Pular para o conteúdo

Vale a pena ter certificações para o mercado financeiro?

Vale a pena ter certificações para o mercado financeiro?

Vale a pena ter certificações para o mercado financeiro?

Você que quer entrar no mundo das finanças, mudar de carreira ou buscar especializações para se destacar, já pensou se vale a pena ter certificações para o mercado financeiro?

Ter um diploma ou experiência na área é importante, mas não é o diferencial que as empresas buscam nos profissionais hoje em dia. O que conta é o conhecimento comprovado por meio de exames de certificação, organizados por instituições como a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA) e a Associação Brasileira de Planejadores Financeiros.

Quer saber mais sobre as novas possibilidades que as certificações financeiras podem trazer para você? Continue a leitura do artigo até o fim.

Por que foram criadas certificações para o mercado financeiro?

As certificações financeiras foram criadas pelo Conselho Monetário Nacional e pelo Banco Central a partir da resolução 3.158 do ano de 2002. O objetivo principal deste selo de qualidade é garantir o conhecimento dos profissionais do mercado financeiro sobre os investimentos.

Para fomentar o setor de uma maneira mais sustentável, no mesmo ano, a ANBIMA criou o Programa de Certificação. Hoje, as principais certificações para o mercado financeiro são:

  • Certificação Profissional ANBIMA (CPA-10 e CPA-20);
  • Certified Financial Planner (CFP);
  • Certificação de Agente Autônomo de Investimentos ANCORD;
  • Certificação de Especialista em Investimentos ANBIMA (CEA);
  • Certificação de Gestores ANBIMA (CGA);
  • Certificação Nacional do Profissional de Investimento (CNPI).

As certificações CPA-10 e CPA-20, CEA e CGA podem ser conquistadas através dos exames da ANBIMA. Para ter a CFP, você deve passar na prova da Planejar, a Associação Brasileira de Planejadores Financeiros.

Para tirar a certificação CNPI, você precisa ser aprovado no exame realizado pela Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec), em parceria com o conselho da Association of Certified International Investment Analysts (ACIIA).

Por fim, ANCORD é a Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Imobiliários, Câmbio e Mercadorias. Ideal para quem quer atuar na Bolsa de Valores.

Que oportunidades as certificações financeiras abrem no mercado de trabalho?

Já que o objetivo das certificações para o mercado financeiro é atestar o conhecimento dos profissionais, elas funcionam como um selo de qualidade.

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, buscar desenvolvimento pessoal é fundamental para evoluir na carreira.

E quando o assunto é finanças, o maior diferencial vem com as certificações financeiras. Só experiência não basta, comprovar as habilidades profissionais e o conhecimento da área de investimentos é o que conta na hora da contratação. Veja algumas oportunidades:

  • Certificação financeira é um selo de qualidade;
  • Facilita a entrada no mercado de trabalho, inclusive para quem não tem experiência na área, mas tem conhecimento através da certificação;
  • Contribui para o crescimento na carreira e também com quem quer mudar de profissão;
  • Coloca o profissional à frente no mercado financeiro.

Algumas empresas, inclusive abrem processos seletivos com foco em quem tem o selo de qualidade, mesmo sem experiência no mercado. É o caso, por exemplo, da XP Investimentos.

A corretora está com inscrições abertas até o dia 15 de novembro para três áreas: assessor de investimentos (B2C), profissional de operações e atendimento ao cliente. Através do processo XDay, a empresa pretende contratar até 40 profissionais de uma só vez.

As certificações para o mercado financeiro são o maior diferencial para quem já atua na área, para quem quer mudar de carreira e para tem interesse de entrar nesse mundo. Investir em conhecimento é o melhor ativo que você pode conquistar para elevar seu desenvolvimento profissional a um patamar acima.

Para passar no exame e conquistar seu selo de qualidade, é importante que você invista em um curso preparatório, com conteúdo atualizado conforme o que é pedido nas provas, professores qualificados para ensinar e material completo de estudos. Na Pro Educacional, você encontra tudo isso. Conheça nossos cursos!

Voltar para o blog
X Materiais gratuitos do mercado financeiro: cursos, apostilas, vídeos e muito mais    Acessar Agora
X Materiais gratuitos do mercado financeiro: cursos, apostilas, vídeos e muito mais    Acessar Agora