Pular para o conteúdo

Simulação de Monte Carlo

Simulação de Monte Carlo Pro Educacional

Simulação de Monte Carlo


A Simulação de Monte Carlo é uma ferramenta de modelagem estatística frequentemente utilizada para complementar o modelo de otimização de média-variância. Por exemplo, um gestor pode começar selecionando várias carteiras ideais a partir do modelo de otimização de média-variância, o qual apresenta risco aceitável e retorno satisfatório para o cliente, bem como utilizar a simulação de Monte Carlo para gerar vários cenários simulados, que exibem como cada carteira se comportará até o fim do período. A intenção é fornecer informações úteis sobre o risco negativo quando carteiras se deparam com um cenário de estresse do mercado. Esses resultados, em seguida, podem ser utilizados para refinar as decisões de alocação de ativos.

Obs.: Na análise de elementos comumente negligenciados, como o capital humano e as propriedades e imóveis do investidor, a inclusão desses elementos pode ser interessante, podendo revelar uma maior capacidade de assumir e tolerar riscos.

Algumas utilizações da Simulação de Monte Carlo podem ser:

  • Resolver as limitações do modelo de otimização de média-variância como um modelo de período simples, assim como os problemas relacionados ao reequilíbrio da carteira e de impostos em um cenário multiperíodo. Em um modelo de período simples, é fácil incorporar os impostos na análise, sendo que o rebalanceamento da carteira é irrelevante. No entanto, em um quadro multiperíodo, o reequilíbrio no sentido de realizar movimentações que estão sujeitas a gatilhos tributáveis pode ser considerado. É relativamente simples fazer isso em cada ponto de futuro em uma simulação de Monte Carlo; e
  • Caracterizar-se como um guia de investidores individuais, a fim de identificar o seu nível de tolerância ao risco. As simulações de Monte Carlo podem ser úteis para ilustrar o alcance e a probabilidade de resultados possíveis, tendo em conta várias suposições;
  • O planejamento para aposentadoria de clientes visualmente, por exemplo, poderia identificar quantas vezes e quando eles seriam propensos a ficar sem fluxo de caixa futuro.

 

A Simulação de Monte Carlo possui múltiplos usos. É essencialmente um gerador de números aleatórios dentro dos limites definidos pelo usuário. Além disso, essa simulação pode ser utilizada na reamostragem para gerar entradas de retornos em um intervalo para o modelo de otimização de média-variância, no qual a faixa pode situar-se ao redor do melhor palpite de entradas. A Simulação de Monte Carlo também pode ser usada de outra maneira, isto é, para simular vários caminhos de retornos futuros no que se refere a uma carteira ao longo do tempo. Os diversos caminhos são baseados em torno de uma melhor estimativa do retorno esperado e do risco da carteira.

Voltar para o blog
X Materiais gratuitos do mercado financeiro: cursos, apostilas, vídeos e muito mais    Acessar Agora