — seja material complementar para os estudos, simulados ou exercícios de fixação. Um bom curso conta com plantão para dúvidas, suporte personalizado de acordo com as necessidades de cada aluno e recursos extras. O objetivo é potencializar o aprendizado, melhorar a assimilação dos conceitos e oferecer o preparo necessário para o mercado de trabalho.

Investimento

Cursos custam tempo e dinheiro. Quando ambos são bem aplicados, o conhecimento se torna um dos investimentos mais rentáveis. Ao avaliar o preço de um MBA em Mercado Financeiro, leve em conta todos os aspectos, além do financeiro. 

O currículo corresponde ao que você quer aprender? Quem são os professores responsáveis? O curso oferece flexibilidade para o seu estilo de vida? Quais são os recursos extras para potencializar seu aprendizado? Anote as respostas e avalie a opção que tem o melhor custo-benefício para o seu bolso e seu desenvolvimento profissional.

Qual é o melhor MBA para Mercado Financeiro?

O melhor MBA para Mercado Financeiro é o que atenda às suas expectativas profissionais. É o curso que traz em seu currículo o conteúdo que agregará conhecimento para você alcançar a posição que almeja em sua carreira. Além do mais, que tenha professores experientes para guiarem a sua trilha profissional, dar suporte nos momentos de dúvida e orientar. E ainda, que oferece uma estrutura flexível para você adaptar-se de acordo com o seu ritmo e que conta com recursos extras para aprimorar o aprendizado

Com todas essas questões em mente, a Pro Educacional criou o MBA Executivo em Mercado FinanceiroEntão, se você está em busca do melhor custo-benefício em um curso que une conhecimento na área bancária e assessoria de investimentos, conte com a Pro Educacional. Um bom parceiro é essencial para ser bem-sucedido ou bem-sucedida na trilha rumo à aprovação.

Com o combo das quatro certificações financeiras, o MBA em Mercado Financeiro garante o seu preparo para os exames e acrescenta um certificado MBA ao seu currículo. 

Quer saber mais sobre o curso? Entre em contato para receber informações adicionais antes de acelerar sua carreira. 

A Pro Educacional tem mais conhecimento para você!

Temos alguns canais que disponibilizamos diversos conteúdos gratuitos. O que acha de aproveitá-los?

Veja o nosso canal do YouTube e tenha acesso à diversos conteúdos! Acesse clicando aqui.

Não esqueça do Instagram, estamos por lá também!

MBA para mercado financeiro MBA para mercado financeiro MBA para mercado financeiro

 

Ainda não há comentários! Você será o primeiro a comentar.

Deixe suas dúvidas e comentários. Responderemos o mais breve possível.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *