Prova de certificação: 5 dicas do que fazer depois de passar - Pro Edu Pular para o conteúdo
Área do Aluno proedu Carrinho

Prova de certificação: 5 dicas do que fazer depois de passar

Prova de certificação: 5 dicas do que fazer depois de passar Pro Educacional

Prova de certificação: 5 dicas do que fazer depois de passar

Já parou para pensar no que fazer depois de passar na prova de certificação? São dias, semanas ou até mesmo meses estudando, que talvez esse pensamento ainda nem tenha passado pela sua cabeça. Pois todo esse preparo merece comemoração e planejamento sobre o que fazer após conquistar a sua tão sonhada certificação financeira.

Se você ainda não pensou sobre isso ou simplesmente não sabe o que fazer, preparamos este post para guiar o seu caminho. Então, papel e caneta na mão, pois temos dicas do que fazer depois de passar no exame. Vamos lá?

1. Comemore o resultado da prova de certificação

Parece óbvio, né? Mas é tanto tempo de preparo e dedicação, que esse momento pode acabar passando despercebido. Passar na prova de certificação é uma grande conquista. Além disso, o timing não poderia ser melhor, já que o mercado financeiro mostra sinais de expansão aqui no Brasil.

O perfil do brasileiro ainda caminha mais perto das dívidas do que dos investimentos, mas este cenário está mudando aos poucos. Então, a tendência é ter cada vez mais pessoas precisando do auxílio de profissionais certificados para investir com segurança.

2. Mantenha o seu currículo sempre atualizado

Óbvio também? Talvez, mas muita gente esquece essa parte. Por isso, não custa nada lembrar. Ao passar na prova de certificação, você pode acrescentar o selo da certificação, que comprova a sua conquista. Aliás, destaque como uma das principais informações no documento, mesmo que você ainda não trabalhe na área.

A certificação pode abrir portas tanto para quem já está no mercado financeiro e busca uma promoção ou cargo gerencial, como para estudantes que estão prestes a sair da faculdade ou até mesmo profissionais que desejam mudar de carreira.

3. Atualize também seu perfil no LinkedIn e portfólio

Quando for atualizar algo, já aproveita para deixar tudo em dia. Não apenas o currículo, mas todos os links profissionais que tiver, como o LinkedIn, rede social que conecta candidatos a empresas, e um portfólio pessoal (se for relevante para você). No LinkedIn, é possível anexar certificados de uma forma destacada. Isso, com certeza, ajuda a chamar a atenção.

Mantenha sua rede de contatos ativa, faça publicações sobre os conhecimentos que adquiriu ao passar na prova de certificação, siga empresas do mercado financeiro que são relevantes para os seus objetivos profissionais e se conecte.

4. Contacte empresas ou converse sobre promoção

Se você está começando no mercado financeiro, como estudante recém-formado ou como um profissional em busca de novos ares para a carreira, precisa ir atrás das empresas. No próprio LinkedIn, você tem acesso às vagas disponíveis. Outra forma é entrar em contato direto pelo site das organizações ou por meio de sites de busca de emprego.

No entanto, se o seu caso é conquistar uma promoção na empresa, o jeito é chamar o seu gestor para conversar sobre a aprovação. Se a sua certificação financeira for da ANBIMA (CPA-10, CPA-20, CEA ou CGA), a própria Associação entra em contato com o RH.

5. Vá além e conquiste mais certificações financeiras

A última dica é dedicada a quem gosta de estar sempre em busca de novos conhecimentos e desafios. Passou na prova de certificação, mas ainda quer mais? Então, vá além e estude para conquistar outros selos de qualidade para o mercado financeiro. Escolha uma que tenha a ver com o campo de atuação que você quer se especializar ao máximo.

Se quiser novos desafios dentro do próprio mercado, faça um comparativo entre as principais certificações e se dedique a conquistar as que estiverem mais alinhadas aos seus objetivos profissionais. Não se contente até alcançar a satisfação pessoal e profissional.

Passar na prova de certificação é um mérito, que deve ser celebrado com amigos, familiares e colegas de trabalho. Afinal, pode ser a porta de entrada para muitas oportunidades no mercado financeiro, tanto para quem está começando a trilhar seu próprio caminho, como para quem almeja voos maiores.

O que achou das dicas? Conte aqui nos comentários o que você vai fazer depois de conquistar a sua certificação financeira.

Voltar para o blog
X Materiais gratuitos do mercado financeiro: cursos, apostilas, vídeos e muito mais    Acessar Agora