Pular para o conteúdo

Risco Máximo da Carteira

Risco Máximo da Carteira Pro Educacional

Risco Máximo da Carteira


É importante compreender os conceitos de riscos relevantes no que se refere a cada método de alocação. No caso de somente ativos, abrange a declaração de responsabilidade e as abordagens de alocação de ativos baseados em objetivos.

No caso da medida de risco relevante nos modelos de otimização de média-variância, em que a abordagem somente de ativos é a mais popular, o desvio-padrão dos retornos do portfólio, que incorpora as volatilidades de classes de ativos e suas correlações, é utilizado como medida de risco. O desafio é simplesmente otimizar a carteira para a melhor relação risco/retorno, considerando o risco total através do desvio-padrão. Outras sensibilidades de risco, tais como o risco relativo e risco de perda, também podem ser medidas com o modelo de média-variância. Por exemplo, o risco em relação a um referencial pode ser modelado com erro de seguimento; já o risco de perda pode ser modelado com o valor em risco (o VaR).

Existe também o risco associado. Esse risco ocorre nas abordagens de alocação de ativos relativos à responsabilidade, se tratando do risco de não ter ativos suficientes para honrar os compromissos quando estes vencerem. A volatilidade das contribuições utilizada para financiamento do passivo também é um risco, já o desvio-padrão do excedente pode ser utilizado como a medida de risco relevante. Em geral, as diferenças entre as características de ativos e passivos, por exemplo, tamanho e sensibilidade às mudanças de taxa de juros, são os principais mecanismos de transmissão de risco para abordagens de alocação de ativos relativos à responsabilidade.

Conceitos de risco associados ao foco de abordagens baseadas em metas são classificados como o risco de não ser capaz de alcançar as metas financeiras almejadas. Se um investidor possuir múltiplos objetivos, então os riscos envolverão vários períodos futuros. Desse modo, o risco de portfólio sob uma abordagem baseada em metas é a soma ponderada do risco, a qual é anexada a cada objetivo.

Voltar para o blog
X Materiais gratuitos do mercado financeiro: cursos, apostilas, vídeos e muito mais    Acessar Agora