Nos últimos artigos do blog, trouxemos as maiores dúvidas de quem quer ingressar no mercado financeiro ou alcançar uma posição de destaque. Dessa vez, vamos responder outra pergunta que sempre aparece por aqui: CPA-10 ou CPA-20? As duas certificações da Anbima já são conhecidas pelos profissionais que querem construir uma carreira bancária sólida e de olho nas oportunidades de crescimento.
Ambas são indicadas para a prospecção de ativos em instituições financeiras. Por onde começar, certificação CPA-10 ou CPA-20? Basicamente, o que afeta a sua decisão é o contexto ao seu redor. Quer entender melhor as possibilidades de cada caminho para tomar a melhor decisão para a sua carreira? Então, continue a leitura!
CPA-10 ou CPA-20: conheça as duas certificações da Anbima
Quem quer investir em uma carreira bancária, já conhece as certificações da Associação Brasileira das Entidades dos Mercado Financeiro e de Capitais (Anbima). É ela que representa instituições financeiras — bancos, corretoras, fundos de investimento, entre outras. Além da CPA-10 ou CPA-20, os profissionais também podem se certificar com a CEA e as certificações CFG, CGE ou CGA.
De forma bem resumida, podemos dizer que a CPA-10 é a porta de entrada para a prospecção ou venda de produtos de investimento diretamente para o público. Já a CPA-20 foca na manutenção da carteira de clientes dos segmentos de alta renda, private banking, corporate e investidores institucionais. Vamos ver cada uma delas em detalhes!
Certificação CPA-10
CPA-10 é a sigla para a Certificação Profissional Anbima — Série 10. Se ela é a porta de entrada, significa que é recomendada para quem está no início da trilha profissional ou até mesmo concluindo a graduação. Dessa forma, a CPA-10 corresponde ao primeiro nível de conhecimento das certificações financeiras da Anbima e inclui temas como:
- Fundos de Investimentos;
- Renda Fixa e Renda Variável;
- Análise, Ética e Regulamentação do Perfil do Investidor;
- Conceitos Básicos de Economia e Finanças.
Com ela, você mostra às instituições financeiras que tem as habilidades necessárias para atuar na distribuição de produtos de investimentos para o público geral. Quem nunca teve contato com finanças e tem interesse em seguir a carreira bancária, a CPA-10 é uma boa forma de começar a se inteirar e buscar cargos iniciais — funcionários da agência em geral, de autarquias e órgãos públicos, além da tesouraria.
Embora seja uma certificação inicial, ela representa o primeiro passo rumo ao seu crescimento profissional no mercado financeiro. Para você ter uma ideia, em 2020, a Anbima contabilizou 438.213 aprovações no exame da CPA-10, o equivalente a 54%.
>>> Download Apostila CPA-10 Atualizada <<<
Certificação CPA-20
CPA-20 é a sigla para a Certificação Profissional Anbima — Série 20. Este selo vai um pouco além, com um nível de conhecimento acima da CPA-10, ou seja, um upgrade. Por isso, é recomendada para quem está de olho em cargos gerenciais e busca uma promoção. Entre os temas que fazem parte do dia a dia de um profissional certificado:
- Instrumentos de Renda Variável, Renda Fixa e Derivativos;
- Fundos de Investimentos;
- Compliance legal, Ética e Análise do Perfil do Investidor;
- Mensuração, Gestão de Performance e Riscos.
A CPA-20, também envolve a prospecção e a venda de ativos financeiros. Porém, os clientes incluem investidores qualificados (com patrimônio acima de R$1 milhão): alta renda, private banking, corporate e investidores institucionais. Por isso, ela é essencial para quem quer se diferenciar no mercado financeiro e alcançar cargos como gerentes de atendimento e de relacionamento, corretores de valores mobiliários e diretores financeiros. Assim, a CPA-20 atesta que você tem o conhecimento necessário para funções com maiores responsabilidades.
Em 2022, o número de profissionais aprovados no exame da CPA-20 somou 199.077. Não apenas as responsabilidades aumentam, mas o grau de dificuldade da prova também, o que diminui a procura pela certificação, em comparação com a série 10.
>>> Download Apostila CPA-20 Atualizada <<<
Certificação CPA-20: vale a pena ir direto para ela?
Depois de se aprofundar nas duas certificações, essa é a pergunta que fica. Vale a pena ir direto para a CPA-20? Por muito tempo, os profissionais do mercado financeiro seguiam o fluxo natural de migrar da CPA-10 para a CPA-20.
Se olharmos o número de inscrições nos dois exames, podemos ver qual selo tem maior procura. De acordo com o relatório estatístico da Anbima, a prova da CPA-10 teve 46.490 inscritos em 2021, enquanto a da CPA-20 contou com 55.523 candidatos.
Mesmo assim, nos últimos anos, muitos profissionais optaram por ir direto para a série 20. Isso porque instituições financeiras estão cada vez mais valorizando certificações avançadas, sendo um grande diferencial na hora de buscar um novo emprego ou alavancar sua carreira no mercado financeiro.
Saiba como escolher a certificação certa para você
Afinal, CPA-10 ou CPA-20? Se você chegou até aqui, já percebeu que uma é sequência da outra, ou seja, elas se complementam de certa forma. Ambas têm o foco voltado para o mesmo objetivo: prospecção e venda de produtos de investimentos. Além disso, os exames são relativamente similares em conteúdo, número de questões e tempo de duração.
Desse modo, o que as torna diferentes é o nível de conhecimento para atuar na área, bem como a responsabilidade por trás de cada certificação. Parece complicado? Pois as coisas se descomplicam no momento em que você projeta o seu desenvolvimento profissional.
Para quem está no início da carreira bancária, terminando a graduação ou tem pouco conhecimento sobre o mercado financeiro, a CPA-10 é a melhor escolha. Com ela, você poderá dar o primeiro passo em seu plano de carreira, sem pressa. Se você já está no mercado e quer subir mais alguns níveis, seja para ocupar cargos de gestão ou para atender clientes com recursos mais expressivos, então a CPA-20 faz mais sentido.
Na hora de tomar uma decisão sobre CPA-10 ou CPA-20, pense a respeito de onde você está agora e onde quer chegar em 1 ano, 5 ou 10 anos. Leve em consideração também o tempo que tem para se dedicar aos estudos e dominar os conceitos. Se sentir confiança para seguir em frente, comece direto pela CPA-20. Já se quiser se preparar com calma e, quem sabe, até mesmo conquistar os dois selos ao longo do tempo, escolha a CPA-10 e, posteriormente, a CPA-20. Ambas irão endossar as suas habilidades para lidar com o mercado financeiro.
Seja qual for a sua decisão, conte com os cursos preparatórios da Pro Educacional para conseguir as certificações CPA-10 e CPA-20. Olha só o nosso combo bancário!