Pular para o conteúdo

6 motivos para investir em profissionais certificados

6 motivos para investir em profissionais certificados Pro Educacional

6 motivos para investir em profissionais certificados

A transformação digital tem impactado o mercado de forma geral, inclusive o financeiro. Com o crescimento das fintechs e um olhar voltado para a educação financeira, clientes e investidores estão cada vez mais antenados no consumo de produtos financeiros. Esse cenário demanda a contratação de profissionais certificados.

As certificações financeiras são reconhecidas pelo alto grau de conhecimento exigido no exame e pela dificuldade de conquistá-la. Aliás, esses são alguns dos fatores que vêm chamando a atenção de bancos, corretoras, e empresas do segmento.

Afinal, em tempos de concorrência acirrada, buscar meios de atender e fidelizar clientes é o diferencial competitivo para o sucesso da instituição financeira. Ter uma equipe capacitada e atenta às necessidades pode ser o caminho. Saiba por que investir nisso!

Quais são os benefícios das certificações financeiras e dos profissionais certificados?

Aqui no Brasil, existem algumas certificações financeiras obrigatórias. É o caso, por exemplo, do Certificado Nacional do Profissional do Investimento (CNPI) e dos dois níveis de Certificação Profissional Anbima (CPA-10 e CPA-20).

certificação CNPI

Obrigatórias ou não, sabemos que profissionais certificados trazem um diferencial competitivo. Já que a certificação representa um selo de qualidade, atestando, além da competência técnica, alta capacidade de aprendizado e conhecimento do mercado (renda fixa e variável, derivativos, entre outros), dedicação e conduta ética. São atributos importantes dentro de uma instituição financeira para oferecer serviços melhores e especializados para clientes e investidores.

Dessa forma, vale destacar também que uma certificação, seja ela qual for, deixa o profissional muito mais preparado para futuras oportunidades de evolução e mudança de carreira.

Por que investir em profissionais certificados?

Antes de responder à pergunta, vamos pensar nos elementos que separam as empresas de sucesso das demais. Existem três pontos relevantes para manter um negócio (bancos, corretoras e gestoras de fundos de investimento) em ascensão no mercado financeiro:

  • Contar com uma carteira de clientes fidelizada;
  • Ter uma boa variedade de ofertas e os melhores produtos financeiros;
  • Formar uma equipe de profissionais certificados (capacitação) para atender clientes e investidores no pré e no pós-vendas, bem como no dia a dia corporativo.

Como nosso foco é no último quesito, queremos destacar que uma equipe certificada é capaz de entender as necessidades particulares de cada cliente. Dessa forma, ela pode oferecer soluções de acordo com as metas financeiras individuais de cada um.

Isso, por si só, já mostra a importância de investir na contratação de profissionais certificados ou ainda incentivar a capacitação da equipe. No primeiro caso, a instituição passa credibilidade ao mercado ao contar com especialistas para atender as necessidades de seus clientes. No segundo, por sua vez, os colaboradores se sentem motivados a prestar o melhor atendimento possível ao cliente. Vamos ver outras razões para investir!

1. Demonstrar conhecimento

Conhecimento é um dos maiores bens que podemos ter. No mercado financeiro então nem se fala. Para propor bons ativos, é preciso saber a fundo como tudo funciona. Em outras palavras, o diferencial é se especializar. Afinal, investimentos envolvem riscos (altos ou baixos), metas, rentabilidade variada, volatilidade e muito mais.

Profissionais certificados são testados e devem demonstrar entendimento sobre assuntos ligados a investimentos. Ou seja, são especialistas. Um cliente não se sentiria mais seguro de confiar seu dinheiro nas mãos de uma pessoa capacitada? A especialização traz credibilidade.

2. Melhorar a tomada de decisão

Quem busca certificações financeiras não faz isso pela obrigatoriedade ou a fim de cumprir requisitos regulatórios. Até porque nem todas são exigidas pelo mercado. De qualquer forma, são consideradas diferenciais competitivos.

Isso significa que ao tomar a iniciativa de procurar esse selo de qualidade, o profissional sabe o que quer e busca diferenciação. O processo exige conhecimento profundo sobre produtos financeiros, o que pode ajudar na tomada de decisão dentro do banco, corretora ou qualquer outra empresa do segmento.

3. Valorizar o planejamento

Profissionais certificados também sabem se organizar. Afinal, são meses (ou mais) de estudo e preparação para passar no exame e entrar em um grupo seleto (das certificações financeiras). Portanto, ao contratar alguém com esse perfil, você terá em seu time uma pessoa determinada, que sabe planejar bem seu tempo e quer se destacar na carreira.

O crescimento profissional está diretamente ligado à ascensão da empresa e ao posicionamento no mercado. Com um bom planejamento, os dois lados saem ganhando e geram os resultados projetados no planejamento estratégico da organização.

4. Pensar na globalização

Algumas empresas do setor financeiro têm atuação global e, por isso, precisam contar com profissionais qualificados para manter relacionamentos internacionais. Uma equipe certificada promove a integração entre áreas, o networking com clientes de fora e o desenvolvimento tanto dos profissionais quanto da instituição.

Além disso, vale lembrar que o selo exige conhecimento profundo do mercado, agrupando temas relevantes de finanças e investimentos de um modo mais amplo. Essa formação traz o quesito multidisciplinar, tão valorizado hoje nas empresas.

5. Projetar reconhecimento

Quando a empresa opta por trabalhar com profissionais certificados, a escolha impacta de forma direta no reconhecimento do mercado e na valorização do relacionamento com os clientes. Ao contar com uma equipe altamente qualificada, você agrega valor aos serviços e qualidade às carteiras de investimento.

Uma marca reconhecida é sinônimo de uma marca forte, confiável e digna de cuidar do dinheiro de investidores. Demonstra experiência e consolidação no mercado, além de fidelizar clientes atuais e atrair novos ao longo do tempo.

6. Elevar a satisfação dos clientes

Lembra da pergunta que fizemos no primeiro motivo para investir em profissionais certificados? Pois então, as pessoas tendem a confiar em instituições renomadas e com a chancela de outros clientes. Antes de comprar um produto ou reservar um hotel, por exemplo, sempre buscamos reviews para usar como respaldo na hora da decisão, não é?

Podemos aplicar a mesma lógica para bancos, corretoras e gestoras de fundos de investimento. Quanto maior o comprometimento com a excelência em serviços, mais elevado tende a ser o índice de satisfação dos clientes e investidores.

Portanto, podemos dizer que os maiores beneficiados com o atendimento de profissionais certificados são os clientes. Pois eles contarão com pessoas altamente capacitadas e preparadas para ajudá-los a tomar decisões importantes em relação ao seu planejamento financeiro. Enquanto as instituições financeiras demonstram diferencial competitivo para reduzir falhas, ganhar reconhecimento e, sobretudo, oferecer serviços de qualidade. A busca por certificações financeiras é o caminho natural de empresas e profissionais.

Quer saber mais sobre as certificações financeiras? Então, assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as atualizações para o mercado.

Voltar para o blog
X Materiais gratuitos do mercado financeiro: cursos, apostilas, vídeos e muito mais    Acessar Agora
X Materiais gratuitos do mercado financeiro: cursos, apostilas, vídeos e muito mais    Acessar Agora