Pular para o conteúdo

Exame da Ancord: entenda como vai funcionar a prova on-line

Exame da Ancord: entenda como vai funcionar a prova on-line Pro Educacional

Exame da Ancord: entenda como vai funcionar a prova on-line

Diante das restrições impostas pela pandemia, o exame da Ancord foi suspenso entre os meses de março e abril como uma das medidas preventivas para conter o avanço da Covid-19. A partir de maio, as inscrições foram retomadas e, no final de julho, uma nova modalidade foi lançada: a prova on-line para Agentes Autônomos de Investimento (AAI).

Isso significa que agora você pode conquistar a sua certificação financeira sem sair de casa. Com a novidade, a Associação Nacional das Corretoras e Distribuidores de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias quer facilitar — e proteger — a vida dos profissionais.

Além disso, a Associação também lançou um novo sistema de credenciamento 100% digital, entre outras ações para inovar em um cenário de mudanças. Neste post, vamos contar como fazer a prova on-line da Ancord e o que mudou nos Centros de Testes. Acompanhe!

Como funciona o exame da Ancord na modalidade on-line?

Com a possibilidade de fazer a prova para a certificação Ancord sem sair de casa, ficou ainda mais fácil conquistar o seu selo de qualificação. Afinal, agora você tem duas opções: home ou office. Enquanto a primeira dispensa o deslocamento até um dos Centros de Testes, a segunda mantém o formato tradicional da prova presencial.

O processo de inscrição para o exame em casa é o mesmo. Ao acessar o site da Ancord, basta selecionar a opção AAI, ler e concordar com o regulamento e seguir os passos do sistema. Escolha a opção de exame on-line e aguarde a confirmação do pagamento da taxa (cerca de 7 dias) para marcar data e horário.

A aplicação é bem similar ao que já é feito, mas com a ajuda da tecnologia. Enquanto você faz a prova, um fiscal acompanha. Além disso, o uso de celulares, tablets ou qualquer tipo de ajuda externa não é permitido. Assim como em outras avaliações on-line, há alguns pré-requisitos para se inscrever nesta modalidade do exame da Ancord:

  • Ter um notebook com acesso à internet;
  • Contar com o Windows 7 ou mais (Windows Vista não vale);
  • Abrir o microfone, habilitar o som e usar uma webcam embutida;
  • Realizar a prova em um ambiente tranquilo, bem iluminado e sem a presença de outras pessoas ou qualquer distração.

Dessa forma, tanto o agendamento como a realização da prova somente poderão ser validados com as condições acima. Antes de seguir em frente, confira se tem todos os recursos, leia e releia o regulamento do exame e deixe tudo preparado para o dia e a hora escolhidos.

Dividido em 15 módulos, o exame da Ancord conta com 80 questões sobre os fundamentos da economia, estrutura do Sistema Financeiro Nacional, administração de riscos, mercado de capitais e derivativos, entre outros temas. A prova tem duração de 2h30min. Para passar, você precisa marcar pelo menos 56 acertos (70%).

Quais são as novas orientações para provas presenciais?

Além da modalidade on-line, o exame de certificação de AAI mantém o seu modelo tradicional com as provas presenciais. O que muda é a adoção de um conjunto de medidas preventivas, que segue as orientações das autoridades de saúde.

Por uma questão de segurança, nem todos os Centros de Testes estão disponíveis ainda. Para saber se a sua cidade já foi liberada antes de fazer a inscrição para o exame de certificação no modo presencial, veja a lista completa no site da Ancord.

Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins já têm algumas cidades liberadas para realizar o exame da Ancord. Entre as orientações de segurança adotadas:

  • Higienização do laboratório — teclados, mouses, maçanetas e quaisquer outros objetos utilizados — antes e depois das provas;
  • Adoção de distanciamento mínimo de 1,5 metros entre os candidatos;
  • Uso obrigatório de máscara e higienização das mãos;
  • Conferência dos documentos de identificação sem contato físico;
  • Redução de 50% da capacidade de cada laboratório.

Se você a sua prova foi suspensa devido à pandemia, saiba que as inscrições e os agendamentos foram reabertos. Quem não pediu reembolso, pode agendar uma nova data. Já quem recebeu o valor da taxa de volta deve se inscrever novamente. Lembre-se de conferir se a sua cidade está na lista dos Centros de Testes que retomaram o exame da Ancord.

Na mira das corretoras e qualificação obrigatória pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a certificação Ancord para Agentes Autônomos de Investimento (AAI) tem chamado a atenção dos profissionais do mercado financeiro. Agora que os Centros de Testes estão retomando a agenda e o exame da Ancord também pode ser feito de casa, é o momento de intensificar os estudos para conquistar o seu selo e alavancar a sua carreira na área de investimentos.

Que tal começar o seu planejamento para conquistar a certificação Ancord? Confira a aula grátis sobre o Sistema Financeiro Nacional.

Quer saber mais sobre a certificação ANCORD? Confira o vídeo que fizemos

 

Voltar para o blog
X Materiais gratuitos do mercado financeiro: cursos, apostilas, vídeos e muito mais    Acessar Agora
X Materiais gratuitos do mercado financeiro: cursos, apostilas, vídeos e muito mais    Acessar Agora