Entrevista: dia a dia de uma Assessora de Investimentos, com Patricia Cezar (Zahl Investimentos)

Certificada ANCORD e com mais de 12 anos de experiência no mercado financeiro, Patricia Cezar é sócia e assessora de investimentos na Zahl Investimentos.

Conheça mais sobre a carreira de Assessor(a) de Investimentos com nossa conversa com Patricia Cezar.

Patrícia, você é sócia e assessora de investimentos de um dos escritórios de investimentos mais respeitados do Brasil, a Zahl Investimentos. Poderia falar-nos um pouco sobre a Zahl e sua trajetória profissional até aqui?

A Zahl Investimentos, credenciada à XP Investimentos,  presta assessoria para mais de 4.000 clientes e possui escritório no RS (Porto Alegre, Novo Hamburgo e Panambi), SC (Criciúma), PR (Maringá) e SP (Capital). Zahl Investimentos defende a ideia de entender as necessidades e desejos de cada cliente, de acordo com as mais diversas opções de investimentos, perfil, faixa etária, sonhos, histórias e aspirações. A Zahl conta com uma equipe de quase 30 assessores e 4 sócios majoritários, sócios esses, que já vinham de outras experiências no mercado financeiro.

Eu, apesar de formada em engenharia, já estou no mercado financeiro há quase 12 anos e todo esse tempo, dedicado ao atendimento e assessoramento de clientes. Iniciei neste mercado como assessora de investimentos em um escritório e fui crescendo até me tornar uma das sócias majoritárias. Depois de algum tempo, me uni ao meus atuais sócios, quando criamos a Zahl Investimentos, em 2015.

Por que decidiu trabalhar como assessora de investimentos?

Apesar de formada em engenharia, sempre me interessei pelo mercado financeiro e logo depois que me formei, vislumbrei um mercado muito mais interessante dentro do mundo financeiro, do que na área que eu atuava.

Qual a preparação necessária para tornar-se assessora de investimentos?

Para a atuação como assessor de investimentos, é essencial a certificação da ANCORD para Agente Autônomo de Investimentos. Esta certificação é obrigatória para que o profissional possa se credenciar à um escritório de investimentos, como a Zahl. Além desta certificação obrigatória há diversas outras certificações complementares que são importantes, como o CFP e o CFA.

Como é trabalhar no mercado financeiro e qual é a sua rotina de trabalho?

Trabalhar no mercado financeiro, no atendimento à investidores, bastante prazeroso, já que estamos auxiliando o cliente a planejar melhor o seu futuro. É essencial ao assessor que, além de gostar do mercado financeiro, que ele se identifique com a tarefa de acompanhamento e relacionamento com o seu cliente ao longo de sua carreira. Minha rotina especificamente hoje envolve grande parte da gestão do escritório e assessores, além do atendimento dos clientes. No caso de um assessor, seu tempo será dedicado, exclusivamente, à prospecção e atendimento de clientes, desde a realização de reuniões de análise de perfil e planejamento, acompanhamento da carteira de investimentos e relacionamento com estes clientes.

Na sua opinião, o que um assessor de investimentos precisa ter para destacar-se na profissão?

Como comentei anteriormente, um assessor não se diferencia somente por entender do mercado financeiro, mas principalmente pela sua capacidade de entender e se relacionar com o seu cliente, buscando a excelência no atendimento. Em escritórios em expansão, como é o caso da Zahl, assessores que se destaquem também como líderes, possuem um plano de carreira bastante promissor, onde pode se tornar um sócio relevante dentro da empresa.

Existem vagas para assessores de investimentos na Zahl Investimentos? Qual o procedimento necessário para que o candidato tente uma vaga? Qual o perfil profissional que vocês procuram?

Sim, possuímos vagas em todas as nossas unidades, em especial em Porto Alegre e São Paulo, nossas duas maiores operações. A certificação da ANCORD é obrigatória para que o candidato possa efetivamente dar início às atividades, mas sempre convidamos profissionais interessados para uma conversa, onde mostramos nosso modelo de negócio e plano de carreira, além de auxiliarmos com relação ao estudo para a prova para que o mesmo consiga ter sucesso na certificação. Além de profissionais que já tenham envolvimento no mercado financeiro, como gerentes de banco, também temos grandes destaques na nossa equipe de profissionais que fizeram transição de carreira de setores que não estavam relacionados ao mercado financeiro, mas se identificavam com mesmo.

Para finalizar, qual recomendação você daria para quem deseja iniciar a carreira de Assessor de Investimentos?

Primeiramente, se preparar para a certificação e depois buscar um escritório para ele se credenciar que possa oferecer à ele uma estrutura para que sua rotina seja focada na prospecção e atendimento de clientes. Essa estrutura dedicada de acompanhamento e treinamento são essenciais para que ele se destaque rapidamente dentro do mercado.

Ainda não há comentários! Você será o primeiro a comentar.

Deixe suas dúvidas e comentários. Responderemos o mais breve possível.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *