PEC ANCORD: Como funciona e como preparar-se?

PEC-ANCORD

PEC ANCORD

Você já conhece o PEC ANCORD? Reunimos as principais informações sobre o Programa e discutiremos sobre o assunto nesse artigo. Uma vez que, para você ser um profissional preparado e apto para competir no Mercado Financeiro, é necessário que você mantenha-se em aprendizagem contínua.

Boa leitura!

O que é Educação Continuada?

Inegavelmente, nas últimas décadas, a produção e a disseminação de conhecimento e informações alcançou patamares nunca vistos antes. Igualmente, essa ocorrência se deu de forma efetiva devido ao desenvolvimento de novas tecnologias e modelos de divulgação mais eficientes. Ou seja, todas as áreas precisaram desenvolver estratégias de aplicação do novo conhecimento, o que culminou no que chamamos de educação continuada.

Por consequência, quando falamos sobre educação continuada, precisamos entendê-la como a continuidade da formação inicial e considerar não somente a necessidade, mas também o desejo de constante qualificação e aprendizagem contínua. Nesse sentido, essa linha de pensamento tem um delineamento interessante, pois estabelece que é sempre possível aprender algo novo, visto que, pode ser incluído ou utilizado em diferentes tempos, lugares e espaços.

Isto é, o formato desse tipo de educação é importante em qualquer profissão e isso não seria diferente para o Agente Autônomo de Investimento (AAI). Tanto quanto, a atualização é uma necessidade e te permitirá ser um profissional diferenciado para atuar em uma profissão tão concorrida e de tanta responsabilidade.

Programa de Educação Continuada – PEC ANCORD

Assim, no fim de 2020, a Ancord divulgou um regulamento que criou o Programa de Educação Continuada – PEC ANCORD, instituído pela CVM por meio da Instrução 497/2011. E as suas pretensões básicas são: 

  • melhorar a qualificação dos profissionais do mercado; 
  • ajudar os profissionais a aperfeiçoar suas competências como um Agente Autônomo de Investimento para renovar seu credenciamento;  
  • somar-se aos outros programas de Educação Continuada observados pelos demais profissionais dos Mercados Financeiro e de Capitais. 

Em contrapartida, o que você pode fazer para manter-se atualizado? Decerto, você sabe que tudo muda o tempo todo, ainda mais no Mercado Financeiro. Por certo, a inclusão da educação continuada na sua formação pode ocorrer de várias maneiras: você pode fazer diferentes cursos ou programas de ensino. De tal forma, podemos citar: 

  • pós-graduação stricto sensu 
  • pós-graduação lato sensu  
    •  MBA
    • Especialização 
  • segunda graduação  
  • cursos livres.  

Portanto, tendo esses exemplos em mente, o processo de educação continuada funciona como um tipo de instrução complementar. Isto é, você tem a oportunidade de reciclar seus conhecimentos técnicos, aperfeiçoar a sua compreensão – para atender às expectativas dos clientes atuais ou futuros, e ao mesmo tempo, estar de acordo com as demandas do mercado.

Com isso, esse formato de educação se estabelece na ideia de adquirir conhecimento novo para o desenvolvimento do indivíduo. Como resultado, todas essas características estão envolvidas na qualificação e crescimento individual, o que possibilita o acúmulo de diferenciais importantes para se destacar frente à concorrência.   

O que a Pro Educacional tem a ver com o PEC ANCORD?  

Certamente, nós precisamos saber que a busca por educação continuada por parte de estudantes e profissionais é crescente. Entretanto, é de suma importância atentar-se à qualidade dessas qualificações. Dessa maneira, a Pro Educacional pensou no melhor formato para compartilhar conhecimento e fez uma seleção de professores renomados, certificados, com experiência e título de mestre e/ou doutor. Igualmente, esses profissionais constroem as melhores estratégias e métodos de ensino, aliados à tecnologia, e promovem educação continuada de qualidade.

Do mesmo modo, a Pro Educacional oferece também excelentes opções de cursos e qualificações, de forma que, as propostas disponíveis têm ênfase no Mercado Financeiro, pra você pontuar dentro do PEC e renovar o seu credenciamento. Ademais, de acordo com o regulamento, você pode participar de atividades oferecidas por instituições qualificadas, credenciadas e não credenciadas, as quais incluem: 

* Base curricular voltada ao mercado financeiro e de capitais.  

Quais as pontuações atribuídas ao PEC ANCORD?

Conforme o regulamento, as suas atividades deverão totalizar 150 pontos em 5 anos. Assim sendo, fique atento, porque é obrigatório o acúmulo de no mínimo 20 e máximo de 70 pontos por ano. 

Logo que suas atividades forem realizadas, para computar os seus créditos, envie eletronicamente os documentos e os seus respectivos comprovantes para a ANCORD, por meio da página do Sistema de Credenciamento. 

Por fim, todo ano, um formulário específico de registro dos créditos deverá ser enviado. Seja como for, isso será feito no mês de aniversário de Credenciamento ou no mês de aniversário da Certificação. De acordo com isso, caso você ainda não tenha se credenciado. Contudo, outras informações podem ser verificadas no regulamento do PEC ANCORD, como por exemplo, a forma de registrar os créditos. 

Sobre o equilíbrio de pontuações:

Dica da Pro: Os Cursos de MBA da Pro Educacional são relativamente interessantes. Para tal, considere a pontuação atribuída (50 pontos) pelo PEC ANCORD e o período para conclusão desses cursos (entre 6 meses e 1 ano, a depender da sua dedicação), um ótimo investimento. Assim sendo, você precisaria somar mais 20 pontos para atingir o limite máximo do ano.

  • Atividades educacionais realizadas por entidades qualificadas: 3 pontos para cada hora de efetiva participação no evento, sem limite de pontos. 
  • Cursos de MBA*: 50 pontos. 
  • Mestrado e/ou Doutorado*: 50 pontos. 
  • Cursos superiores (graduação)*: 10 pontos por ano letivo. 
  • Atividades educativas realizadas por entidades credenciadas: 2 pontos a cada hora de efetiva participação no evento; 
    • Limitação de 50 pontos para entidades credenciadas “não contratantes de AAI”; 
    • Limitação de 30 pontos para entidades credenciadas “contratantes de AAI”. 
  • Atividades educativas realizadas por entidades não credenciadas: 1 ponto, por hora de participação efetiva no evento, com limite máximo de 20 pontos. 
  • Certificações reconhecidas pelo mercado (primeira certificação ou recertificação), voltadas para atividades de operações ou comercial: 50 pontos. 

Observação: Os 15 pontos das atividades educacionais (cursos, palestras, eventos, webinar, congressos, workshop etc.), deverão ter base curricular voltada a assuntos de ética, conduta, compliance, prevenção a lavagem de dinheiro e congêneres. 

* relacionados às atividades do mercado financeiro e de capitais. 

Atenção também aos prazos de cumprimento e renovação do PEC ANCORD

Sendo a Pro Educacional uma instituição de ensino e de acordo com o proposto pela ANCORD, também sugerimos que você não se concentre somente nos prazos. Com isso, atente-se aos benefícios que o programa proporcionará para a sua carreira, tornando-o um profissional ainda mais competente e qualificado. Por conseguinte, não se esqueça que o Mercado está cada vez mais competitivo. 

  • Caso você já seja um AAI credenciado, os seus créditos podem ser concluídos até o mês do aniversário do credenciamento, em 2026.  
  • São necessários 150 pontos obrigatórios até o final do prazo de 5 anos. O exame poderá agendado 90 dias antes da finalização desse prazo, caso não tenha cumprido a pontuação. 

IMPORTANTE: o acúmulo de pontos do primeiro ano teve início em janeiro de 2021, e segue até o mês de aniversário do seu credenciamento em 2022.  

E se fui aprovado após a publicação do regulamento?

Você pode aderir ao PEC ANCORD e a certificação terá validade durante o período de cumprimento das regras estabelecidos pela instrução. As suas opções de escolha são: 

  1. Ter o seu registro de AAI junto à CVM por 12 meses – se aprovado e com o certificado em mãos, poderá fazer o credenciamento junto à ANCORD e ter o seu registro de AAI junto à CVM, passando a ser um AAI Credenciado; 
  2. Ter o seu registro de AAI junto à CVM por prazo indeterminado – ao solicitar o seu Certificado, poderá aderir ao PEC de acordo com as exigências da instrução, para realização dos cursos ou atividades relacionadas, sem que necessite de novo credenciamento após os 12 (doze) meses da certificação. 
  • Serão 5 anos para conclusão dos créditos do PEC. O prazo é o mês em que você fez o credenciamento na ANCORD. 

Sobre os prazos, saiba que: 

  • a renovação do seu credenciamento pode ser feita por meio da realização de Exame, 90 dias antes da data de término do prazo do PEC ANCORD; 
  • caso não cumpra com o previsto na instrução ou não obedeça aos seus prazos, perderá o credenciamento e não poderá exercer a função. Será necessário realizar o exame de certificação novamente. 

Portanto, lembre-se que o conhecimento evolui e sempre existirão outros profissionais com interesses semelhantes, em busca das melhores atualizações do mercado. Ou seja, para manter-se em destaque em uma área tão competitiva é importante que você esteja em constante evolução e desenvolvimento de habilidades.

Por isso, conte com a Pro Educacional para auxiliá-lo nas suas futuras conquistas!

Ainda não há comentários! Você será o primeiro a comentar.

Deixe suas dúvidas e comentários. Responderemos o mais breve possível.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *