O que foi o "Plano Collor"? Pular para o conteúdo
Área do Aluno proedu Carrinho

O que foi o "Plano Collor"?

O que foi o "Plano Collor"?

O que foi o "Plano Collor"?

o.que.foi.o.plano.collor

Lançado em 1990, o Plano Collor foi um planejamento econômico realizado durante a presidência de Fernando Collor de Mello, cujo objetivo era controlar a hiperinflação que assolava o país na época. O plano na verdade se chamava Plano Brasil Novo. Mas como ele ficou associado à imagem do Collor, passou a se chamar Plano Collor.

Vários outros planos destinados a controlar a inflação foram criados nas décadas de 1980 e 1990. No entanto, o Plano Collor marcou a história brasileira ao bloquear as contas de poupança e aplicações financeiras que tinham a remuneração atreladas à taxa overnight.

collor.dinheiro

  1. O que foi o Plano Collor I?

O Plano Collor (também chamado de Plano Collor I) buscava estabilizar a inflação por meio do congelamento do passivo público. Além disso, ele restringia o fluxo de dinheiro para parar a inflação inercial, à qual está relacionada à "memória inflacionária".

A desmonetização da economia de forma rápida e descontrolada é tida como a causa das falhas dos planos econômicos anteriores. Sendo assim, o governo Collor teria que fazer a desmonetização de forma lenta e ordenada. No entanto, poucos meses após o Plano Collor ser posto em prática, a inflação continuou a crescer.

collor.plano.o.que.foi

O congelamento proposto resultou em uma grande redução do comércio e na produção industrial. Com a diminuição na geração de dinheiro de 30% para 9% do PIB, foi retirado 80% da moeda em circulação. Desse modo, a inflação caiu de 81% em março para 9% em junho.

Entretanto, no fim das contas, o Plano Collor I não conseguiu segurar a inflação. O argumento para a falha foi que o governo abriu muitas brechas que ajudaram a elevar o fluxo de dinheiro.

Assim, foi criado o Plano Collor II, que teve início no mês de janeiro de 1991. Ele envolveu novos congelamento de preços. Houve também a substituição das taxas overnight com novas ferramentas fiscais. Entretanto novamente o plano fracassou e a inflação voltou a subir em maio de 1991.

dados.plano.collor.1

Vale destacar que os cinco primeiros planos econômicos (Plano Cruzado, Plano Bresser, Plano Verão, Plano Collor I e Plano Collor II eram considerados heterodoxos e tinham congelamento de preços. Apenas o Plano Real, ortodoxo e baseado em uma âncora cambial, conseguiu resolver o problema da inflação brasileira.

Conteúdos que você também pode gostar:

O que é Hiperinflação? E qual país registrou a maior da história?

Como funciona a taxa Selic? E Quais as consequências da Inflação?

IGP-M: O que é? composição, e qual índice mais o afeta?

Conheça todos os nosso cursos!

Voltar para o blog
X Materiais gratuitos do mercado financeiro: cursos, apostilas, vídeos e muito mais    Acessar Agora