- Como os fundos imobiliários te protegem da Inflação?
2.
Apesar da volatilidade, bons fundos imobiliários podem proteger muito bem da inflação.
A proteção de um fundo imobiliário vem de duas formas: a primeira é sobre seus contratos de locação. Todo o contrato de aluguel de um fundo é indexado a um índice inflacionário, seja ele o IPCA ou o IGP-M.
Esses contratos possuem data certa de reavaliação e os relatórios dos fundos informam com precisão. Ou seja, quando chega a data de reavaliação, o aluguel é reajustado de acordo com a taxa de inflação. Assim, se o IPCA subiu 5% no período, o contrato de aluguel será reajustado em 5% para cima. Já em casos extremos, como em 2021 em que o IGP-M subiu mais de 30%, essa correção é negociada, mas isso raramente ocorre. Dessa forma, os seus rendimentos serão corrigidos de acordo com a inflação por conta dos seus contratos.
3.
A segunda forma de proteção vem pelo valor dos imóveis, fator que a maioria ironicamente esquece, visto que é a principal razão pela qual amam investir em imóveis. Ora, assim como o imóvel que você vive se valoriza anualmente (salvo exceções, como desastres naturais por exemplo), em um fundo imobiliário não é diferente. O fundo é composto por imóveis, e esses imóveis valorizam com o tempo.
A inflação desse modo ocorre de forma natural: para construir um novo imóvel hoje é bem mais caro do que em 2019, por exemplo. Dessa forma, é natural que os imóveis que já existam subam de preço. Essa valorização então ocorre na reavaliação do patrimônio do fundo.
Por fim, a questão é: essas correções não ocorrem instantaneamente. O mercado de fundos imobiliários possui alta liquidez, e isso faz com que as cotas dos imóveis negociados oscilem forte, diferente de um imóvel físico que é negociado por uma imobiliária. Independente disso, um fundo bem gerido te protegerá da inflação, mas isso não ocorre do dia para a noite. Em 2021, por exemplo, a maioria dos grandes fundos da indústria entregaram rendimentos superiores a inflação +6% ao ano, mas esse rendimento não foi linear, mas sim com oscilação, assim como qualquer outro ativo de renda variável.