Mude de vida com matemática financeira - Pro Edu Pular para o conteúdo
Área do Aluno proedu Carrinho

Mude de vida com matemática financeira

Mude de vida com matemática financeira Pro Educacional

Mude de vida com matemática financeira

Saber contar é o básico se você deseja obter o máximo de lucro e o mínimo de prejuízo. E, levando em consideração que nossa vida se desenvolve em interações que envolvem também comprar e vender, o seu nível de conhecimento de matemática te deixará mais perto ou mais distante de ganhar. 

Por isso, não importa se você ama ou detesta fazer cálculos financeiros, a matemática seguirá permanentemente ao seu lado ou se colocará contra você e seus objetivos, fazendo dinheiro cair na sua conta como pingos de chuva, ou, diluindo seu patrimônio como uma ferrugem.

Cálculos de matemática financeira e a vida real

A matemática financeira te ajuda a decidir se é melhor comprar um carro ou usar um desses serviços de carona por aplicativo, se é melhor financiar aquele apartamento que você está namorando há um tempo e passar algumas décadas comprometido com um banco ou morar de aluguel e investir na aposentadoria. No entanto, um entendimento mais profundo sobre os bem afamados juros compostos, triplicarão as suas posses, permitirão sua família viver tranquilamente, resolver seus problemas bancários e, quem sabe, construir um lindo chalé nos Alpes Suíços – não seria incrível?

Tão antiga quanto a própria matemática

Por ser um recurso de sobrevivência, cálculos familiares à matemática nos deixaram registros de centenas de anos passados como o texto de Plimpton 322, dos tempos arcaicos de 1900 a.C.,

Tábua de Plimpton 322

chamada matemática babilônica. Ela versa sobre o teorema de Pitágoras, indicado como progresso matemático mais amplamente difundido depois da aritmética básica e da geometria. E, mais precisamente no que tange a processos financeiros, existem registros muito antigos de que já os sumérios estavam familiarizados com todos os tipos de contratos. Contratos legais e usuais, como faturas, recibos, notas promissórias, crédito, juros simples e compostos entre outros.

Você já percebeu que contar é algo tão elementar que, quando éramos ainda crianças aprendemos os números de um a dez junto com as expressões “papai” e “mamãe”, marcando a sequência em cada um de nossos pequenos dedos?

Como disse acima, ela vai nos acompanhando e vai evoluindo junto com as nossas escolhas, de acordo com o que decidimos fazer enquanto viveremos. Então, especialmente a matemática financeira poderá se apresentar a você nas Ciências Econômicas, na Administração, no Comércio Exterior, através das Ciências Contábeis, ou pela Engenharia de Produção, pelas Ciências Atuariais, Gestão Financeira e com qualquer cargo que desejar no mercado financeiro.

E pra terminarmos o assunto por agora, não é só para os moles que a vida é dura, todos precisam aprender a contar mais do que o mínimo e mais do que a média. Então, como vai o seu conhecimento em matemática financeira?

 

Conteúdos que podem te ajudar:

CPA-20 - 3 Porquês Para Tirar Sua Certificação;

CPA-10 - 3 Motivos Para Ter Essa Certificação em Seu Currículo;

 

 

Voltar para o blog
X Materiais gratuitos do mercado financeiro: cursos, apostilas, vídeos e muito mais    Acessar Agora