Pular para o conteúdo
Área do Aluno proedu Carrinho

Entrevista: dia a dia de um Analista de Investimentos, com Ricardo Borges

Entrevista: dia a dia de um Analista de Investimentos, com Ricardo Borges Pro Educacional

Entrevista: dia a dia de um Analista de Investimentos, com Ricardo Borges

Ricardo Borges é um dos analistas mais influentes do mercado financeiro no Brasil.

Nessa entrevista você irá conhecer mais o Ricardo Borges e de como é ser um analista de investimentos.

Quem é Ricardo Borges

Sou mestre em Economia pela UCAN, fiz pós graduação de marketing pela FGV e graduação pela UCAN. Sou analista credenciado pela Apimec e trabalhei como analista, consultor e agente autônomo desde 1988, além de ministrar cursos voltados para investidores e pessoas interessadas em finanças desde 2000.

Por que se tornou um analista de investimentos?

Me tornei um investidor aos 15 anos, pois o pai de um grande amigo era dono de uma DTVM e até hoje gosto do mercado de capitais. Comecei a faculdade de engenharia na PUB/RJ que era desejo de meu pai, permaneci por dois anos, mas como comecei a trabalhar cedo aos 18 anos, ficou difícil conciliar a faculdade com o trabalho, logo escolhi a paixão.

Como é trabalhar no mercado financeiro e qual é sua rotina de trabalho?

Hoje sou investidor, professor e analista de mercado, trabalhando a maior parte do tempo em casa. Acordo cedo, leio vários jornais e faço os relatórios, o que me ajuda na absorção das informações e no decorrer do dia acompanho o mercado. Ao fechamento do pregão, faço o relatório de fechamento.

Quais as ferramentas que você utiliza e qual você acredita que é a mais eficiente?

Eu concilio as análises fundamentalista e gráfica. Na fundamentalista, procuro selecionar as empresas e suas ações que ofereçam a melhor relação risco / retorno, sempre dando importância aos cenários macroeconômico e setorial, além de ler os relatórios das empresas. Após escolher as ações, acompanho-as utilizando a análise gráfica para determinar pontos de compra e venda, além do "stop loss" (pontos de saída para controle de risco).

Analisando a carreira de analista de investimentos, quais são os maiores desafios para o profissional da sua área e como fazer para lidar bem com eles e se destacar?

Sugiro aos analistas que estudem muito e que consigam o máximo possível de certificações, pois o currículo é importante. Leiam jornais todos os dias, para que possam ter dados o suficiente, no intuito de desenvolverem bons relatórios e darem um embasado suporte aos seus clientes, que é a nossa finalidade como analistas de investimentos. Sejam sempre sinceros com seus clientes.

Você possui especializações, certificações ou outras formações que contribuem para o seu desempenho na área?

Além dos cursos de mestrado, pós graduação e graduação focados na área de economia, administração e finanças, fiz diversos cursos de extensão, inclusive no exterior, sobre economia e voltado ao mercado. Fiz um curso de 9 meses de programação na PUC/RJ, além de outros e desenvolvo os meus próprios softwares, o que facilita muito minhas análises.

Qual foi o melhor conselho profissional que você já recebeu?

Estude e leia muito, pois conhecimento é tudo.

Diante disso, você teria algum conselho para quem deseja atuar na área de investimentos?

Faça suas próprias estatísticas, não aceite as feitas por terceiros como verdade absoluta, seja cético com as informações que recebe visto que elas foram elaboradas por outros, que podem ter interesses diferentes dos seus e de seus clientes.

Voltar para o blog
X Materiais gratuitos do mercado financeiro: cursos, apostilas, vídeos e muito mais    Acessar Agora