Pular para o conteúdo

Agente Autônomo de Investimentos – Guia completo sobre AAI

Agente Autônomo de Investimentos  Guia completo sobre AAI Pro Educacional

Agente Autônomo de Investimentos – Guia completo sobre AAI

Está querendo se tornar um Agente Autônomo de Investimentos e não sabe como?

Muitas pessoas que estão no mercado financeiro querem sair das instituições e empresas, buscando opções para trabalhar de maneira independente com atuação própria.

Desse modo, será preciso que você obtenha uma certificação dada pela ANCORD.

A Ancord é uma das organizações que representam empresas do mercado de capitais.

Como muitas dúvidas surgem no decorrer da pesquisa sobre essa atividade, tentamos reunir as informações essenciais sobre o assunto. Confira nosso artigo e tire todas suas dúvidas!

 

O que é um Agente Autônomo de Investimentos?

É uma pessoa física ou jurídica que é registrado pela Comissão de Valores Mobiliários, CVM. Também é conhecido como Assessor de Investimentos.

Atua na mediação e distribuição de valores mobiliários e sua atividade é regulamentada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Suas atividades se darão de acordo com as normas desse sistema, fazendo intermédio entre corretoras de valores e investidores, possuindo a permissão para vender serviços e/ou produtos oferecidos por corretoras. Entre eles:

  • Debêntures;
  • Ações;
  • Títulos Públicos;
  • Derivativos;
  • Fundos de Investimentos;
  • Etc.

Nesse cenário, ele receberá uma comissão que vem da taxa de corretagem, assim como um percentual da taxa de administração. Por ser uma remuneração variável, seus ganhos são ilimitados (falaremos mais a seguir).

O profissional precisa ter conhecimentos do mercado financeiro e suas regras, bem como saber calcular os riscos e retornos de cada investimento, pois eles também irão atuar aconselhando e tirando dúvidas de seus clientes investidores.

Mas para se tonar um agente autônomo certificado, é necessário passar na prova da ANCORD, que significa Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias; cujo objetivo é comprovar os conhecimentos desse profissional e proteger os investidores.

Essa instituição funciona da mesma maneira que a ANBIMA e suas certificações, dando, portanto, um selo de qualificação que permite a atuação daqueles que forem aprovados.

Atuação do Agente Autônomo de Investimentos

Esse agente é responsável pelo auxílio direto aos clientes na hora da escolha de aplicações.

Ele orientará seus clientes, por exemplo, como proteger sua carteira de investimentos ou explica como funciona um produto de investimento.

Sendo assim, ele irá ajudar seus investidores, tirando todas as suas dúvidas sobre o mercado financeiro.

Contudo, ele não será o responsável por administrar os recursos desses investidores, pois essa função é exclusiva dos gestores de carteiras.

Ele não pode criar relatórios de análise recomendando compras e vendas de ações, uma vez que essa responsabilidade é dos analistas.

Ou seja, o agente irá trabalhar como ponte, conectando investidores aos analistas, gestores e instituições financeiras, fazendo assim o papel de informante sobre investimentos aos seus clientes, os quais tomarão as decisões.

Mas, assim como outros profissionais desse mercado, ele precisa saber identificar o perfil de investidor de seus clientes (API).

Sobre sua remuneração, podemos evidenciar que ela não será fixa devido a sua autonomia.

Isso porque sua renda vem da prospecção e dos resultados da carteira de investimento de seus clientes.

No entanto, de acordo com a atuação de cada profissional, a sua média mensal pode variar entre 3 a 300 mil reais, dependendo apenas de sua própria atuação.

Veja mais aqui.

Certificação AAI

Como dito acima, tornar-se esse tipo de profissional requer uma certificação da ANCORD.

Esse documento irá certificar as capacidades e conhecimentos do AAI ou Agente Autônomo de Investimentos.

Mas, primeiramente, é preciso saber se você preenche os requisitos para sua obtenção:

  • Residir no Brasil;
  • Ensino médio completo;
  • Aderir aos Códigos de Conduta Profissional e de Autorregulação do Agente Autônomo de Investimentos;
  • Estar habilitado para exercício de cargos em instituições financeiras e entidades autorizadas pelo Banco Central, CVM e Superintendência de Seguros.

Além desses critérios, será preciso apenas conseguir sua aprovação no exame do certificado.

Mas, talvez você esteja se perguntando como é realizada essa prova ANCORD, certo?

Pois bem, ela requer profundo conhecimento acerca do mercado, assim como a certificação CEA da ANBIMA, uma vez que será preciso testar capacidades específicas.

Esse processo ocorrerá através de 80 questões, sendo que o candidato precisará acertar um mínimo de 70% da prova, isto é, 56 acertos.

A prova tem duração de 3 horas.

Caso o candidato seja aprovado, ele terá até um ano a partir da data de divulgação do resultado para então solicitar seu credenciamento junto à ANCORD, bem como a autorização para o exercício de suas atividades.

 

Para passar na certificação ANCORD, considere este curso online preparatório.

Resumindo

Vimos neste artigo que o Agente Autônomo de Investimentos é uma ótima profissão para quem deseja atuar de maneira independente.

Conduto, é preciso obter uma certificação que comprove seus conhecimentos de mercado e ser bom em contatos. Se você alcançar essas qualidades, só o céu será o limite para os seus ganhos.

Sendo assim, comece a se planejar para obter o registro da CVM e a autorização de credenciado da ANCORD, para que seja capaz de atuar no mercado através de sua certificação de AAI.

Sentiu falta de alguma informação neste conteúdo? Deixe seu comentário para que possamos ajudar.

Quer saber mais sobre a certificação ANCORD? Confira o vídeo que fizemos

Voltar para o blog
X Materiais gratuitos do mercado financeiro: cursos, apostilas, vídeos e muito mais    Acessar Agora
X Materiais gratuitos do mercado financeiro: cursos, apostilas, vídeos e muito mais    Acessar Agora