Pular para o conteúdo
Área do Aluno proedu Carrinho

Dicas de Carreira no Mercado Financeiro: Por onde e como começar?

Dicas de Carreira no Mercado Financeiro: Por onde e como começar?

Dicas de Carreira no Mercado Financeiro: Por onde e como começar?

Muitos estudantes de cursos de Economia, Contábeis, Administração e Atuarias, além de outros cursos de Engenharia, possuem interesse pelo mercado financeiro e as suas diversas ramificações e oportunidades de carreira.

mercado.financeiro.por.onde.começar

A seguir, confira algumas dicas e conselhos para ingressar neste setor dinâmico e bastante atrativo na atualidade.

  • Buscar manter-se sempre atualizado

Muitos profissionais são atraídos pelo mercado financeiro pelo seu grande dinamismo. A todo momento tem algo acontecendo e você precisará estar por dentro de tudo. Um exemplo são as atuais guerras Rússia x Ucrânia e Israel x Hamas. A Rússia, por exemplo, é uma grande produtora de petróleo, assim como os países próximos ao conflito entre Israel e Hamas. Dessa forma, quando ambos os conflitos se desencadearam em 2022 e 2023, respectivamente, pode-se perceber que nos dias seguintes o preço do petróleo subiu. Esses movimentos se mantendo ao longo do tempo poderiam vir a impactar o preço da gasolina no Brasil, elevando a inflação e, dessa forma, podendo afetar inclusive as decisões do Banco Central Brasileiro em relação às taxas de juros. Em resumo, tudo está conectado no mercado financeiro e se manter atento se mostra fundamental.

  • Certificados

Pode ser considerado um diferencial no processo seletivo você já ter uma certificação. As certificações demonstram apenas conhecimento teórico, mas são bem vistas, pois atestam o interesse do profissional pela busca de conhecimento e qualificação, auxiliando a formação da sua carreira no mercado financeiro.

  • Seja um Estudante buscando aprender cada vez mais

Buscando o aprimoramento constante, ainda mais em um contexto e setor que mudam cada vez mais rápido é fundamental estar sempre aberto ao novo. Para isso, um dos caminhos podem ser livros sobre o Mercado Financeiro. Entre eles vale destacar alguns de nível básico e intermediário.

Na parte de conhecimentos gerais pode-se destacar o “Mercado Financeiro – Produtos e Serviços” de Eduardo Fortuna, além de “O Investidor Inteligente” de Benjamin Graham. Já para quem quer se aprofundar nos conhecimentos de Economia são destaques o “Introdução à Economia” de N. Gregory Mnakiw, assim como o “Macroeconomia” do Blanchard.

Para o estudo de opções merece ser trazido o “Opções, Futuros e Outros Derivativos” de John Hull. Por outro lado para a parte de análise, vale trazer para a Análise Fundamentalista o “Avaliação de Empresas” de Aswath Damodaran, já para a Anpalise Técnica recomenda-se o “Se Afastando da Manada” de André Moraes.

Por fim, merece destaque o The New Trading for a Living: Psychology, Discipline, Trading Tools and Systems, Risk Control, Trade Management para os estudos sobre Trading.

  • Mantenha o capricho no seu LinkedIn e CV

Busque tem um LinkedIn objetivo, tendo informações diretas e bem apresentadas. Na sessão “Sobre Você” do LinkedIn, use palavras sobre o Mercado Financeiro. Isso vai ajudar os robôs de pesquisa utilizado pelas áreas de RH a encontrá-lo. Na sessão sobre “Habilidades e Competências” coloque as áreas que você tem conhecimento. 

Por outro lado, em relação ao CV é claro que ninguém vai lhe contratar apenas lendo o seu CV, mas se ele for “poluído” muito provavelmente será deixado de lado.

  • Busque fazer Networking

Muitas vezes achamos que é mais fácil fazer networking se estamos em grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro. Ainda assim, com o crescimento das redes sociais está cada vez mais fácil de se comunicar, trocar experiências e aprendizados, além e gerar conexões. Dessa forma, use o Instagram, o Facebook, o Twitter e o LinkedIn de forma inteligente. Seja agregador, aproxime-se de pessoas que são referência no mercado e que podem contribuir no seu aprendizado e crescimento.

  • Aprenda sobre Plataformas de Negociação

Caso o seu foco seja em Renda Variável, aprenda a utilizar as principais plataformas de trading. Pesquise sobre as suas ferramentas e esteja familiarizado com o seu uso. Será um diferencial relevante para uma entrevista para a mesa de operações, análise técnica, risco e atendimento. 

  • Aprenda a usar o Excel

O excel é considerado fundamental independente da área em que for atuar, dado que certamente você terá que lidar com planilhas, principalmente o Excel. Nesta parte, vale trazer também que saber programar em VBA não costuma ser um pré-requisito para áreas comerciais, mas sim para áreas de produtos e processos. Por fim, para se desenvolver nestas ferramentas citadas podem ser feitos cursos online.

  • Estude Inglês

Para se aprofundar no estudo sobre mercado financeiro é fundamental estudar e aprender inglês, tendo em vista que esta é a língua mais falada para quem atua no setor. Por consequência, muitos processos seletivos estão colocando-o como pré-requisito e a melhor forma de aprender é fazendo uma imersão em um país que a tenha como língua mãe, mas como isso é inviável para muitas pessoas, valem outras sugestões: busque trazer o inglês para o seu dia a dia, altere a língua do seu celular e do computador; já quando for assistir televisão priorize conteúdos com a língua inglesa; busque ler livros sobre o mercado financeiro em inglês, dado que somado ao aprendizado sobre o mercado você aprenderá mais sobre a língua; e ainda outra dica está relacionada  com a primeira “Busque se manter atualizado”, nesta trazemos como sugestão manter-se atualizado sobre o mercado internacional, através de sites do New York Times e Wall Street Journal.

 

Conteúdos que podem te interessar também:

Como funciona a taxa Selic? E Quais as consequências da Inflação?

Argentina: Inflação, eleições e como isso impacta no Brasil?

IGP-M: O que é? composição, e qual índice mais o afeta?

Clique aqui e conheça todos os nossos cursos!

Voltar para o blog
X Materiais gratuitos do mercado financeiro: cursos, apostilas, vídeos e muito mais    Acessar Agora