No tópico anterior, foi discutido sobre como conduzir as ordens de Start e Stop conforme as estratégias definidas. Nesses casos, pressupõe-se uma tática para a colocação do Stop. Mas como efetivamente realizá-la segundo as estratégias? Esse assunto é abordado neste tópico.
Para se definir o Stop, é preciso estabelecer qual é o preço que sinaliza que a operação fracassou. Esse preço pode ser definido de diversas formas. Entre elas:
- stop rígido;
- ATR;
- Suportes e Resistências
- múltipla máxima/mínima do período;
- fechamentos abaixo/acima de níveis de preço; e
- stop com saída confirmada por um indicador.
Stop rígido
O Stop rígido ou Stop Financeiro pode ser definido como a determinação de um valor fixo abaixo da cotação no instante da compra do ativo. Esse valor é uma diferença de preço fixo abaixo da cotação do ativo. Por exemplo, o analista pode determinar que o Stop Loss estará sempre R$ 2,00 abaixo do preço de entrada em um ativo específico. Essa é a forma mais simples de determinar o Stop, mas uma das menos eficientes, posto que nem sempre um valor fixo adequa-se à volatilidade do ativo e a seu nível de preço.
Average True Range (ATR)
Já o Alcance Médio Verdadeiro - Average True Range (ATR) - é a definição do Stop segundo um percentual de variação. É calculado com base na amplitude do movimento, ou seja, utiliza da medida de volatilidade de um período como forma de estabelecer o limite do stop. Nele usa-se geralmente a diferença absoluta correspondente ao maior número entre as três medidas citadas adiante:
- Diferença entre o máximo e mínimo atual;
- Diferença entre o máximo atual e o fechamento anterior;
- Diferença entre o mínimo atual e o fechamento anterior.
Essa diferença é calculada para um período, normalmente 20 instantes do tempo. Após isso, é feita uma média. O percentual desta é utilizado em relação ao preço atual para se estabelecer o Stop a ser utilizado.
Figura - Stop ATR
Fonte: Profit
Múltipla máxima/mínima do período
Na múltipla máxima/mínima do período, usa-se simplesmente a máxima ou a mínima de um número de períodos determinado, por exemplo, a mínima de 2 períodos anteriores. Outro exemplo é a mínima ou máxima do candle que autorizou a entrada na operação.
Fechamentos abaixo/acima de níveis de preço
Nos fechamentos abaixo/acima de níveis de preço, simplesmente utiliza-se o preço de rompimento de um suporte/resistência. No caso do Stop Loss para uma compra, utilizar-se-á o preço do rompimento da última resistência. Outra estratégia, nesse sentido, é estabelecer o Stop conforme as ondas captadas por Fibonacci. Caso seja possível identificá-las, basta colocar o Stop conforme o encerramento das ondas da tendência de alta (onda 12345 para a compra) antes que se reverta para as ondas ABC.
Stop com saída confirmada por um indicador
Por fim, no caso do Stop com saída confirmada por um indicador, define-se o Stop conforme um indicador de força ou fraqueza do mercado, como um indicador de momentum (IFR, por exemplo).